Sustentabilidade e currículo no ensino superior Conference Paper uri icon

abstract

  • As alterações sociodemográficas que se têm vindo a verificar requerem uma maior preocupação com a sustentabilidade, quer em termos de desenvolvimento social e económico, quer na utilização racional dos recursos e do respeito pelo meio ambiente. As instituições de ensino superior têm um papel fundamental na formação de pessoas participativas e conscientes da importância da sustentabilidade a vários níveis. A intencionalidade educativa dessas instituições apresenta-se formalmente em formulários que descrevem os resultados de aprendizagem, os conteúdos e as abordagens pedagógicas em cada uma das unidades curriculares. Neste trabalho é feita uma análise ao conteúdo dos resultados de aprendizagem, aí descritos, com o objetivo de fazer um levantamento da intencionalidade que possa resultar no estímulo de uma consciência para a sustentabilidade. O elevado número de unidades curriculares levou à utilização de técnicas e ferramentas de mineração de texto, de forma a efetuar a extração do texto e a descoberta de padrões. Os resultados indicam que a quase totalidade de unidades curriculares sugere, exclusivamente, níveis de aprendizagem, seguindo o referencial de Bloom, de baixa complexidade. É necessário que as instituições reflitam sobre a forma de introduzir, juntamente com os conteúdos, abordagens e metodologias que permitam aos estudantes construir conhecimento e saberes mais profundos, que lhes permita assumir uma atitude metacognitiva ao longo da vida e, assim, desenvolver a sua consciência para a sustentabilidade.

publication date

  • January 1, 2017