O papel da supervisão no desenvolvimento de práticas contextualizadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: relatos de experiências da Prática de Ensino Supervisionada
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Nesta comunicação pretendemos refletir sobre aspetos que nos permitiram desenvolver uma formação académica baseada na pesquisa, na exploração, na partilha e na reflexão em prol de uma aprendizagem diversificada e enriquecedora que pensamos ter proporcionado às crianças no decorrer da nossa Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no âmbito da Educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação inicial constituiu-se num ponto de partida para a nossa integração no meio educativo e, consequentemente, num primeiro contacto com os diferentes intervenientes do processo educativo. Todos os atos educativos, vivenciados por nós em contexto, transformaram-se em aprendizagens sustentadas num trabalho de equipa bem explorado, refletido e partilhado, onde procurávamos potenciar a interação e a promoção de uma aprendizagem ativa, dinâmica e significativa com as crianças. Aspetos como a cooperação e a supervisão foram determinantes para a nossa prática educativa. Com eles tivemos a oportunidade de conhecer e acompanhar cada criança no seu processo de aprendizagem e de estabelecermos uma relação de colaboração e partilha. Com o intuito de dar a conhecer um pouco das dinâmicas que fomos desenvolvendo durante a nossa prática educativa, partilhamos algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas em dois contextos de estágio que nos permitiram explorar aspetos determinantes para um bom desenvolvimento da criança a nível pessoal e social.