TUT4IND: uma proposta de inclusão educativa no ensino superior
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A inclusão do aluno com deficiência intelectual, no Ensino Superior, tem sido uma temática enfatizada na investigação, embora permaneçam dúvidas e reservas sobre esta questão. Ressaltam-se os esforços realizados em diferentes países para aumentar a presença de pessoas com deficiência no ensino superior, traduzindo-se em algumas experiências pedagógicas que vão emergindo a um ritmo lento e sem grande visibilidade e expressão efetiva. Significa, por isso, que prevalece algum desconhecimento sobre esta realidade que contraria os direitos humanos e que não contempla a equidade de acesso e a participação de todos os alunos, independentemente das suas diferenças. Quanto aos professores é sabido que se sentem inseguros e têm dificuldade em mediar estas situações, quando se confrontam com elas, em contexto de sala de aula, considerando que a sua formação inicial nem sempre valoriza a problemática da deficiência intelectual. Assim, esta comunicação pretende apresentar um projeto Eramus+, designado por Training University Teachers for the Inclusion of People with Intellectual Disabilities (TUT4IND), no qual investigadores, de diversos países europeus, unem sinergias, procurando compreender as necessidades formativas dos professores de ensino superior que pretendam trabalhar com alunos de necessidades especiais, nomeadamente a deficiência intelectual. Neste sentido, foi elaborado um questionário a professores do ensino superior, dos países parceiros, com o objetivo de conhecer a sua perceção sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual neste nível de ensino. Neste trabalho analisam-se os dados recolhidos em Portugal, num total de 317 participantes. A análise foi desenvolvida a partir de estatística descritiva simples, usando uma linha interpretativa para aceder às conceções dos inquiridos. Em termos de resultados finais percebe-se que os professores portugueses revelam dificuldades na inclusão deste público no ensino superior. Estes dados suportam a criação de um Currículo e de um Curso Piloto, a desenvolver em ambiente virtual, de professores do ensino superior, considerando a salvaguarda dos direitos e da dignidade da pessoa, independentemente, de múltiplos fatores e circunstâncias.