O estudo que apresentamos faz parte de um trabalho mais amplo, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em que se investigou a importância da Aprendizagem Cooperativa (AC) no desenvolvimento de competências sociais em contexto de Educação pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A AC é uma dinâmica de trabalho que promove um forte envolvimento na aprendizagem e em que a heterogeneidade dos grupos e as interações que se criam entre os membros, que fomentam o conflito de ideias, a indagação e a argumentação, são a principal ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio e da resolução de problemas, mas também do respeito, da participação e da responsabilidade, bem como de motivação para aprender. Adotamos três objetivos: a) criar hábitos de trabalho cooperativo; b) investigar métodos de aprendizagem cooperativa; c) avaliar o impacto do trabalho cooperativo no desenvolvimento de competências sociais. Implementamos diferentes métodos cooperativos: graffiti cooperativo, jigsaw, controvérsia académica, pensar-formar pares-partilhar. Cingimo-nos a dados do 1.º CEB, recolhidos a partir da observação participante, grelhas de registo e questões de opinião, estudados por dupla análise: de conteúdo e estatística. Enquadramos os resultados nas perspetivas teóricas da AC e verificamos que desenvolve competências sociais, nomeadamente: respeitar regras, esperar pela vez para falar, participar ativamente na realização das tarefas e negociar com os elementos do grupo (coesão social), para além de melhorar a satisfação na aprendizagem (motivação).
The study we present is part of a broader work, developed in Supervised Teaching Practice, in which the importance of Cooperative Learning (CL) in the development of social skills in the context of Pre-School Education and 1st CEB was investigated. CL is a work dynamic that promotes strong involvement in learning processes and in which the heterogeneity of cooperative groups and the interactions that are created between members, which foster conflict of ideas, inquiry and argumentation, are the main tool for the development of skills, such as reasoning and problem solving, but also respect, participation in tasks and responsibility, as well as motivation to learn. We have adopted three objectives: a) to create habits of cooperative work; b) investigate different methods of cooperative learning; c) evaluate the impact of cooperative work on the development of social skills. We have implemented the methods: jigsaw, cooperative graffiti, academic controversy and think-form pair-share. In this presentation we are limited to data from the 1st CEB, collected from participant observation, registration grids and questions of opinion, studied by a double analysis process: content and statistics. We fit the results in the theoretical perspectives of CL and we see that it develops social skills: respecting the rules, waiting for the turn to speak, actively participating in the tasks and negotiating with all elements of the group (social cohesion), in addition to improving satisfaction in learning tasks (motivation). Keywords: Cooperative Learning; Pedagogical Innovation; Social Skills; Cooperative Learning Methods; 1st Cycle of Basic Education.