. O presente estudo aborda o tema das finanças pessoais, nomeadamente as atitudes e comportamentos dos indivíduos face ao endividamento. Assim, tem-se como objetivo apurar se os conhecimentos apreendidos fazem com que os indivíduos se tornem mais conscientes das suas decisões financeiras. Desta forma, como abordagem metodológica a utilizar para o desenvolvimento do presente estudo de investigação, foi a metodologia quantitativa, através de inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra de 422 indivíduos residentes Portugal Continental e Região Autónoma dos Açores. No processo de recolha de dados foi utilizado o formulário online, através do google docs, uma vez que existe uma maior veracidade das respostas devido ao anonimato dos inquéritos e ainda pelo facto de este proporcionar grandes amostras e o alcance de amostras geograficamente dispersas. De uma forma geral, os resultados apurados pelo inquérito sugerem que, os portugueses têm atitudes positivas, evidenciando a importância atribuída à poupança e ao planeamento familiar mesmo que os mesmos não sejam feitos com regularidade. Desta forma, é possível afirmar que tais resultados apresentam similaridade com outros estudos já realizados.
A acelerada evolução das tecnologias de informação, quer na Internet quer
no e-commerce (Garcia et al., 2020) permite criar diversas oportunidades para as
organizações. Com o auxílio da implementação de estratégias perspicazes de prévenda,
venda e pós-venda, as empresas favorecem a sua posição, de forma
competitiva, no mercado digital. Neste sentido, o presente trabalho procura dar
resposta à questão: Como alavancar os negócios e crescer nas plataformas de ecommerce,
utilizando ferramentas de atração e fidelização de clientes? O objetivo
primordial foca-se na compreensão e análise das estratégias de atração do públicoalvo
e de fidelização dos clientes, incluindo os aspetos emocionais intrínsecos à
satisfação dos consumidores. Este estudo foi realizado tendo como metodologia base
a pesquisa e análise bibliográfica, consolidando a informação recolhida, através da
aplicação do Modelo AIDA. Esta metodologia permitiu, de forma sintética, analisar
o comportamento do consumidor, desde a pesquisa às transações, face à realidade do
e-commerce., sugerindo que é fundamental a criação de experiências positivas para
os consumidores. Os principais fatores identificados como fulcrais para a maturação
do e-commerce são o fomento do word of mouth e o desenvolvimento de
relacionamentos com base na sensação de segurança, credibilidade, confiança e
qualidade de informação. Deste modo, existe uma maior probabilidade de um
crescimento exponencial dos negócios, adquirindo total progressão das vendas e
aumentando, consequentemente, a notoriedade das marcas.
A acelerada evolução das tecnologias de informação, quer na Internet quer no ecommerce
(Garcia et al., 2020) permite criar diversas oportunidades para as organizações.
Com o auxílio da implementação de estratégias perspicazes de pré-venda, venda e pósvenda,
as empresas favorecem a sua posição, de forma competitiva, no mercado digital.
Neste sentido, o presente trabalho procura dar resposta à questão: Como alavancar os
negócios e crescer nas plataformas de e-commerce, utilizando ferramentas de atração e
fidelização de clientes? O objetivo primordial foca-se na compreensão e análise das
estratégias de atração do público-alvo e de fidelização dos clientes, incluindo os aspetos
emocionais intrínsecos à satisfação dos consumidores. Este estudo foi realizado tendo
como metodologia base a pesquisa e análise bibliográfica, consolidando a informação
recolhida, através da aplicação do modelo AIDA. Esta metodologia permitiu, de forma
sintética, analisar o comportamento do consumidor, desde a pesquisa às transações, face à
realidade do e-commerce, sugerindo que é fundamental a criação de experiências positivas
para os consumidores. Os principais fatores identificados como fulcrais para a maturação
do e-commerce são o fomento do word of mouth e o desenvolvimento de relacionamentos
com base na sensação de segurança, credibilidade, confiança e qualidade de informação.
Deste modo, existe uma maior probabilidade de um crescimento exponencial dos negócios,
adquirindo total progressão das vendas e aumentando, consequentemente, a notoriedade
das marcas.
A doença de Parkinson constitui uma das doenças neurodegenerativas mais frequentes
que, invariavelmente, vai afetar a qualidade de vida do doente e da família. Segundo a Associação
Portuguesa de Doentes de Parkinson (s/d) existem em Portugal entre 18 a 20 mil doentes de
Parkinson, sendo que, as pessoas que vivem com a doença vão necessitar de um apoio continuado
e de respostas sociais e de saúde que contribuam para a melhoria do seu bem-estar e da qualidade
de vida individual e familiar. No âmbito do projeto NEUROQUALYFAM
(0541_NEURO_QUALYFAM_6_E. POCTEP 2014-2020), submetido pela Universidade de
Salamanca, e do qual o Instituto Politécnico de Bragança (IPB é parceiro, com o objetivo de
conhecer a prevalência de diagnósticos ativos da Doença de Parkinson no distrito de Bragança
desenvolveu-se um estudo epidemiológico descritivo simples, com recurso a dados fornecidos
pela Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE-EPE) relativos ao ano de 2019. No ano em
questão existiam no distrito 659 diagnósticos ativos de Doença de Parkinson, mais prevalentes a
partir dos 65 anos de idade e no sexo feminino. O concelho com maior prevalência de diagnósticos
ativos foi o de Freixo de Espada à Cinta (1,33%) enquanto os concelhos de Mirandela e
Mogadouro foram os que registam menores valores (0,39% cada). Verificou-se uma prevalência
global de 0,53%. Enquanto doença neurodegenerativa, esta doença está intimamente associada ao
envelhecimento da população pelo que, sendo o distrito do Bragança marcado pelo
envelhecimento demográfico, urge a implementação de medidas de apoio a doentes e famílias.
