publicações selecionadas
-
artigo académico
- Project-based learning in a higher professional technical course in software development. Revista Espaço Pedagógico. 2019
- The internet and values in society: higher education students' perspectives 2019
- Estilos de aprendizaje de los estudiantes de la educación superior y el acceso a las herramientas de entornos virtuales 2018
- Performance indicators in higher education with learning analytics. Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics. 2017
- The influence of virtual learning environments in students’ performance 2017
- The use of digital educational resources in the support to learning in higher education.. EAI Endorsed Transactions on e-Learning. 2015
- Recursos educativos abertos na Aprendizagem da Matemática no Ensino Básico 2014
- Ambientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do ensino superior. VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013. 2013
- Appreciation of virtual learning environments by higher education teachers | Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior. Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI. 2013
- FÓRUNS DE DISCUSSÃO E MAPAS CONCEPTUAIS NA APRENDIZAGEM DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA EXPERIÊNCIA NO 11.º ANO. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2013
- IMPACTO DO AMBIENTE SAKAI NO APOIO À APRENDIZAGEM NO. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2013
- Web 2.0 e recursos educacionais abertos 2013
- ESTILOS DE APRENDIZAGEM: USO DO VIRTUAL PELOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Learning Style Review. 2012
- ESTILOS DE USO DEL ESPACIO VIRTUAL DE ALUMNOS. V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje. 2012
- Proposal of a Learning Styles Identification Tool for Sakai Virtual Learning Environment. Computer Science and Engineering. 2012
- ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS REDES SOCIAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. VII Conferência Internacional de TIC na Educação. 2011
- Apreciação de estratégias de aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar por futuros educadores. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2011
- Aprendizagem da Matemática baseada em problemas no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2011
- APRENDER MATEMÁTICA EM AMBIENTES ONLINE. EDUTEC 2010. 2010
- Redes sociais: utilização por alunos do Ensino Superior. Sem título. 2010
- Educação online: uma ampliação da sala de aula. Current Opinion in Food Science. 2008
- Estilos de aprendizagem e atitude face à Matemática. Current Opinion in Food Science. 2008
- Estilos de aprendizagem: o questionário CHAEA adaptado para língua portuguesa. Current Opinion in Food Science. 2008
- Estilos e percepções dos alunos sobre ensino e aprendizagem da Matemática. Current Opinion in Food Science. 2008
- Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Current Opinion in Food Science. 2008
- A Internet como meio de promoção de competências em contexto educativo. Current Opinion in Food Science. 2007
- Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem. Current Opinion in Food Science. 2007
- Formas de interacção em discussões online. Current Opinion in Food Science. 2007
- Interacções entre professores numa plataforma web. Current Opinion in Food Science. 2007
- Interacções mediadas pelas TIC no contexto da formação de professores. Current Opinion in Food Science. 2007
- Online environments: collaboration in learning activities. Current Opinion in Food Science. 2006
- Tecnologias no desenvolvimento de perspectivas para o estudo da Matemática. Current Opinion in Food Science. 2006
- Estilos de aprendizagem em ambientes online. Current Opinion in Food Science. 2005
- Web-based educational discussion forums in a college undergraduate program setting: the case of alfamat. Current Opinion in Food Science. 2005
- Formação de professores para a integração das TIC no ensino de Matemática. Current Opinion in Food Science. 2004
- Implementação de portfolios na aprendizagem de Matemática: um estudo com alunos de artes no 10.º ano. Current Opinion in Food Science. 2004
- A Internet no desenvolvimento de competências: projecto de acompanhamento do uso educativo da Internet nas escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança.. Current Opinion in Food Science. 2003
- Aprendizagem de conceitos matemáticos complexos em ambientes com comunicação suportada pela Internet. Current Opinion in Food Science. 2003
- Projecto de acompanhamento do uso educativo da Internet nas escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança: uma apreciação da sua implementação. Current Opinion in Food Science. 2003
- A Internet e o ensino de Matemática: práticas, perspectivas e expectativas de futuros professores. Current Opinion in Food Science. 2002
