Igualdade de género: uma revisão sistemática da literatura com o foco nas crianças e nos agentes educativos
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A identidade das crianças é uma construção social, influenciada pelos agentes educativos e culturais e pelos instrumentos da cultura: família, escola, grupo de pares, grupos sociais, tradições, livros, os media, o património (cultural e natural), entre outros. As crianças aprendem papéis de género não só em contextos de aprendizagem formal como escola, mas também em contextos informais, como a família, os vizinhos. Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável definido pela Organização das Nações Unidas em 2015 envolve a garantia de uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, promovendo aprendizagens ao longo da vida. Para tal, é importante a realização de reflexões críticas e sistemáticas sobre os estudos atuais, de forma a poder melhorar e complementar a literatura existente. Esta investigação teve como objetivo fazer um estudo sobre o estado da arte no que se refere à igualdade de género aos olhos dos agentes educativos (educadores, professores e pais) e das crianças e jovens. Trata-se de uma investigação interpretativa, sustentada por uma revisão sistemática da literatura suportada por artigos e investigações de referência sobre o tema. Recorreu- se à análise de conteúdo como forma de interpretação e cruzamento de dados. Dos resultados obtidos verificamos que, embora vários estudos se refiram à importância da promoção de uma educação igualitária, deparamo-nos com um défice relativamente à visão dos professores, educadores e pais/mães. Salienta-se, por isso, que o tema da igualdade de género ainda é bastante atual e carece de algumas investigações.
Children's identity is a social construction, influenced by the behaviours, teachings and personality
they encounter in different contexts: family, school, peer group and social context in general. Children
learn gender roles not only in contexts of formal learning such as school but also in informal contexts,
such as family, neighbours. One of the sustainable development goals defined by the United Nations
in 2015 involves ensuring inclusive and equitable quality education, promoting lifelong learning. For
this, it is important to carry out critical and systematic reflections on current studies, in order to
improve and complement the existing literature. This research aimed to make a study on the state of
the art with regard to gender equality in the eyes of educational agents (educators, teachers and
parents) and children and young people. This is an interpretative investigation, supported by a
systematic review of the literature supported by articles and reference investigations on the topic.
Content analysis was used as a way of interpreting and crossing data. From the results obtained, we
can see that, although several studies refer to the importance of promoting equal education, we face a
deficit regarding the view of teachers, educators and parents. It should be noted, therefore, that the
issue of gender equality is still very current and needs further investigation.