Formação continuada de professores: uma revisão sistemática das publicações brasileiras
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It is known that good teacher training will be reflected in favorable teaching practices, enabling better student learning. Thus, continuing education is understood as one of the main incentives for the quality of teaching and the professional development of the teacher. In this sense, this study starts with questions: what do Brazilian researches bring about the continuing education of initial teachers in the early years? Thus, this article aims to analyze Brazilian scientific publications on the continuing education of teachers who work with children in the early years of Brazilian elementary school. For this, a systematic literature review was carried out, following the steps of Methodi Ordinatio. The search for productions on the topic took place in the databases: Science Direct, Scielo, Scopus and Web of Science. For the analysis presented in this article, the 10 most relevant national (Brazilian) articles were considered, according to the ordering allowed with the InOrdinatio equation. The results show training projects that are implemented through partnerships between schools and universities and that encourage the participation of different actors. This aspect is positive for the professional development of the teacher, given that they address specific issues in the areas of knowledge, the realities presented by schools and their teachers and foster a critical view of knowledge, curriculum and training.
É sabido que uma boa formação dos professores se refletirá em práticas favoráveis no ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos estudantes. Assim, a formação continuada é entendida como um dos principais incentivos à qualidade do ensino e ao desenvolvimento profissional do professor. Neste sentido, este estudo, parte das perguntas: o que trazem as pesquisas brasileiras sobre a formação continuada de professores iniciais dos anos iniciais? Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar as publicações científicas brasileiras sobre a formação continuada de professores que trabalham com crianças da faixa etária dos anos iniciais do Ensino Fundamental brasileiro. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura, seguindo os passos da Methodi Ordinatio. A busca das produções sobre o tema se deu nas bases de dados: Science Direct, Scielo, Scopus e Web of Science. Para a análise apresentada neste artigo foram considerados os 10 artigos mais relevantes nacionais (brasileiros), de acordo com a ordenação permitida com a equação InOrdinatio. Os resultados mostram projetos de formação que se concretizam com parcerias entre escolas e universidades e que fomentam a participação de diferentes atores. Tal aspecto apresenta-se positivo para o desenvolvimento profissional do professor, dado que atendem às questões específicas das áreas de conhecimento, às realidades apresentadas pelas escolas e seus professores e fomentam uma visão crítica do conhecimento, do currículo e da formação.