Lógica de empreendedorismo no Ensino Superior: empreendedorismo de negócio e empreendedorismo social Conference Paper uri icon

abstract

  • A interação das IES com parceiros privados e públicos tem vindo a ser incrementado, promovendo a criação de gabinetes específicos para ajudar na formação de novas empresas e fomentar a inovação e o desenvolvimento económico. Os alunos do ensino superior têm acesso à formação específica, geralmente através de atividades extracurriculares, disciplinas específicas e módulos de formação. No entanto, este tipo de ações acentua a vertente do empreendedorismo de negócios, não estando ainda suficientemente integrado no currículo das instituições de ensino superior o desenvolvimento de competências ao nível do empreendedorismo social. O trabalho descrito neste artigo problematiza a lógica predominante da abordagem do empreendedorismo de negócios assumida por uma IES pública.
  • Os recentes Relatório da União Europeia (2012) e da OECDE (2012) sobre o ensino superior têm acentuado a importância da dinamização da cultura empreendedora, enunciado mesmo os impactos que esta tem ao nível da construção de competências- chave, da inserção no mercado de trabalho e do desenvolvimento da economia e da sociedade. Tem surgido, neste âmbito, uma diversidade de estudos que fazem emergir duas correntes de empreendedorismo: o social e o de negócios.
  • Trata-se de um estudo exploratório que analisa as unidades curriculares lecionadas em cursos de diversas áreas, a fim de salientar a abordagem de empreendedorismo que mais se acentua nas estratégias e nos resultados aprendizagem. Inicia-se esclarecendo a terminologia e apresentando estudos que distinguem empreendedorismo e empreendedorismo social. Define-se, de seguida, a metodologia de pesquisa e as técnicas associadas que, devido ao elevado número de unidades curriculares e, consequentemente, à quantidade de texto, socorreu-se de técnicas de text-mining. Por último, faz-se análise exploratória apresentando a vertente de empreendedorismo mais veiculada na instituição. Conclui-se com uma discussão sobre as implicação que estas abordagens terão na formação dos jovens que frequenta o Ensino superior.

publication date

  • January 1, 2015