A influência do projeto Expeducom na construção de competências profissionais Conference Paper uri icon

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  • O Espaço Europeu de Ensino Superior possibilita a mobilidade de estudantes e permite, também, desenvolver algumas competências interpessoais, tais como trabalhar em equipas diversas e inter- culturais, desenvolver a capacidade de negociação em diferentes idiomas, tomar decisões, resolver problemas e desenvolver uma atitude proativa, entre outras. Adicionalmente, os Erasmus Intensive Programme reforçam estas competências, juntando alunos e professores de vários países em cursos intensivos de curta duração, privilegiando o ensino-aprendizagem de tópicos específicos em grupos multinacionais de especialistas, com o objetivo de desenvolver novas perspetivas sobre os tópicos em estudo. Neste contexto, o projeto Expeducom, financiado no âmbito do Erasmus+ K2, teve, como objetivo principal, o desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras, relaci- onadas com a aprendizagem baseada na experiência e direcionadas a crianças com idades entre os 3 e os 12 anos. Este intercâmbio permitiu a alunos de sete países diferentes trabalhar, aprender e comparar perspetivas num ambiente pedagogicamente diversificado. Neste projeto, participaram três a quatro alunos de cada país, num total de 26 alunos. Neste estudo, analisam-se as perspetivas dos alunos participantes sobre o impacto do projeto na ação educativa a desenvolver no decurso dos seus estágios curriculares. Foram utilizados questionários de questões abertas e fechadas, combinando a análise estatística com a análise de conteúdo. Os dados revelam que a aprendizagem realizada no decurso do projeto Expeducom teve impacto nas práticas dos alunos, bem como no desenvolvimento de competências transversais.

publication date

  • January 1, 2017