A investigação em educação no cruzamento de (todas as) fronteiras
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“Tempos estranhos, estes, que vivemos!”... uma frase que vimos repetindo nos últimos meses e que reacendeu as preocupações em torno das vulnerabilidades do ser humano e das sociedades. Perante esta estranha realidade, provocada pela COVID-19, as sociedades como um todo e as pessoas individualmente têm sido levadas a enfrentar situações inesperadas e a tomar decisões. Todos somos convocados a decidir se assumimos as vulnerabilidades a que estamos expostos e a agir sobre elas ou se nos tornamos reféns da inevitabilidade, deixando a vulnerabilidade agir sobre nós. Por isso, entre outras, as questões que urge colocar neste fórum de discussão de investigadores, educadores e professores, que procura refletir a investigação educacional no cruzamento de fronteiras, será a de saber (i) que prioridades investigacionais deverão ser estabelecidas, no sentido de garantir a igualdade de oportunidades, o esbatimento das assimetrias sociais, a construção de competências profissionais que permitam a todos estarmos preparados para novas crises?; e (ii) que diálogos deveremos encetar para que a investigação em educação continue a apoiar a construção de comunidades de aprendizagem, propulsoras da transformação das escolas e, consequentemente, das sociedades?