Da formação à concretização: evolução das disposições socio-afetivas de futuros professores face ao ensino experimental das ciências
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Um dos desafios que hoje se coloca ao ensino em geral, e ao ensino das ciências em particular, e a
necessidade de promover nos alunos, para além da aquisi ção de conhecimentos, o desenvolvimento
de competências como o raciocínio, a resolução de problemas, a argumentação crítica e a indagação
cient ífica, assim como atitudes e valores que lhes permitam lidar com responsabilidade e autonomia
as questões científicas e tecnológicas que se colocam em contexto real. Em suma, e imprescindível
implementar estrat égias capazes de promover a literacia cient ífica dos alunos para al ém da literacia
da ciência. Uma das estrat égias de ensino que pode contribuir para o desí gnio anterior e a realização
de atividades experimentais em grupos heterog éneos, que promovam a intera ção social entre alunos
com diferentes interesses e conhecimentos e que os envolvam ativamente no processo de aprendizagem.
Nesta perspetiva, desenvolveu-se um projeto com futuros professores do 1.o ciclo, que se enquadra na
área tem ática do ensino das ciências, em que dois dos objetivos principais consistiam: a) perceber as
disposi ções socio-afetivas de futuros professores relativamente a implementação do ensino experimental
das ciências, ap ós terem realizado diversas atividades experimentais adaptadas aos alunos do 1º ciclo
durante o processo de forma ção; b) averiguar se os futuros professores, durante o est ágio, quando em
sala de aula, implementam o ensino experimental das ciências vivenciado no processo de formação.
Considera-se que para os professores implementarem uma dada metodologia de trabalho com os seus
alunos devem vivenci á-la na sua forma ção, adquirindo e fic ácia e, em consequência, desenvolvendo
disposi ções socio-afetivas favor áveis a sua realiza ção. Fez-se uma análise de conteúdo às reflexões
individuais produzidas pelos futuros professores, sobre a importância do ensino experimental no 1º
ciclo, realizada ap ós a formação. Ao longo do estágio apreciam-se as estratégias desenvolvidas e os futuros professores respondem a um question ário e a uma entrevista para perceber se houve evolução das suas disposi ções socio-afetivas relativamente ao ensino experimental das ciências e o porquê dessa evolução. Em rela ção ao primeiro objetivo, veri fica-se o desenvolvimento de disposições socio-afetivas favor áveis ao ensino experimental das ciências. Relativamente ao segundo objetivo, nesta apresentação daremos conta e discutiremos os resultados que apontam para alguma evolu ção negativa nas disposições socio-afetivas relativamente ao ensino experimental das ciências.