selected publications
-
academic article
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Evaluation of a Gamification Methodology in Higher Education. 7th International Conference on Education and New Learning Technologies. 1-10. 2015
- (In)Preparação dos Docentes Face a Novos Desafios Pedagógicos. Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 1-10. 2014
- Data Model and Smartphone App in an Observational Research Social Network. 6th International Conference on Computer Supported Education - CSEDU 2014. 131-138. 2014
- Dos contextos de formação aos contextos profissionais: socialização, supervisão e construção de competências. XXIII AEDEM International Conference. 1-10. 2014
- Ingresso y Progresión de Nuevos Públicos en la Educación Superior. Estudio de Caso Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Nuevos Enfoque para el Desarrollo de las Organizaciones de Clase Mundial. 1731-1737. 2014
- Pedagogical Innovation in Higher Education: Teachers’ Perceptions. Innovation and Teaching Technologies. 51-60. 2014
- TeObs Online Comunnity. International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies: Open Innovation & Coolhunting in Education. 1-10. 2014
- Preschool Observation Supported by Smartphone Applications. 3rd International Conference on Wireless Communications and Mobile Computing (MIC-WCMC 2013). 13-10. 2013
-
book
- Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática 2023
- Estudo sobre as crenças, saberes e práticas dos professores 2023
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2023
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- Uma base de conhecimentos para ensinar estatística nos anos iniciais do ensino fundamental 2022
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2022
- Inclusão educativa - do passado ao presente 2020
- Inclusão educativa - do passado ao presente 2020
- As tecnologias com potencial transformador em contexto educativo: realidade ou utopia? 2019
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2017
- 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2016
- III Jornadas Ibéricas de Educação Social: livro de resumos 2015
- 92 - A iconografia nos manuais escolares do Estado Novo 2009
- Sara e David nas terras dos rios 2007
-
chapter
- A formação de educadores de Infância e dos Professores do 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico: contributos para pensar um novo modelo de formação. 422-429. 2022
- Literature review on learning spaces. 9-22. 2022
- Outdoor learning. 118-127. 2022
- Teacher competence, assessment and instruments. 87-96. 2022
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 93-128. 2019
- GAMIFICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. 1-126. 2019
- Reflexões sobre a educação em ciências em educação pré-escolar. 647-652. 2019
- Participatory Contexts: The Voice of The Child and Pedagogical Intentionality. Answers and innovations in pre-school education in Portugal and Slovenia. 149-162. 2018
- Case study n.º 6 on experiential education in primary school: researching about space, astronauts, planets and stars. 201-204. 2016
- Case study n.º 9 on experiential education in kindergarden: Germinating Seeds. 150-155. 2016
- Entrepreneurship in higher education as a horizontal competence. 223-241. 2016
- High scope approach: learning through action. 65-69. 2016
- Involvement measurement through head pose estimation. 129-143. 2015
- Scientific Research on Democratic Governance - Methodology of Scientific Research: Theory and Practice. 55-71. 2014
- Scientific Research on Democratic Governance - Methodology of Scientific Research: Theory and Practice. 55-72. 2013
- A interacção do adulto com a(s) criança(s). 123-134. 2009
-
conference paper
- Enhancing critical thinking skills through children’s literature: a case study of relevant Portuguese picture books. 59-59. 2023
- Formação de professores e escolas: que desafios num mundo interconectado?. 3-5. 2023
- Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar. 45-45. 2022
- Da azeitona ao azeite: uma experiência de ensino e aprendizagem para crianças 2022
- OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade e a inovação pedagógica. 55-55. 2022
- Projeto VIW: conceção de um módulo de formação sobre migrações e género. 211-211. 2022
- TUT4IND: uma proposta de inclusão educativa no ensino superior. 88-100. 2022
- As perceções das crianças sobre as novas rotinas geradas pelo COVID-19. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 865-874. 2021
- TUT4IND: Uma proposta de inclusão educativa no Ensino Superior. 88-100. 2021
- Voices of Imigrante Women: trajetória para um ensino superior mais inclusivo. 103-104. 2021
- A investigação em educação no cruzamento de (todas as) fronteiras. 3-6. 2020
- A igualdade de género na visão dos agentes educativos. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 453-464. 2020
- Critical thinking and teacher’s profile: central competences in the educational process. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 861-870. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: flexibilidade curricular em discussão. 61-61. 2020
- Sucesso educativo: um projeto em e para a ação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 684-694. 2020
- Tecnologia e infância: um estudo sobre as conceções dos educadores. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 719-730. 2020
- A multinational investigation of quality in preschools. 464-471. 2019
- A multinational investigation of quality of day care centers. 472-481. 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados. 208-208. 2019
- Experiência pedagógica de formação de professores do ensino superior: perceções dos participantes. 112-112. 2019
- Por e para uma educação para a autonomia. 3-6. 2019
- Studies on quality in childhood education: a systematic review of the literature 2019
- Visão e estratégia da gestão sobre a pedagogia no ensino superior. 177-177. 2019
- Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável?. 3-7. 2018
- Advertising as a determinant of families and children¿s food choices. 4495-4501. 2018
- Assessing students’ participation under different group formation strategies. 9802-9811. 2018
