Este estudo tem por objetivo principal analisar as perceções dos estudantes envolvidos em estágios sobre as competências, dificuldades, oportunidades e ameaças que sentiram em contexto de ensino remoto. Seguiu-se uma linha metodológica interpretativa, usando o questionário como técnica de recolha de dados. Para a interpretação e discussão dos dados utiliza-se uma análise estatística descritiva, para o conjunto das questões fechadas, e uma análise interpretativa, tipo análise de conteúdo, para as questões abertas. A análise de conteúdo permitiu criar categorias e subcategorias que foram analisadas de forma interpretativa. Da análise emerge a ideia de que deslocalização para o online permitiu, a alguns, continuar a manter o contacto com os grupos/turmas onde realizavam as suas práticas e recriar as estratégias de ensino-aprendizagem, a partir de outras ferramentas. Esta nova realidade expôs fragilidades socioeconómicas, destacando a desigualdade no acesso aos recursos, quer para os alunos da formação inicial, quer para as crianças da educação básica. Mostra, também, que processos de aprendizagem da profissão são processos complexos que necessitam de interações face a face e experienciais, mas que se podem configurar em outras formas de formação.
This study aims to analyze the perceptions of students involved in internships about the skills, difficulties, opportunities, and threats they felt in a context of distance teaching. For that, an interpretative methodological line is followed, using the questionnaire as a technique for data collection. For the interpretation and discussion of the data, a descriptive statistical analysis is used, for the set of closed questions, and an interpretative analysis, type content analysis, for open questions. The content analysis allowed to create categories and subcategories that were analyzed in an interpretative way. From the analysis emerges the idea that relocation to online allowed some students to maintain contact with the groups/classes where they carried out their practices and recreate the teaching-learning strategies. This new reality exposed socio-economic weaknesses, highlighting the inequality in access to resources, both for students of pre-service education and for children of basic education. It shows that the learning processes of the profession are complex processes that require face-to-face and experiential interactions, but that can be configured in other forms of training.