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- Micróbios: vilões ou heróis?. Revista de Ciência Elementar. 4. 2016
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- (Re)Pensar a formação de educadores e professores: dilemas e desafios. 23-31. 2023
- Educação CTSA e prática docente de professores de Ciências da Natureza. 405-409. 2023
- Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico 2023
- Práticas de avaliação formativa numa atividade experimental de Ciências Naturais. 279-283. 2023
- Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico. 261-264. 2021
- Aprendizagem cooperativa: um contributo para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no ensino básico. 173-177. 2020
- A aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino das ciências: desenvolvimento de disposições socio-afetivas favoráveis por futuros professores. 415-419. 2016
- O ensino experimental como estratégia de abordagem das ciências: desenvolvimento de disposições socio-afetivas favoráveis por futuros professores. 421-425. 2016
- Análise das inter-relações CTSA nas orientações curriculares de Portugal e Espanha (10-12 anos). 251-255. 2015
- The what and the how of teaching and learning: going deeper into sociological analysis and intervention. 75-90. 2004
- Contextos de socialização familiar e sucesso escolar. 255-275. 2000
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conference paper
- Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico. 79-106. 2023
- Educação CTSA: conceções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. 75-75. 2022
- Educação em ciências: uma experiência com jovens com perturbação do espetro autista. 260-267. 2022
- Educação em ciências: uma experiência com jovens com perturbações do espetro autista. 76-76. 2022
- Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico. 114-115. 2021
- Experimentar ciência: um olhar sobre os manuais escolares. 31-34. 2021
- Educação CTSA em Portugal: evolução ou retrocesso?. 51-51. 2020
- Sucesso educativo: um projeto de e para a ação. 232-232. 2020
- Sucesso educativo: um projeto em e para a ação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 684-694. 2020
- Aprendizagem cooperativa: um contributo para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no ensino básico.. 30-30. 2019
- Constrangimentos na prática letiva de professores de ciências sem formação pedagógico-didática. 266-273. 2019
- Educación CTSA en Portugal. Un análisis de las Metas Curriculares de Ciencias Naturales (5º y 6º años). Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad: CTS. 225-243. 2019
- Ensino de ciência do 1.ºCEB: experiências de ensino/aprendizagem de futuros professores. 18-18. 2019
- Abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente no ensino de ciências no 2.º ciclo do ensino básico. 64-64. 2018
- Aprendizagem Cooperativa e desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no 1.º Ceb. 596-605. 2018
- Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no 1.° CEB. 171-171. 2018
- Competências cooperativas: uma dimensão promotora de aprendizagens sociais. 174-174. 2018
- Conceções prévias e mudança conceptual: um estudo em São Tomé e Príncipe. 101-101. 2018
- Mestrado em Ensino das Ciências em S. Tomé e Príncipe: experiência de formação e perspetivas de investigação. 24-24. 2018
- Perspective Environment, Science, Technology, Society (ESTS) in school textbooks of Natural Sciences of the 6th grade. 875-890. 2018
- Uma experiência de ensino e aprendizagem baseada na resolução de problemas. 65-65. 2018
- A história da ciência nos livros do ensino médio do Brasil. 32-32. 2017
- Conceções sobre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente de professores e alunos de ciências do 1.º ano do ensino médio. 189-189. 2017
- Ferramenta de indicadores de educação para o desenvolvimento Sustentável. 147-147. 2017
- Que história da ciência é contada nos livros didáticos de física? Um estudo com livros didáticos do 1.º ano do ensino médio do Brasil. 170-170. 2017
- A aprendizagem por descoberta no contexto de experiências de ensino/aprendizagem do 2.º ciclo do ensino básico. 125-125. 2016
- Aprendizagem por descoberta no contexto de experiências de ensino/aprendizagem do 2.º ciclo do ensino básico. 231-236. 2016
- Comunidades escolares e o debate das energias disponíveis: caminho aberto à consciência do uso energético sustentável. 188-188. 2016
- Da formação à concretização: evolução das disposições socio-afetivas de futuros professores face ao ensino experimental das ciências. 115-115. 2016
- Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente nas metas curriculares de ciências naturais. 2326-2330. 2016
- Metodologias no ensino das ciências: análise de experiências de ensino/aprendizagem de futuros professores. 3087-3094. 2016
- O manual escolar e a aprendizagem: um estudo com manuais do ensino básico. 226-226. 2016
- O trabalho cooperativo como estratégia de ensino das ciências: disposições socio-afetivas de professores estagiários. 2949-2955. 2016
- Perspetiva CTSA: como é incorporada nos manuais escolares de ciências? Um estudo com manuais de 6.º ano de escolaridade. 100-100. 2016
- Proposta de uma ferramenta de indicadores de educação para o desenvolvimento sustentável. 165-172. 2016
- Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: desenvolvimento de competências cognitivas em alunos da 9ª classe de S. Tomé e Príncipe. 126-126. 2015
- Conceptions on the importance of water for living beings: a study with students from a 5t class in s. Tomé and Príncipe. 114-114. 2015
- Master's degree in science teaching. 110-111. 2015
- O manual escolar promove o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem?. 27-27. 2015
- A perspetiva CTSA: como é integrada nas orientações curriculares em Portugal e Espanha?. 41-41. 2014
- Aprender ciências realizando atividades experimentais: o que dizem os alunos e os professores. 884-884. 2014
- Aprendizagem cooperativa: Aplicação do método graffiti cooperativo e jigsaw com alunos do 5º ano de escolaridade. 1769-1776. 2014
- Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências - Concepções e práticas de professores de ciências 2014
- Educação CTSA nas orientações curriculares de Portugal e Espanha: construção de um instrumento de análise 2013
- Educação em ciências com orientação CTSA: construção de um instrumento de análise das orientações curriculares. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas. 459-462. 2013
- Recursos de ensino/aprendizagem para uma abordagem integrada da ciência no ensino básico 2013
- Integração CTSA em manuais escolares de ciências da natureza do 5º ano de escolaridade. 52-58. 2012
- Recursos de ensino/aprendizagem para a implementação da perspetiva CTSA no 2.º CEB 2012
- Recursos de ensino/aprendizagem para a implementação da perspetiva CTSA no 2.ºCEB 2012
- A perspectiva CTSA nos manuais escolares de ciências da natureza do 2º CEB. 257-262. 2011
- Aprender e gostar de aprender ciências: o que dizem os alunos do 1.º Ciclo 2011
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: desenvolvimento de competências cognitivas e processuais em alunos do 9º ano de escolaridade. 45-45. 2011
- Concepções de alunos do 2º ciclo sobre a importância da água para os seres vivos 2011
- Actividades experimentais no Jardim-de-Infância: projecto aprender e gostar de aprender ciências. 32-33. 2008
- Aprender a gostar de aprender ciências. 213-219. 2007
- Como se formam as dunas? 2006
- O balão transportador 2006
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journal article
- A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. EduSer. 1-17. 2018
- What improvements have been archived regarding Science Education from Environment Science-Technology-Society approach in the new Spanish official curriculum of Primary Education?. Revista Eureka. 1101-1116. 2018
- History of Science in Didactic Books of Physics of the 1st Year of High School in Brazil. Revista Thema. 1-11. 2017
- Las relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y ambiente, en los libros de texto de educación primaria: un estudio comparativo entre Portugal y España, antes de las últimas reformas educativas. Revista Eureka. 54-68. 2017
- Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cadernos de Pesquisa. 998-1015. 2016
- Integração de conteúdos CTSA no currículo e nos manuais escolares portugueses de ciências do 2.ºCEB: que relação de continuidade/descontinuidade?. Indagatio Didactica. 986-999. 2016
- Micróbios: vilões ou heróis?. Revista de Ciência Elementar. 21-22. 2016
- Educación Científica con enfoque Ciencia-Tecnología-Sociedad-Ambiente: construcción de un instrumento de análisis de las directrices curriculares. Formacion Universitaria. 23-32. 2014
- As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. EduSer. 35-47. 2013
- Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação. 129-157. 2004
- Aprendizagem científica e contextos de socialização familiar: um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos. 57-74. 1997
- Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária. Analise Social. 143-186. 1997
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