Mestrado em Ensino das Ciências em S. Tomé e Príncipe: experiência de formação e perspetivas de investigação Conference Paper uri icon

abstract

  • A colaboração com outras instituições e a internacionalização do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) têm-se constituído como permanentes desafios e uma aposta ganha. Neste contexto, desenvolveu-se o curso de Mestrado em Ensino das Ciências (MEC) em São Tomé e Príncipe (STP), em colaboração com a Universidade de STP, do qual já resultaram 11 dissertações concluídas. Consideramos de elevada relevância esta colaboração que, acreditamos, terá repercussões tanto na melhoria das práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, assim como na abertura de linhas de investigação em Ensino/Educação em Ciências neste país. Neste sentido, será pertinente saber quais os temas que foram objeto de maior interesse dos mestrandos, perceber quais as implicações didáticas e conhecer a propostas ou sugestões para futuras investigações nesta área em STP. Assim, a partir duma metodologia centrada na análise de conteúdo, e tendo como material de análise as dissertações concluídas, será desenvolvido e apresentado um estudo orientado a partir dos seguintes objetivos: identificar indicadores relativos à importância que os estudantes atribuíram ao MEC; identificar os problemas de investigação que foram objeto de estudo nas dissertações; analisar as principais conclusões apresentadas, perceber as implicações didáticas dos trabalhos realizados, assim como as sugestões de investigações para futuros trabalhos para aferir quais as linhas de investigação mais pertinentes abrir em STP, relativamente a esta temática.

publication date

  • January 1, 2018