Desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A literatura internacional tem destacado a importância da criação de ambientes de
aprendizagem estimulantes, onde se valoriza a atividade do aluno, a colaboração entre
pares e a integração de campos de conhecimento diferenciados, de forma a estimular
a ação em diferentes contextos e a reflexão sobre as consequências dessa ação.
O trabalho que se apresenta descreve a conceção, implementação e análise de duas
abordagens pedagógicas distintas, desenvolvidas no ensino superior. Uma centrada
em Inquiry-Based Learning (IBL), que se constitui como uma metodologia baseada na
resolução de problemas e que se estrutura por fases que orientam o aluno através no
seu processo de aprendizagem. O papel do professor é estimular a curiosidade dos
alunos, guiando-os no sentido da construção de conhecimento relevante e
significativo. A outra é baseada em gamificação, aplicada como uma estratégia de
ensino-aprendizagem integrada. Esta inclui a definição de avaliação formativa,
classificação de alunos e experiências de aprendizagem, que concilia trabalhos
práticos tradicionais com jogos educativos.