A doença de Parkinson constitui uma das doenças neurodegenerativas mais frequentes e que, invariavelmente, vai afetar a qualidade de vida do doente e da família. Segundo a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (s/d) existem em Portugal entre 18 a 20 mil doentes de Parkinson, sendo que, as pessoas que vivem com a doença vão necessitar de um apoio continuado e de respostas sociais e de saúde que contribuam para a manutenção ou melhoria do seu bem-estar e da qualidade de vida individual e familiar. No âmbito do projeto NEUROQUALYFAM, submetido pela Universidade de Salamanca, tendo como
parceiros: em Espanha, a Gerencia Regional de Salud de Castilla e León, a Agrupación estratégica innovadora (AEI) Clúster SIVI: Soluciones innovadoras para la vida independiente, a Deputación Provincial de Salamanca. Em Portugal, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a
ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento. Aprovado no “Programa de Cooperação Transfronteiriça, Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020”, com o código 0541_NEURO_QUALYFAM_6_E e, com o objetivo de conhecer a prevalência de diagnósticos ativos da Doença de Parkinson no distrito de Bragança desenvolveu-se o presente estudo. Estudo epidemiológico descritivo simples, com recurso a dados fornecidos pela Unidade Local de Saúde do Nordeste
(ULSNE-EPE) relativos ao ano de 2019. No ano em questão existiam 659 diagnósticos ativos de Doença de Parkinson no distrito de Bragança, sendo mais prevalentes a partir dos 65 anos de idade e no sexo feminino. O concelho com maior prevalência de diagnósticos ativos foi o de Freixo de Espada à Cinta (1,33%) enquanto que os concelhos de Mirandela e Mogadouro foram os que registam menores valores (0,39% cada). No distrito verificou-se uma prevalência global de 0,53%. Enquanto doença neurodegenerativa, a doença de Parkinson está intimamente associada ao envelhecimento da população pelo que, sendo o distrito do Bragança marcado pelo envelhecimento demográfico, urge a implementação de medidas de apoio a doentes e famílias.
A evolução científico-tecnológica que caracteriza o século XXI coloca à escola, em
particular ao ensino de ciências, o desafio de promover nos alunos, desde cedo, competências
de conhecimento, mas também de exigência e de cidadania. Pretende-se, por exemplo, que
desenvolvam o raciocínio, a resolução de problemas, o pensamento crítico e criativo, mas
também a responsabilidade, a autonomia, a cooperação que os ajudará na solução de problemas
do quotidiano. É com base nestas premissas que admitimos a importância dos alunos realizarem
atividades experimentais que permitam confrontar as conceções prévias com a observação e
encontrar explicações a partir das variáveis em confronto. É igualmente importante a
possibilidade de generalizar para situações afins e de aplicar o conhecimento em situações
novas. Acreditamos que uma aprendizagem contextualizada, desafiadora e significativa, como
aquela que se concretiza na realização experimental, contribui para a formação de sujeitos
esclarecidos e atuantes socialmente. Admitimos também que dada a importância do manual
escolar no processo de ensino/aprendizagem, reconhecida pelos intervenientes no processo
educativo (Martins, 2011; Fernandes & Pires, 2013), se torna fundamental que apresente
experiências que estimulem os alunos. Investigaram-se manuais de CN, 4º ano do Ensino
Fundamental, para perceber que atividades experimentais sugerem, como estão organizadas e
são exploradas. Consideraram-se os 18 manuais selecionados pelas 5.438 escolas públicas dos
497 municípios do estado Rio Grande do Sul, Brasil. É uma investigação de natureza
essencialmente qualitativa que tem como principal técnica de recolha de dados a análise
documental. O principal objetivo da comunicação é dar a conhecer o Instrumento de Análise.
Previa 5 tipos de experiências: Ilustrativas (de confirmação, para reforço do conhecimento);
Para observar o que acontece (de aquisição, para obtenção de conhecimento); POCEA (prever,
observar, comparar, explicar, aplicar) com guião e POCEA sem guião (de aquisição e
desenvolvimento, para obtenção e (re)construção conceptual e evolução do raciocínio);
Investigativas (de desenvolvimento, para evolução conceptual, do raciocínio e resolução de
problemas). Dos 155 episódios encontrados, 40 referem atividades Ilustrativas, 29 Para
observar o que acontece e 86 POCEA com guião, sendo necessário que os manuais contemplem
POCEA sem guião e investigativas, como reforço substancial da aprendizagem/
desenvolvimento dos alunos.
