O uso de dados como caminho para direcionar a formação dos professores na escola Conference Paper uri icon

abstract

  • A estatística é fundamentalmente útil para o conhecimento do estado ou situação em que se encontra uma determinada população. A partir desse conhecimento, podem ser feitas previsões e tomadas decisões para a solução de problemas ou para a melhoria de muitos aspectos sociais, econômicos, políticos, educativos e nos mais diversos contextos. Pensar sobre a estatística, enquanto aporte no processo de tomada de decisão no processo educativo, traz questionamentos sobre como, quando e qual significância prática poderá ser vivenciada na escola, ou seja: como a estatística pode ser útil para a tomada de decisão na gestão pedagógica? Quando pode ser utilizada? Como isso reflete na formação dos professores na e para a escola? Assim, este estudo tem como objetivo analisar como a estatística auxilia na tomada de decisão na gestão pedagógica e como isso se reflete na formação de professores na escola. O estudo qualitativo foi realizado em uma escola do interior do estado do Paraná/Brasil e contou com a participação da pedagoga e dos professores da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, os quais geraram gráficos para a análise do perfil das turmas e dados escritos dos professores sobre suas práticas. A análise dos dados foi efetuada com base na metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias de análise, construídas a partir do corpus textual da pesquisa, responderam ao objetivo proposto, indicando que a gestão pedagógica da escola, a partir do levantamento estatístico, conseguiu direcionar ações para a formação continuada dos professores na escola; para o acompanhamento das turmas com maiores índices de indisciplina e para encaminhamentos mais profícuos de planejamento de aula, com aqueles professores que indicavam ter dificuldades relacionadas ao andamento das aulas. É possível inferir que, a estatística, permitiu uma visão holística dos problemas enfrentados pelos professores e um melhor direcionamento para a gestão pedagógica da escola.
  • Statistics is fundamentally useful for knowing the state or situation in which a given population is. From this knowledge, predictions and decisions can be made to solve problems or to improve many social, economic, political, educational aspects and in the most diverse contexts. Thinking about statistics, while contributing to the decision-making process in the educational process, raises questions about how, when and what practical significance can be experienced at school, that is: how statistics can be useful for decision- making in pedagogical management? When can it be used? How does this reflect on teacher training in and for school? In this sense, this study aims to analyze how statistics help in decision making in the pedagogical management of the school and how this is reflected in the training of teachers in the school. The study, of qualitative nature, was carried out in a school in the interior of the state of Paraná/Brazil and counted on the participation of the pedagogue and teachers of the school. Data collection was carried out through questionnaires, which generated graphs for the analysis of the profile of classes and written data of teachers about their practices. Data analysis was carried out using the Discursive Text Analysis (DTA) methodology. The analysis categories, built from the textual corpus of the research, responded to the proposed objective, indicating that the pedagogical management of the school, from the statistical survey, managed to direct actions for the continuing education of teachers at school; for the monitoring of classes with higher indiscipline rates and for more fruitful lesson planning, with those teachers who indicated they had difficulties related to the progress of classes. It is possible to infer that, statistics, allowed a holistic view of the problems faced by teachers and a better direction for the pedagogical management of the school.

publication date

  • January 1, 2020