- Comunidades de aprendizagem na web: uma experiência com alunos do ensino superior. Current Opinion in Food Science. 2002
- Portuguese student teachers' experiences, perspectives and expectations regarding the use of the internet. Current Opinion in Food Science. 2002
- Student teachers' perceptions of the internet: motivation, influences, and use. Current Opinion in Food Science. 2002
- Student teachers' perspectives of the internet's and internet tools' educational contributions and future usage. Current Opinion in Food Science. 2002
- A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem. Current Opinion in Food Science. 2001
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussão. Current Opinion in Food Science. 2001
- Da complexidade dos conceitos matemáticos à utilização da comunicação mediada por computador. Current Opinion in Food Science. 2001
- Fóruns de discussão no ensino e aprendizagem: perspectivas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Current Opinion in Food Science. 2001
- Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na web. Current Opinion in Food Science. 2000
- Mathematics teacher and NIT rethinking collaborative work and diversity to foster profissional development. Current Opinion in Food Science. 1999
- Tecnologias de informação na construção de ambientes de aprendizagem. Current Opinion in Food Science. 1999
- Complexidade na aprendizagem de conceitos numéricos. Current Opinion in Food Science. 1998
- Ambientes hipermedia e ensino recorrente de adultos. Current Opinion in Food Science. 1995
-
artigo de conferência
- Caracterización detallada de la harina del mesocarpio de Attalea speciosa y su aplicación para el desarrollo de nuevos productos de panadería 2022
- Mentoring program for the integration of International students into higher education 2022
- Pedagogical methodologies: impact on remote emergency teaching and use perspectives in higher education 2022
- Alfabetização matemática e suas consequências na aprendizagem de conceitos relacionados com análise de custos 2021
- Digital tools in higher education in the context of Covid-19,Ferramentas digitais no ensino superior no contexto da Covid-19 2021
- Remote learning: Students’ satisfaction and perspectives in higher education 2021
- O papel das plataformas digitais na integração dos estudantes no ensino superior 2020
- Estilos de aprendizagem: uso e perspetivas 2019
- La metodología de aprendizaje basado en proyectos: estudio en un curso de desarrollo de software 2019
- Motivações, comportamentos e consequências das festas académicas nos estudantes cabo-verdianos 2019
- Perceção dos estudantes Cabo-Verdianos sobre festas académicas no Ensino Superior: motivação, comportamentos e consequências 2019
- Project based learning: higher education students`perceptions 2019
- Valores e contravalores na utilização da Internet por estudantes do ensino superior 2019
- Digital literacy and undergraduates’ values. 17th European Conference on e Learning ECEL 2018. 2018
- El focus group en educación superior: Una herramienta para conocer la percepcióndel alumnado universitário sobre los valores en Internet 2018
- El focus group en educación superior: una herramienta para conocer la percepción del alumnado universitario sobre los valores en internet 2018
- Higher education students' perceptions of the involvement, advantages and disadvantages of the Internet,Perceções dos Estudantes do Ensino Superior Sobre a Envolvência, Vantagens e Desvantagens da Internet 2018
- Higher education students’ perceptions of values on the internet. INTED Proceedings. 2018
- Mestrado em Ensino das Ciências em S. Tomé e Príncipe: experiência de formação e perspetivas de investigação 2018
- Learning analytics and performance indicators in higher education | Learning analytics na obtenção de indicadores de desempenho no ensino superior 2017
- Learning analytics in higher education: Assessing learning outcomes. Proceedings of the European Conference on Games-Based Learning. 2017
- Learning analytics na obtenção de indicadores de desempenho no ensino superior 2017
- Abordagens da matemática no ensino superior com o geogebra e sua relação com os estilos de aprendizagem 2016
- Estilos de Aprendizagem e o Gosto por Aprender de Profissionais Face ao Emprego 2016
- Learning styles and access to virtual learning environments in the academic performance 2016
- Os estilos de aprendizagem e a frequência de acesso dos estudantes do ensino superior a um ambiente virtual de aprendizagem 2016
- Publicação e Acesso a Conteúdos no Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma Instituição de Ensino Superior 2015
- Record of undergraduates' activities in virtual learning environments 2015
- Record of undergraduates’ activities in virtual learning environments 2015
- Redes sociais: perspetivas dos jovens na mediação de conflitos 2015
- Digital educational resources supporting higher education students' learning | Recursos educativos digitais no apoio à aprendizagem de estudantes do ensino superior 2014
