O uso de dados como caminho para direcionar a formação dos professores na escola
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resumo
A estatística é fundamentalmente útil para o conhecimento do estado ou situação em que se encontra uma determinada população. A partir desse conhecimento, podem ser feitas previsões e tomadas decisões para a solução de problemas ou para a melhoria de muitos aspectos sociais, econômicos, políticos, educativos e nos mais diversos contextos. Pensar sobre a estatística, enquanto aporte no processo de tomada de decisão no processo educativo, traz questionamentos sobre como, quando e qual significância prática poderá ser vivenciada na escola, ou seja: como a estatística pode ser útil para a tomada de decisão na gestão pedagógica? Quando pode ser utilizada? Como isso reflete na formação dos professores na e para a escola? Assim, este estudo tem como objetivo analisar como a estatística auxilia na tomada de decisão na gestão pedagógica e como isso se reflete na formação de professores na escola. O estudo qualitativo foi realizado em uma escola do interior do estado do Paraná/Brasil e contou com a participação da pedagoga e dos professores da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, os quais geraram gráficos para a análise do perfil das turmas e dados escritos dos professores sobre suas práticas. A análise dos dados foi efetuada com base na metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias de análise, construídas a partir do corpus textual da pesquisa, responderam ao objetivo proposto, indicando que a gestão pedagógica da escola, a partir do levantamento estatístico, conseguiu direcionar ações para a formação continuada dos professores na escola; para o acompanhamento das turmas com maiores índices de indisciplina e para encaminhamentos mais profícuos de planejamento de aula, com aqueles professores que indicavam ter dificuldades relacionadas ao andamento das aulas. É possível inferir que, a estatística, permitiu uma visão holística dos problemas enfrentados pelos professores e um melhor direcionamento para a gestão pedagógica da escola.