A formação contínua permite a capacitação de professores relativamente ao uso de diferentes metodologias de ensino e necessita de ser oferecida frequentemente a nível local. Devem ser abordadas metodologias de aulas práticas que levem os alunos a questionar, refletir, interagir com outros alunos e com o professor, responder a questões que os levem a manifestar ideias prévias, confrontar opiniões, de forma que a atividade prática experimental possa criar nos alunos o desafio intelectual que os mantenham interessados em querer compreender fenómenos, relacionar situações, desenvolver interpretações, elaborar previsões. Foi neste contexto, e a partir da análise realizada ao programa de Biologia da 12.a classe de Moçambique, que se constatou que existe uma abordagem indireta de assuntos relacionados com a microbiologia. No entanto, o respetivo manual escolar apresenta uma abordagem direta e explícita. Assim, na unidade “Citologia”, no tema Fermentação alcoólica é referido que esta ocorre nas leveduras e noutros microrganismos, apresentando um guião experimental com procedimentos muito formatados sem um envolvimento reflexivo por parte do aluno na sua execução, e com esquemas de atividades experimentais utilizando material laboratorial convencional, inacessível em países com carência de materiais nas escolas como é o caso de Moçambique. Estes factos motivaram-nos a avançar com a elaboração de um guião experimental para o professor, e outro guião para o aluno, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem e adaptados à realidade de Moçambique. Os guiões foram validados numa formação com 10 professores de Biologia do ensino secundário geral de Nampula, realizada durante 7 horas no Laboratório de Biologia e Química da Universidade Rovuma. Os resultados demonstraram a adequação e exequibilidade dos materiais de fácil acesso utilizados. No fim da formação, os professores responderam a um questionário e consideraram que o material usado na atividade experimental pode ser encontrado facilmente e torna as atividades de fácil execução. Consideraram que a formação foi muito positiva e que terá um impacto na forma como podem abordar este assunto na sala de aula e na aprendizagem dos alunos. Esta atividade experimental também ajudará os alunos a compreenderem as leveduras como seres vivos e a reconhecerem a sua importância para o Homem, permitindo um aumento da sua literacia em microbiologia.
A grande produção de resíduos urbanos e a falta de consciencialização pública
ambiental provocam consequências nefastas para o meio ambiente e para o homem. A nível
internacional, a solução encontrada passou pela definição de metas e objetivos, para que os
países atinjam padrões ecológicos, quer económica e social, quer ambientalmente. A
estratégia assenta na transição para um modelo de Economia circular, por oposição a um
modelo linear, onde se coloca em questão a noção de fim de vida dos produtos e se introduz
o prolongamento do seu uso, através da reutilização e restauração. Esta transição depende
da interação entre o cidadão e os Sistemas de Gestão de Resíduos, que para além do normal
processo de recolha, tratamento e deposição são, ainda, responsáveis pela divulgação e
consciencialização da área ambiental. Considerando, precisamente, o exemplo de tentativas
de promoção de uma maior consciencialização pública e da adoção de comportamentos
mais sustentáveis, este artigo visa avaliar o impacto da implementação de ações de
educação e sensibilização para uma Economia circular, promovidas pela Resíduos do
Nordeste, EIM, SA., tendo como unidade de análise os 13 municípios que a integram. Para
o efeito foi adotada uma abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por
questionário, sendo que os principais resultados parecem indicar um efetivo conhecimento
e consciencialização dos municípios participantes nas ações. Com este artigo, espera-se,
assim, contribuir para o fortalecimento do modelo de EC.
A sociedade do conhecimento carece de capital humano e o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimento. A proliferação da indústria exigiu que fosse formado um conjunto de trabalhadores aptos a exercerem atividades fabris de modo ordenado, disciplinado e servil. Assim, ao longo do tempo, os capitalistas entenderam que a eficiência da produção dependia da organização escolar e dos processos educativos. Desse modo, o objetivo do presente artigo é investigar a relação trabalho-escola, delinear o contexto econômico neoliberal e a organização dos sistemas de ensino do Brasil e de Portugal. Dentre os resultados constatou-se que o Brasil e Portugal oferecem doze anos de escolaridade e que dividem o ensino em básico, secundário e superior; o que reflete a necessidade de formação de trabalhadores para a sociedade de mercado. O Brasil oferece educação pré-escolar e educação básica, obrigatória e gratuita, dos 4 aos 17 anos de idade e Portugal oferta educação básica e obrigatória dos 6 aos 18 anos de idade, cessando a obrigatoriedade ao completar 12 anos de estudo ou aos 18 anos de idade. Em termos de educação de jovens e adultos o Brasil oferece ensino gratuito, algo não evidente na legislação portuguesa. Observou-se que a equivalência educacional possibilita matrículas de brasileiros no sistema de ensino português com flutuações migratórias ao longo dos anos e que existe a bifurcação encontrada no referencial teórico: ensino fundamental/básico voltado ao mínimo necessário para inserção no mercado de trabalho, com relação implícita, e ensino médio/secundário com relação direta ao trabalho.