- Estilos de aprendizagem e utilização de recursos digitais no ambiente colaborativo Sakai 2014
- Open educational resources : higher education students’ knowledge and use 2014
- Open educational resources: Higher education students' knowledge and use 2014
- Open educational resources: higher education students knowledge and use 2014
- Ambientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do ensino superior 2013
- Assessment of virtual learning environments by higher education teachers and students 2013
- Estudo sobre a utilização das ferramentas do ambiente Sakai numa instituição de ensino superior 2013
- Fóruns de discussão e mapas conceptuais na aprendizagem do texto argumentativo: uma experiência no 11.º ano 2013
- Impacto do ambiente SAKAI no apoio à aprendizagem no ensino superior 2013
- Modelos pedagógicos e utilização das TIC no ensino superior 2013
- Utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico 2013
- Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior 2013
- Estilo de uso del espacio virtual de alunos de la enseñanza superior 2012
- Estilos de uso del espacio virtual de alumnos de la enseñanza superior 2012
- Fóruns em contexto de aprendizagem: Uma experiência com alunos de 9.º ano 2012
- Learning styles identification module for Sakai environment 2012
- Actividades desenvolvidas nas redes sociais por estudantes do ensino superior 2011
- Apreciação de estratégias de aprendizagem da Matemática na educação pré-escolar por futuros educadoress educadores. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2011
- Apreciação de ferramentas do ambiente colaborativo de aprendizagem Sakai por alunos e professores do Ensino Superior 2011
- Aprendizagem da Matemática baseada em problemas no 2.º Ciclo do ensino básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2011
- Aprender matemática em ambientes online 2010
- Redes sociais: utilização por alunos do Ensino Superior 2010
- Mapas conceptuais como estratégia de ensino e aprendizagem 2009
- Estilos de aprendizagem e atitude face à Matemática 2008
- Estilos e percepções dos alunos sobre ensino e aprendizagem da Matemática 2008
- Interacção online na resolução de problemas 2008
- Web 2.0: Google docs no processo de ensino e aprendizagem 2008
- Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem 2007
- Interacções mediadas pelas TIC no contexto da formação de professores 2007
- Online environments: collaboration in learning activities 2006
- Tecnologias no desenvolvimento de perspectivas para o estudo da Matemática 2006
- Abordagens pedagógicas para ambientes online 2005
- Estilos de aprendizagem em ambientes online 2005
- Web-based educational discussion forums in a college undergraduate program setting: the case of alfamat 2005
- Formação de professores para a integração das TIC no ensino de Matemática 2004
- Implementação de portfolios na aprendizagem de Matemática: um estudo com alunos de artes no 10.º ano 2004
- A Internet no desenvolvimento de competências: projecto de acompanhamento do uso educativo da Internet nas escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança. 2003
- A Internet e o ensino de Matemática: práticas, perspectivas e expectativas de futuros professores 2002
- Comunidades de aprendizagem na web: uma experiência com alunos do ensino superior 2002
- Portuguese student teachers' experiences, perspectives and expectations regarding the use of the internet 2002
- Student teachers' perceptions of the Internet: Motivation, influences, and use 2002
- Student teachers' perspectives of the internet's and internet tools' educational contributions and future usage 2002
- A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem 2001
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussão 2001
- Da complexidade dos conceitos matemáticos à utilização da comunicação mediada por computador 2001
- Fóruns de discussão no ensino e aprendizagem: perspectivas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2001
- Mathematics teacher and NIT rethinking collaborative work and diversity to foster profissional development 1999
- Tecnologias de informação na construção de ambientes de aprendizagem 1999
- Complexidade na aprendizagem de conceitos numéricos 1998
- Ambientes hipermedia e ensino recorrente de adultos 1995
-
artigo de revista
- Use of alcohol by children and adolescents in Tarrafal of São Nicolau - Cabo Verde. EduSer. 2022
- Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software 2019
- The internet and values in society: higher education students' perspectives 2019
- Estilos de aprendizaje de los estudiantes de la educación superior y el acceso a las herramientas de entornos virtuales. Tendencias Pedagógicas. 2018
- The Influence of Virtual Learning Environments in Students' Performance. Universal Journal of Educational Research. 2017