- A influência do projeto Expeducom na construção de competências profissionais. 621-628. 2017
- Aprendizagem baseada na investigação em contextos de 1.o e 2.o CEB. 254-262. 2016
- Didática da história e da geografia no 2.o ciclo do ensino básico 2016
- The meaning of experiential learning in early childhood education: kindergarten teacher’s conceptions. 140-149. 2016
- Favorecen el emprendimiento los planes de estudio universitarios? 2015
- Lógica de empreendedorismo no Ensino Superior: empreendedorismo de negócio e empreendedorismo social 2015
- TimeCraX: time-travelling to learn history 2015
- (In)Preparação dos docentes face a novos desafios pedagógicos 2014
- Construir saberes para dois ciclos de ensino: a percepção dos formandos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 2014
- Ingresso y progresión de nuevos públicos en la educación superior. Estudio de caso Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). 1731-1737. 2014
- O projeto Ciência@Bragança 2014
- Observational research social network: interaction and security. 57-64. 2014
- TeObs online community 2014
- Will it dissolve in water?. 144-148. 2014
- Winning the race. 154-158. 2014
- A formação em contexto na reconstrução praxiológica. 161-161. 2013
- Head posture detection for measuring preschoolers concentration 2013
- Novos públicos no Ensino Superior: perceções e expectativas dos docentes. 344. 2013
- O contributo da formação-investigação-ação na reconstrução da pedagogia da Infância. 65. 2013
- Os desafios de Bolonha: perceções sobre a formação de professores para dois ciclos de ensino. 141. 2013
- Preschool observation supported by smartphone applications 2013
- The child’s voice in praxiological transformation. 158. 2012
- Desenvolvimento profissional: uma conceção para além do conceito de formação de professores. 165-170. 2011
- O direito de ensinar reclama o direito de aprender. 51-58. 2011
- Contacto com o mundo do trabalho: as competências construídas no estágio pedagógico. XVII Colóquio da AFIRSE: A Escola e o Mundo do Trabalho. 2010
- Learn to listen and give voice to children 2010
- A interacção do adulto com a(s) criança(s): processos e cooperação contextualizada 2009
- A interacção do adulto(s) com a(s) criança(s): processos e interacções 2009
- Construção de relações numéricas e a emergência das operações 2009
- Contactando com o mundo do trabalho: construindo competências profissionais. XVII Colóquio da AFIRSE: A Escola e o Mundo do Trabalho. 2009
- Desafios da formação em contexto. 217. 2009
- Experiências de geometria no jardim-de-infância 2009
- O sentido do número e as representações 2009
- Aprender a ser Educador de Infância: entre a teoria e a prática. Livro de Resumos da AFIRSE Complexidades: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?. 2008
- Construindo projectos: vivências no Jardim-de-infância. 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infância Possíveis, Mundos Reais. 2008
- De som em letra… descubro o mundo 2008
- Diferenciação pedagógica: experiências de aprendizagens a partir das culturas locais 2008
- Do som em letra... descubro o mundo. III Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita. 2008
-
document
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência (Incte’23): Livro de Atas. 2024
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência. Livro de resumos. 2023
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência. Livro de resumos 2023
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa (resumo) 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2020
- Experiência pedagógica de formação de professores do ensino superior: perceções dos participantes 2019
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2019
- Visão e estratégia da gestão sobre a pedagogia no ensino superior 2019
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2018
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
- 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2016
-
journal article
- A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Química: uma análise exploratória dos livros didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses. Revista Insignare Scientia. 354-376. 2022
- El impacto de la educación en la primera infancia en el desarrollo y aprendizaje de los niños: una revisión de la literatura. RELAdEI: Revista Latinoamericana de Educación Infantil. 65-81. 2022
- La perspectiva del profesorado en un escenario de pandemia desafiante. Aula Abierta. 181-190. 2022
- Substantiation of the invisible: pedagogical documentation as professional development support. European Early Childhood Education Research Journal. 239-250. 2022
- Biosociological ethodiversity in the social system. Biosystems. 104552- 104552. 2021
- Biosociological ethodiversity in the social system. Biosystems. 104552- 104552. 2021
- A investigação com crianças: a exigência de uma ética fundada em direitos. Cadernos de Educação de Infância. 77-82. 2020
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores. Investigar em Educação. 135-149. 2019
- Collaborative learning experiences for the development of higher-order thinking. Espacios. 2018
- Influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional. 81-89. 2018
- A pedagogia holística em educação de infância. Cadernos de Educação de Infância. 59-63. 2017
- Caracterização multidimensional do RCAAP. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde. 1-9. 2017
- Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância. EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES. 134-152. 2017
- Experiências de aprendizagem oferecidas e vivenciadas: evidências da (trans) formação em jardim de infância. Revista Multimédia de Investigação Em Educação. 57-69. 2016
- Um olhar sobre as OCEPE: refletir o presente e perspetivar o futuro. Cadernos de Educação de Infância. 22-25. 2016
- A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EduSer. 66-83. 2010
- Portfólio: um instrumento de avaliação co-construído. EduSer. 63-83. 2006
- Reduzido número de alunos e educação para a cidadania. EduSer. 45-61. 2006
-
report
- Crónica de uma profissão mal amada. A Página da Educação. 2004
- Escolas rurais e cidadania: que compromisso?. A Página da Educação. 33. 2004
-
thesis