Representações sobre a profissão docente e das competências para a docência Conference Paper uri icon

abstract

  • A presente comunicação reflecte as considerações emergentes de um estudo que realizei no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação. Este estudo incidiu na formação inicial de professores, tendo sido realizado com formandos de um curso de variantes (formação para o 1.º e 2.º Ciclos do ensino Básico, cumulativamente). Com este estudo procurei conhecer as representações que vinte alunos/futuros professores têm sobre a profissão docente, sobre as competências necessárias ao exercício profissional e identificar os contributos da formação inicial, percebidos pelos sujeitos, na construção de competências profissionais. Realizei uma investigação qualitativa, utilizando a técnica da entrevista para a recolha dos dados. Estes foram submetidos à análise de conteúdo e permitiram-me concluir que os alunos/futuros professores inquiridos caracterizam a profissão docente tendo por base um saber específico e multidimensional que sustenta a acção do professor, alicerçada na prática relacional com os alunos, as famílias, os colegas e a comunidade em geral, exigindo do professor múltiplas qualidades no exercício da sua acção. Salientam os contributos da formação recebida para a construção de competências profissionais, emergindo a prática pedagógica como um momento privilegiado. No entanto, consideram existir algumas fragilidades, genericamente resumidas, num desfasamento entre a formação recebida e a sua realidade profissional; na estrutura curricular do curso e na articulação entre teoria e prática. Relevam também como competências necessárias ao exercício profissional: administrar a própria formação; enfrentar os deveres e problemas éticos da profissão; conceber dispositivos de diferenciação; administrar as aprendizagens; envolver os alunos no ensino/aprendizagem; e organizar situações de aprendizagem.

publication date

  • January 1, 2008