Based on the reading and analysis of the literary work: Olifaque- uma
farsa em emigrês, by the scientist and writer João Magueijo, we intend to reflect on
the experience of “Portugality” abroad, specifically in Canada. The narrative is
written according to the “language” that the author heard and spoke in the Portuguese
community living in this country, having lived there from 2005 to 2007. We will
focus on some specific cultural and linguistic points, highlighted by the author in the
construction of the characters and intrigue of the novel. In our theoretical reflection,
we based ourselves in the researcher Eduardo Mayone Dias, professor, pedagogue,
philologist, literary scholar and “chronicler of America”, one of the most prestigious
names in the world of letters of the Portuguese dispersion in North America, who
uses the term “emigrês” to define an established lingua franca that no one studies.
We will base ourselves on the work: Falares emigreses-uma abordagem ao seu
estudo, in which he describes and reflects on the curious and diversified linguistic
world of the portuguese people abroad, dealing with special attention the case of the
Portuguese community established in Canada. We will show how, through this novel, Magueijo builds a narrative whose characters reveal traces of racism,
xenophobia, and sexism, called by the author himself as "farce", which leads us as
readers to ask whether Gil Vicente felt the same reactions when representing his
plays in 16th-century Portugal, also characterized by popular expressions typical of
the Portuguese at that time. If the playwright appropriated the way it was spoken at
the time, so does the scientist and writer João Magueijo, in this "portrait", made with
exquisite humor, of our compatriots who live in Canada, a community that he
certainly knows well, we think, for having lived there with many of the characters of
this Olifaque.
Based on the reading and analysis of the literary work: Olifaque- uma farsa em
emigrês, by the scientist and writer João Magueijo, we intend to reflect on the experience
of “Portugality” abroad, specifically in Canada. The narrative is written according to the
“language” that the author heard and spoke in the Portuguese community living in this
country, having lived there from 2005 to 2007. We will focus on some specific cultural and
linguistic points, highlighted by the author in the construction of the characters and intrigue
of the novel. In our theoretical reflection, we based ourselves in the researcher Eduardo
Mayone Dias, professor, pedagogue, philologist, literary scholar and “chronicler of
America”, one of the most prestigious names in the world of letters of the Portuguese
dispersion in North America, who uses the term “emigrês” to define an established lingua
franca that no one studies. We will base ourselves on the work: Falares emigreses-uma
abordagem ao seu estudo, in which he describes and reflects on the curious and diversified
linguistic world of the portuguese people abroad, dealing with special attention the case of
the Portuguese community established in Canada. We will show how, through this novel,
Magueijo builds a narrative whose characters reveal traces of racism, xenophobia, and
sexism, called by the author himself as "farce", which leads us as readers to ask whether Gil Vicente felt the same reactions when representing his plays in 16th-century Portugal,
also characterized by popular expressions typical of the Portuguese at that time. If the
playwright appropriated the way it was spoken at the time, so does the scientist and writer
João Magueijo, in this "portrait", made with exquisite humor, of our compatriots who live
in Canada, a community that he certainly knows well, we think, for having lived there with
many of the characters of this Olifaque
Books for childhood are presented as essential pedagogical tools for the
development of different values, attitudes and behaviors that are important in the education
ofchildren, becoming aware of the demands of living in society. This research work follows
a qualitative approach centered on a comparative analysis of scientific articles that
supported the project entitled "O que farei com estes livros?" developed within the scope
of the curricular unit: Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico. The project has
as objectives (i) to work two literature works for childhood, within a textual corpus
provided by the teacher; (ii) to realize the importance of reading these texts in full; (iii) to
value the role of family and teachers/schools as reading mediators; (iv) to develop some
plans based on these works. The chosen books were: Sou especial porque sou eu! by Ann
Meek and Sarah Massini (2006) and O meu livro é um navio by José Fanha and Maria
Abreu (2019). We reached the following conclusions: (i) the concept of Literature for
Childhood and the concept of Children were historically re-elaborated; (ii) the literary
gender album ought be fully read in Elementary School; (iii) educating to read and to write is a fundamental and essential requirement in the child's life, with the family and
teachers/schools having an essential role as mediators of these skills; (iv) the planning
moment must be particularly valued, allowing the first readers to have early contact with
books, as pedagogical instruments that facilitate literary and civic education.