- Influência dos estilos de aprendizagem na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- Performance indicators in higher education with learning analytics. Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics. 2017
- The use of digital educational resources in the support to learning in higher education. EAI Endorsed Transactions on e-Learning. 2015
- Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico 2014
- Web 2.0 e recursos educacionais abertos. Tecnologia Educacional. 2013
- Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior. Learning Style Review. 2012
- Proposal of a learning styles identification tool for sakai virtual learning environment. Computer Science and Engineering. 2012
- Educação online: uma ampliação da sala de aula. EduSer. 2008
- Estilos de aprendizagem: o questionário CHAEA adaptado para língua portuguesa. Learning Style Review. 2008
- Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico. EduSer. 2008
- A Internet como meio de promoção de competências em contexto educativo. Educare-educere. 2007
- Formas de interacção em discussões online 2007
- Interacções entre professores numa plataforma web 2007
- Aprendizagem de conceitos matemáticos complexos em ambientes com comunicação suportada pela Internet. EduSer. 2003
- Projecto de acompanhamento do uso educativo da Internet nas escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança: uma apreciação da sua implementação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2003
- Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na web. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2000
-
capítulo de livro
- Aprendizagem baseada em projetos: implementação num curso de técnico superior profissional 2020
- El focus group en educación superior: una herramienta para conocer la percepción del alumnado universitario sobre los valores en internet 2018
- The Importance of Virtual Learning Environments in Higher Education 2015
- Redes sociais na aprendizagem : motivação e utilização dos estudantes do ensino superior 2014
- Redes sociais na aprendizagem: motivação e utilização dos estudantes do ensino superior 2014
- Entornos de aprendizaje en la era digital 2013
- Estilos de aprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa 2013
- Estudo sobre a utilização das ferramentas do ambiente Sakai numa instituição de ensino superior 2013
- Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa 2012
- A matemática na vida quotidiana 2011
- Estilos de aprendizagem de futuros professores e estratégias de ensino da matemática no 1.º ciclo do ensino básico 2011
- Redes Sociais na aprendizagem 2011
- Contributos da internet na resolução de problemas 2008
- Pedagogical approaches for online environments 2008
- Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática 2006
- Competências matemáticas: interpretação por professores do Ensino Básico 2004
- Interacção e aprendizagem de conceitos numéricos complexos 2000
-
documento
- Provas de Agregação em Ciências da Educação: lição, relatório e curriculum 2014
- Investigação: Tópicos essenciais para a realização de uma dissertação de mestrado ou tese de doutoramento 2013
- Valorização dos Ambientes Virtuais de 2013
- Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do Ensino Superior 2013
- Mapas conceptuais como estratégia de ensino e aprendizagem 2009
- Abordagens pedagógicas para ambientes online 2005
- Escalas de medida, estatística descritiva e inferência estatística 2005
-
livro
-
teses
- Alfabetização matemática e suas conexões na aprendizagem de conceitos de análise de custos: Um estudo com alunos do curso tecnólogo em gestão de cooperativas e agroindústria 2021
- Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem 2020
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar 2015
- Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico 2015
- Integração pedagógica das TIC com recursos educativos abertos [Em linha] : sumário da lição (Provas de Agregação em Ciências da Educação, na especialidade de Educação a Distância e Elearning) 2014
- A utilização de software educativo na aprendizagem da Geometria por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico 2013
- Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico 2013
- Dificuldades de aprendizagem da estatística no ensino superior santomense 2012
- O desempenho do serviço de protecção da natureza e do ambiente (SEPNA) no concelho de Bragança 2011
- Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico 2011
- Aprendizagem da Matemática em ambientes online 2009
- Avaliação em matemática escolar implementando portfolios de aprendizagem dos alunos : contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores 2008
- Complexidade e comunicação mediada por computador na aprendizagem de conceitos matemáticos 2000
- Tecnologia hipermedia no ensino recorrente de adultos em tarefas de transferência e aplicação de informação 1994