A Investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
Visão geral
Pesquisas
Identidade
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Neste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte
ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção
em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto
actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente
produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas
conceptuais. Nesta análise salientam-se as características da investigação-acção que
contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas
colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do
conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo dos actores e o impulso
democrático. In this paper we seek to highlight the potential of action research to support the professional
development of teachers. The use of action research in education settings is based on the
recognition of teachers as actors and authors, involving them in research about their
practice, the subsequent theoretical production about their educational choices and
recognizing the value of its conceptual logic. This analysis emphasizes the characteristics
of action research that contributes to educational change in particular through stimulating
and the collaborative dynamics, permanent reflection and the reconstruction of praxiological
knowledge, as well as the involvement of stakeholders and participatory democratic
impulse.