Com base na leitura e análise da obra literária: Olifaque- uma farsa em emigrês, da autoria do cientista e escritor João Magueijo, pretendemos refletir sobre a experiência da “portugalidade” no estrangeiro, mais concretamente no Canadá. A narrativa é grafada segundo a “língua” que o autor ouviu e falou na comunidade portuguesa a residir neste país, tendo aí residido de 2005 a 2007. Debruçar-nos-emos sobre algumas questões culturais e linguísticas específicas, evidenciadas pelo autor na construção das personagens e intriga do romance. Na nossa reflexão, ancoramo-nos teoricamente no investigador Eduardo Mayone Dias, professor, pedagogo, filólogo, estudioso da literatura e “cronista da América”, um dos nomes mais prestigiados no mundo das letras da diáspora portuguesa na América do Norte, que usa o termo “emigrês” para definir uma língua franca estabelecida que ninguém estuda. Basear-nos-emos na obra: Falares emigreses-uma abordagem ao seu estudo, em que ele descreve e reflete sobre o curioso e diversificado mundo linguístico dos portugueses na diáspora, tratando com especial acuidade o caso da comunidade portuguesa estabelecida no Canadá. Evidenciaremos, como através deste romance, Magueijo constrói uma narrativa cujas personagens revelam laivos de racismo, xenofobia e sexismo, denominada pelo próprio autor como “farsa”, que nos leva como leitores a perguntar se Gil Vicente terá sentido as mesmas reações aquando da representação das suas peças no Portugal quinhentista, também elas caraterizadas pelas expressões populares próprias dos portugueses dessa época. Se o dramaturgo se apropriou do modo como se falava na altura, o mesmo faz o cientista e escritor João Magueijo, nesta “fotografia”, feita com requintes de humor, dos nossos compatriotas que vivem no Canadá, uma comunidade que conhece bem, certamente, pensamos, por lá ter convivido com muitas das personagens deste Olifaque.
De forma geral, a pandemia estimulou a mudança em todos os setores, empresas e suas partes interessadas, fomentando a criatividade, impulsionando o digital, repensando os modelos de negócio e, consequentemente, adotando um posicionamento mais competitivo. Demorar a adquirir esta atitude de mudança, traduzir-se-á em tempo perdido para experimentar os efeitos da mudança. Por conseguinte, os efeitos pandémicos vivenciados aceleraram a necessidade iminente de qualificar as Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente as microempresas, para reforçar a sua competitividade e a sua capacidade de resposta no mercado global. Nesta perspetiva, procedeu-se a um estudo de caso, que incidiu em três empresas da cidade de Bragança, sendo duas delas do setor do Turismo, um dos mais afetados pelos efeitos da pandemia. O estudo baseou-se na observação participante e relatórios de diagnóstico de uma consultora, com vista a aplicar métodos de gestão
adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas da estratégia, produção, logística, marketing e vendas, recursos humanos e tecnologias digitais. A crescente relevância dos recursos de base tecnológica, nomeadamente, a Internet e as redes sociais como canal de comunicação, informação e comercialização, acautelando problemas de natureza financeira, aumentando a resiliência e o crescimento dos negócios, para além do desenvolvimento de processos de gestão mais adequados às exigências atuais do mercado, foram alguns dos aspetos identificados. Com base nesta análise e em entrevistas, foram identificadas as necessidades formativas de forma a encaminhar empresários e colaboradores para os conteúdos que lhe são mais úteis. O modelo de intervenção baseou-se no ciclo PDCA (PLAN - DO - CHECK - ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas e garantindo a constante monitorização do processo. Este processo de identificação e exploração de soluções inovadoras, novas e diferenciadoras no mercado, que transforma o conhecimento técnico e científico numa ferramenta geradora de valor, enquadra-se no âmbito do “empreendedorismo de base tecnológica” e vai ao encontro das necessidades reais. De acordo com a observação realizada, tanto em entrevistas com os empresários, como na análise das redes sociais, mostrou um crescimento da visibilidade da empresa no exterior e o surgimento de novos produtos e formas de promover os negócios. Constatou-se também um aumento significativo dos níveis de satisfação no seio da empresa.
De forma geral, a pandemia estimulou a mudança em todos os setores, empresas e suas partes interessadas, fomentando a criatividade, impulsionando o digital, repensando os modelos de negócio e, consequentemente, adotando um posicionamento mais competitivo. Os efeitos pandémicos vivenciados aceleraram a necessidade iminente de qualificar as Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente as microempresas, para reforçar a sua competitividade e a sua capacidade de resposta no mercado global. Nesta perspetiva, procedeu-se a um estudo de caso, que incidiu em três empresas da cidade de Bragança, sendo duas delas do setor do Turismo, um dos mais afetados pelos efeitos da pandemia. O estudo baseou-se na observação participante e relatórios de diagnóstico de uma consultora, com vista a aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas da estratégia, produção, logística, marketing e vendas, recursos humanos e tecnologias digitais. Com base nesta análise e em entrevistas, foram identificadas as necessidades formativas de forma a encaminhar empresários e colaboradores para os conteúdos que lhe são mais úteis. As propostas para responder às necessidades identificadas enquadraram-se no âmbito do modelo de intervenção PDCA (Plan – Do – Check – Act) e do empreendedorismo de base tecnológica. Os resultados mostraram um crescimento da visibilidade da empresa no exterior e o surgimento de novos produtos e formas de promover os negócios. Constatou-se também um aumento significativo dos níveis de satisfação no seio da empresa.
