Influência dos media nas escolhas alimentares das crianças
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Alguns dos fatores que mais influenciam as escolhas alimentares das crianças são a publicidade e as estratégias de marketing. Algumas referências e documentos oficiais realçam a importância da escola/jardim de infância na inibição de hábitos alimentares prejudiciais. Contudo, não parecem existir muitos estudos que analisem o impacto da ação dos educadores nas crianças e nas suas famílias neste âmbito. As crianças passam grande parte do seu dia no jardim de infância e, como tal, é essencial que estes se constituam como elementos promotores de reflexão, conscientizando as crianças para que possam, no futuro, adotar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Neste enquadramento, a investigação que se pretende apresentar tem como principal objetivo perceber qual a influência dos media nas escolhas alimentares das crianças e das suas famílias, para posteriormente desenvolver estra- tégias educativas promotoras de hábitos de alimentação saudável em contexto educativo. Este estudo realizou-se com um grupo de crianças de cinco anos, no decorrer do estágio pedagógico em contexto de educação pré-escolar. Trata-se de uma investigação de natureza quantiqualitativa, que recolhe dados a partir de um questionário destinado aos pais, de observações, notas de campo, efetuadas antes, no decorrer e após o desenvolvimento das experiências de aprendizagem e, também, dos trabalhos produzidos pelas crianças. Como resultado observa-se que tanto as crianças como as suas famílias são influenciadas pela publicidade e pelas estratégias de marketing. Com as experiências de aprendizagem desenvolvidas e pela discussão e reflexão, as crianças parecem tornar-se mais conscientes dos efeitos da publicidade e da importância em fazer as melhores escolhas na sua alimentação.