Mestrado em Ensino das Ciências em S. Tomé e Príncipe: experiência de formação e perspetivas de investigação
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A colaboração com outras instituições e a internacionalização do Instituto Politécnico de
Bragança (IPB) têm-se constituído como permanentes desafios e uma aposta ganha. Neste
contexto, desenvolveu-se o curso de Mestrado em Ensino das Ciências (MEC) em São
Tomé e Príncipe (STP), em colaboração com a Universidade de STP, do qual já resultaram
11 dissertações concluídas. Consideramos de elevada relevância esta colaboração que,
acreditamos, terá repercussões tanto na melhoria das práticas pedagógicas e
desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, assim como na abertura de linhas
de investigação em Ensino/Educação em Ciências neste país. Neste sentido, será pertinente
saber quais os temas que foram objeto de maior interesse dos mestrandos, perceber quais
as implicações didáticas e conhecer a propostas ou sugestões para futuras investigações
nesta área em STP. Assim, a partir duma metodologia centrada na análise de conteúdo, e
tendo como material de análise as dissertações concluídas, será desenvolvido e apresentado
um estudo orientado a partir dos seguintes objetivos: identificar indicadores relativos à
importância que os estudantes atribuíram ao MEC; identificar os problemas de investigação
que foram objeto de estudo nas dissertações; analisar as principais conclusões apresentadas,
perceber as implicações didáticas dos trabalhos realizados, assim como as sugestões de
investigações para futuros trabalhos para aferir quais as linhas de investigação mais
pertinentes abrir em STP, relativamente a esta temática.