If someone presents you the challenge - Look around! Where do you see
mathematics? - and invite you to express your vision in photographic form, what aspects
would you choose to photograph? That was the challenge launched to the educational
community of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, Portugal,
and that gave rise to the photography exhibitions "Mathematics in the city of Bragança",
"Mathematics in IPB" and "Mathematics of my country", held respectively in the academic
years 2014/15, 2015/16 and 2019/20. In this document, in addition to contextualizing the
procedures associated with the events, we present a mathematical route through Terras de
Trás-os-Montes, with a particular focus on the city of Bragança, based on a selection of
photographs from the various exhibitions. We will also discuss the pedagogical potential
of this type of event, both for possible use for classroom tasks and to promote the
community's mathematical literacy. It should be not that, in addition to stimulating the
creative spirit and communication through images, the exhibitions allow us to highlight the
importance of mathematics in the world around us and lead visitors to remember some
mathematical concepts. They are, therefore, a way to demystify the idea that "mathematics
is only for a few" and to raise awareness of the relevance of talking about mathematics in a completely informal environment, as a subject that can be debated in any circumstance
as happens with music, literature and other arts.
If someone presents you the challenge - Look around! Where do you see mathematics? - and invite you to express your vision in photographic form, what aspects would you choose to photograph? That was the challenge launched to the educational community of the School of Education of the Polytechnic Institute of
Bragança, Portugal, and that gave rise to the photography exhibitions "Mathematics in the city of Bragança", "Mathematics in IPB" and "Mathematics of my country", held respectively in the academic years 2014/15, 2015/16 and 2019/20. In this communication, in addition to contextualizing the procedures associated with the
events, we intend to present a mathematical route through Terras de Trás-os-Montes, with a particular focus on the city of Bragança, based on a selection of photographs from the various exhibitions. We will also discuss the pedagogical potential of this type of event, both for possible use for classroom tasks and to promote the community's mathematical literacy. It should be not that, in addition to stimulating the creative spirit and communication through images, the exhibitions allow us to highlight the importance of mathematics in the world around us and lead visitors to remember some mathematical concepts. They are, therefore, a way to demystify the idea that "mathematics is only for a few" and to raise awareness of the relevance of
talking about mathematics in a completely informal environment, as a subject that can be debated in any circumstance as happens with music, literature and other arts.
In the scope of the curricular unit Initiation to professional practice-2-
IPP-2-, 3rd year subject of the Degree in Basic Education, of a Higher Education
institution in the North of Portugal, which allows students to come into contact with
diversified educational realities, which range from the kindergarten to the 2nd Cycle
of Basic Education, students expressed the need to deepen their knowledge of the
poetic text of potential children's reception, as well as to know pedagogical strategies
to approach it. This need was particularly manifested in students who had attended
the educational degree of the 1st Cycle of Basic Education, since in the different
institutions belonging to this cycle, in which they trained, this was the least valued
modality of text to approach children. Aware of the importance and the linguistic,
semantic and pragmatic specificities of Poetry and supported by authors who have
focused on this literary mode (Silva, 2018; Siméon, 2015), we present some poetic
texts with potential, for children and youth, as well as some pedagogical strategies
that will certainly allow for motivating and diversified approaches to working this
textual modality and, above all, will allow children to affectively approach their
particular phonic, prosodic and semantic potential.
In the scope of the curricular unit Initiation to professional practice-2- IPP-2-,
3rd year subject of the Degree in Basic Education, of a Higher Education institution in the
North of Portugal, which allows students to come into contact with diversified educational
realities, which range from the kindergarten to the 2nd Cycle of Basic Education, students
expressed the need to deepen their knowledge of the poetic text of potential children's
reception, as well as to know pedagogical strategies to approach it. This need was
particularly manifested in students who had attended the educational degree of the 1st
Cycle of Basic Education, since in the different institutions belonging to this cycle, in which
they trained, this was the least valued modality of text to approach children. Aware of the
importance and the linguistic, semantic and pragmatic specificities of Poetry and supported
by authors who have focused on this literary mode (Silva, Siméon et al.), we present some
poetic texts with potential, for children and youth, as well as some pedagogical strategies
that will certainly allow for motivating and diversified approaches to working this textual
modality and, above all, will allow children to affectively approach their particular phonic,
prosodic and semantic potential.
In-service training allows for the empowerment of teachers in the use of
different teaching methodologies and needs to be offered often at the local level.
Methodologies of practical classes must lead students to question, reflect, interact
with other students and the teacher, and answer questions that lead them to express
previous ideas and confront opinions. Therefore, experimental practical activity can
create in students should address the intellectual challenge that keeps them interested
in understanding phenomena, relating situations, developing interpretations, and
making predictions. From the analysis of the Mozambican 12th-grade Biology
program, it was found that there is an indirect approach to issues related to
microbiology. However, the respective school manual presents a direct and explicit
approach. Thus, in the unit "Cytology", in the topic Alcoholic fermentation, it is
mentioned that it occurs in yeasts and other microorganisms, presenting an
experimental script with very formatted procedures without a reflective involvement
on the part of the student in its execution, and with schemes of experimental activities
using conventional laboratory material, inaccessible in countries with a lack of
materials in schools as Mozambique. These facts motivated us to proceed with the
elaboration of an experimental guide for the teacher, and another guide for the
student, promoting the active participation of students in the teaching-learning
process and adapted to the reality of Mozambique. The scripts were validated in a
training course with 10 Biology teachers from the general secondary education of
Nampula, held for 7 hours at the Laboratory of Biology and Chemistry at Rovuma
University. The results demonstrated the suitability and feasibility of the easily
accessible materials used. At the end of the training, teachers answered a
questionnaire and considered that the material used in the experimental activity could
be found easily, making the activities easy to carry out. They felt that the training
was very positive and that it would impact how they can approach this issue in the
classroom and on student learning. This experimental activity will also help students
understand yeasts as living beings and recognise their importance for humans,
increasing students' microbiology literacy.
