O envolvimento das crianças em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Identidade
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
São várias as abordagens pedagógicas que sustentam a importância de valorizar a criança como participante ativa no seu processo de aprendizagem, reconhecendo as suas competências. Neste sentido enfatizamos os contributos de Dewey e Bruner relativamente à aprendizagem participativa e experiencial. Estas abordagens, denominam a criança como investigadora, uma vez que aprende com base no questionamento e seguindo um procedimento investigativo formal. Havendo outros estudos que evidenciam que, quando a criança está envolvida, está a aprender. A partir desta abordagem, este estudo analisa o impacto das estratégias pedagógicas promotoras da descoberta e da investigação no envolvimento das crianças em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foram desenvolvidas e implementadas experiências de ensino-aprendizagem com um grupo crianças com nove anos. A ação desenvolvida focalizou-se no trabalho investigativo, analisando o envolvimento destas. A recolha de dados foi realizada através da observação, a partir da Ficha de Observação das Oportunidades Educativas e de acordo com os procedimentos descritos no manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias de Bertram e Pascal. Da análise dos dados resulta que, apesar do nível de envolvimento se encontrar abaixo do indicado por Laevers (1995), as crianças têm maiores níveis de envolvimento, questionam mais e interagem melhor quando implicadas em atividades que as impelem a agir, explorar e refletir. Salienta-se, ainda, que, se a criança estiver em ação, tem maior probabilidade de estar envolvida e, consequentemente, mais oportunidades de pensar e de aprender.