Novos públicos no Ensino Superior: perceções e expectativas dos docentes
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As políticas educativas em Portugal têm incentivado a integração de novos públicos no ensino
superior, criando novas oportunidades pelo alargamento da oferta formativa, através de Cursos de
Especialização Tecnológica [CET].
Os CET foram criados como forma de colmatar as elevadas taxas de abandono escolar ao nível do
ensino secundário, potenciando a entrada dos jovens no mercado de trabalho. A criação destes
cursos expressa a ideia de democratização do acesso ao ensino superior para os jovens que, não
tendo concluído com sucesso o ensino secundário, tenham a oportunidade de se integrar na vida
académica ou profissional através da obtenção de um diploma desta natureza.
A preocupação com a qualidade do ensino superior tem incentivado os docentes a investirem na
sua formação levando-os a obter graus académicos elevados. Nesta perspetiva, questiona-se a
forma como estes docentes podem contribuir para a qualidade formativa destes novos públicos.
Tendo em consideração este enquadramento, o presente estudo centra-se na problemática da
integração dos alunos dos CET, analisando o perfil dos docentes, as suas expectativas e o seu
grau de satisfação pedagógica. A recolha de dados foi realizada através de inquéritos aplicados
aos docentes, procurando relevar diferenças a nível de desempenho pedagógico e científico,
métodos de ensino e aprendizagem, motivação e alternativas de avaliação. A percentagem de
horas de contato bem como a tipologia de aulas é substancialmente diferente das licenciaturas e
mestrado, justificando uma análise pormenorizada das diferenças e da forma como a formação é
instanciada.