It's common for the governments to set political initiatives to lure doctors to
deprived areas. However, these policies do not always reach their wanted results. Their
success depends on the process of development and implementation. In this sense, policy
makers should carefully consider which are the policy goals, mechanisms of influence, and
target doctors. Therefore, this article aims to answer to the following research question:
Which are the attractiveness factors for the establishment of interns with specific training
in deprived areas, specifically in the Northeast Local Health Unit, E.P.E. (ULSNE)? The
main assumption aims to understand the attractiveness factors, intrinsic and extrinsic, for
the establishment of internal doctors, who are attending specialized training in this deprived
area, to understand what would motivate them, after the end of their training, to remain in
the deprived area for the exercise of medical practice. The answer to this research question
intends to contribute to the development and implementation of more appropriate public
policies to correct the imbalances in the geographical distribution of doctors. The
information gathered through the semi structured interviews allowed us to verify that
intrinsic and extrinsic factors contribute to the choice made by internal doctors with
ULSNE specific training of the area for medical practice. It also verified the reduced impact
that the incentives granted by the Government have in relation to the decision of the internal
doctors to stay in ULSNE, or in another deprived area, showing the need for reformulation
of the incentives policy.
Neste artigo apresenta-se parte do processo de ação pedagógica realizada na
Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudo do curso de Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Optou-se por seguir uma
linha investigativa incluindo a temática do uso de recursos didáticos na abordagem aos
conteúdos inerentes à área do conhecimento do mundo. Partiu-se da ideia de que os
recursos didáticos, utilizados nos mais diversos contextos educativos, são fundamentais
para a construção de conhecimento sobre o mundo. A utilização de imagens, vídeos,
cartazes, mapas e atividades práticas, por exemplo, facilita o entendimento, a análise e a
interpretação por parte das crianças. Ao longo da PES, tentou perceber-se de que forma os
vários recursos didáticos podem sustentar e contribuir positivamente para a aprendizagem
das crianças e, consequentemente para o conhecimento do mundo que as rodeia.
Desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, com um grupo de vinte e uma
crianças da Educação Pré-Escolar com idades de três, quatro, cinco e seis anos. Recorreuse
à observação participante, notas de campo e grelha de observação. A análise dos dados
indica que a manipulação e utilização de vários recursos didáticos leva a que haja uma
maior motivação e empenho na realização das atividades, contribuindo para aprendizagens
significativas em diferentes áreas de conhecimento.
No contexto organizacional atual, o papel da informação contabilística é considerado crucial, enquanto elemento facilitador e relevante do processo de tomada de decisão (Botchway & Rashedi, 2020). Informação contabilística mais completa e relevante deve ser reunida e avaliada de forma a ajudar os gestores/empresários a tomarem decisões mais informadas (Nyathi et al., 2018), que reflitam o desempenho e a posição financeira de uma entidade e mostrem o uso dos recursos económicos obtidos de investidores e credores na geração de fluxos de caixa líquidos (Botchway & Rashedi, 2020). Com efeito, as principais fontes de informação contabilística correspondem às demonstrações financeiras (DF), que devem possuir um conjunto de características qualitativas que facilitem a avaliação da utilidade dos relatórios financeiros e, consequentemente, elevem a informação a um alto nível de qualidade (Herath & Albaqi, 2017), ajudando gestores e outras partes interessadas a obterem um melhor entendimento de muitos aspetos financeiros
das empresas (Vanauken et al., 2017). Neste sentido, o presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de estudar a utilidade atribuída à informação contabilística na perspetiva dos gestores/empresários das empresas do concelho de Marco de Canaveses adotando-se, para o efeito, uma metodologia quantitativa com recurso ao inquérito por questionário para a obtenção de dados e, posteriormente, à folha de cálculo do Microsoft Excel e ao software estatístico IPB SPSS (versão 26) para o seu tratamento. Tendo por base os questionários enviados às empresas ativas e com informação de contacto do concelho de Marco de Canaveses presentes na base de dados SABI, foi possível obter uma amostra de 15 empresas, sendo esta pouco representativa da população. Quanto aos resultados obtidos, a análise descritiva permitiu concluir que a informação contabilística é analisada mensalmente e considerada imprescindível, mesmo num cenário de não obrigatoriedade; que os gestores, financiadores, investidores e Governo são os utentes que maior importância atribuem às DF, em particular ao balanço e demonstração dos resultados, com a finalidade de tomarem decisões de investimento, financiamento, distribuição de resultados e prestação de contas. Por sua vez, ao contrário do esperado segundo a literatura, os resultados da análise inferencial resultantes da aplicação de testes da correlação ordinal de Spearman, não se revelaram estatisticamente significativos
para permitirem afirmar existir relação entre a importância atribuída às DF e as variáveis relacionadas com as caraterísticas individuais do gestor/empresário e com as caraterísticas da empresa
No âmbito da unidade curricular Iniciação à prática profissional-2- IPP-2- cadeira do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal, que permite o contacto dos discentes com realidades educativas diversificadas, que englobam da Creche ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, os estudantes manifestaram necessidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o texto poético de potencial receção infantil, bem como de conhecer estratégias pedagógicas para o abordarem. Esta necessidade manifestou-se com particular acuidade nos estudantes que haviam frequentado o contexto educativo de 1.º Ciclo do ensino Básico, uma vez que nas diferentes instituições pertencentes a este ciclo, em que os mesmos estagiaram, esta era a modalidade textual menos valorizada e trabalhada. Cientes da importância e das especificidades linguísticas, semânticas e pragmáticas da Poesia, sustentados em autores que se têm debruçado sobre esse modo literário (Silva, 2018; Siméon, 2015), apresentamos alguns textos poéticos de potencial receção infantojuvenil, bem como algumas estratégias pedagógicas que, decerto, permitirão abordagens motivadoras e diversificadas para trabalhar esta modalidade textual e, sobretudo, permitirão aproximar afetivamente as crianças das suas particulares potencialidades fónicas, prosódicas e semânticas.
