Formação continuada de professores: uma revisão sistemática das publicações brasileiras Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • É sabido que uma boa formação dos professores se refletirá em práticas favoráveis no ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos estudantes. Assim, a formação continuada é entendida como um dos principais incentivos à qualidade do ensino e ao desenvolvimento profissional do professor. Neste sentido, este estudo, parte das perguntas: o que trazem as pesquisas brasileiras sobre a formação continuada de professores iniciais dos anos iniciais? Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar as publicações científicas brasileiras sobre a formação continuada de professores que trabalham com crianças da faixa etária dos anos iniciais do Ensino Fundamental brasileiro. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura, seguindo os passos da Methodi Ordinatio. A busca das produções sobre o tema se deu nas bases de dados: Science Direct, Scielo, Scopus e Web of Science. Para a análise apresentada neste artigo foram considerados os 10 artigos mais relevantes nacionais (brasileiros), de acordo com a ordenação permitida com a equação InOrdinatio. Os resultados mostram projetos de formação que se concretizam com parcerias entre escolas e universidades e que fomentam a participação de diferentes atores. Tal aspecto apresenta-se positivo para o desenvolvimento profissional do professor, dado que atendem às questões específicas das áreas de conhecimento, às realidades apresentadas pelas escolas e seus professores e fomentam uma visão crítica do conhecimento, do currículo e da formação.

autores

  • Dias, Cristiane
  • Pereira, Caroline Subirá
  • Guataçara Dos Santos Junior
  • Cristina Mesquita

data de publicação

  • janeiro 1, 2020