Diferenciação pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente estudo aborda a diferenciação pedagógica e foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular do mestrado no 1.o CEB, tendo como atores centrais uma turma do quarto ano (9 anos de idade) e o estagiário. O estudo centra-se no papel do professor (estagiário) enquanto diferenciador, motivador e desafiador das crianças, e na tentativa de adequar as suas práticas ao grupo, de modo a conseguir apoiar cada criança na sua individualidade, ritmo e especificidade cultural. A investigação tem como suporte concetual as linhas que defendem que a diferenciação pedagógica é uma forma de valorizar e motivar a criança para a aprendizagem, envolvendo-a e apoiando-a na procura de conhecimentos. Assenta numa investigação quantiqualitativa, uma vez que surgem dados de caráter quantitativo e qualitativo. Para recolher estes dados, foram utilizadas diferentes técnicas e instrumentos que incluem notas de campo e gravação vídeo da ação educativa para avaliar o desempenho do professor (neste caso, o empenhamento do estagiário). Foi, também, utilizada a escala de empenhamento do adulto, com os procedimentos descritos no Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias de Bertram e Pascal. Dos resultados emerge a necessária aprendizagem das interações do professor, no sentido de potenciar de forma mais intencional a diferenciação pedagógica, o questionamento e o desafio oportunos

autores

  • Cristina Mesquita
  • Cristina Mesquita
  • Martins, João Alvaro

data de publicação

  • janeiro 1, 2018