No âmbito da unidade curricular Iniciação à prática profissional-2- IPP-2-, cadeira do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal, que permite o contacto dos discentes com realidades educativas diversificadas, que englobam da Creche ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, os estudantes manifestaram necessidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o texto poético de potencial receção infantil, bem como de conhecer estratégias pedagógicas para o abordarem. Esta necessidade manifestou-se com particular acuidade nos estudantes que haviam frequentado o contexto educativo de 1.º Ciclo do ensino Básico, uma vez que nas diferentes instituições pertencentes a este ciclo, em que os mesmos estagiaram, esta era a modalidade textual menos valorizada e trabalhada.
Cientes da importância e das especificidades linguísticas, semânticas e pragmáticas da Poesia, sustentados em autores que se têm debruçado sobre esse modo literário ( Silva, Siméon et al.), apresentamos alguns textos poéticos de potencial receção infantojuvenil, bem como algumas estratégias pedagógicas que, decerto, permitirão abordagens motivadoras e diversificadas para trabalhar esta modalidade textual e, sobretudo, permitirão aproximar afetivamente as crianças das suas particulares potencialidades fónicas, prosódicas e semânticas
O papel da informação contabilística é, no contexto atual, crucial enquanto
elemento facilitador e relevante do processo de tomada de decisão, pelo que informação
mais completa e relevante deve ser reunida e avaliada para ajudar a tomar decisões mais
informadas. Com efeito, as principais fontes de informação contabilística, as
demonstrações financeiras (DF), devem possuir um conjunto de características qualitativas
que elevem a informação a um alto nível de qualidade e facilitem a sua avaliação. Neste
sentido, o presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de estudar a utilidade atribuída
à informação contabilística na perspetiva dos gestores/empresários das empresas do
concelho de Marco de Canaveses. Para lhe dar resposta adotou-se uma metodologia
quantitativa com recurso ao inquérito por questionário, enviado às empresas ativas e com
informação de contacto na base de dados SABI. Foi possível obter uma amostra de 15
empresas, pelo que pouco representativa da população. Os resultados da análise descritiva
permitiram concluir que a informação contabilística é analisada mensalmente e considerada
imprescindível, mesmo num cenário de não obrigatoriedade, e que os gestores,
financiadores, investidores e Governo são os utentes que maior importância lhe atribuem,
particularmente ao balanço e demonstração dos resultados. Por sua vez, e ao contrário do
esperado segundo a literatura, os resultados da análise inferencial, resultantes da aplicação
de testes de correlação ordinal de Spearman, não se revelaram estatisticamente
significativos para permitirem afirmar existir relação entre a importância atribuída às DF e
as variáveis relacionadas com as caraterísticas individuais do gestor/empresário e com as
caraterísticas da empresa.
O presente livro contém os artigos das comunicações (orais e em poster) enviados e apresentados no
III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021), organizado
pelo Instituto Politécnico de Bragança, através da sua Escola Superior de Educação de Bragança e em
parceria com a Câmara Municipal de Bragança, nos dias 14 e 15 de outubro de 2021.
O LUSOCONF2021 continuou a ser um espaço de encontro e de reflexão, de partilha de saberes e
também de vivências (porque, afinal, a língua vive e vive-se) sobre a Língua Portuguesa no mundo e
sobre uma multiplicidade de temáticas que se refletem e concretizam nos vários eixos temáticos
propostos. Valorizando um olhar plural, o LUSOCONF continuará a construir-se como um Encontro
Internacional aberto a uma multiplicidade de intervenções, trazendo ao diálogo áreas frequentemente
afastadas.
Agradecemos muito sinceramente aos conferencistas convidados os quais asseguraram a este
encontro internacional uma diversidade de perspetivas, celebrando a multiculturalidade que nos
enriquece e afirmando a vontade de vivermos em comum, ancorados no desejo de (nos)
conhecer(mos) e no espírito de cooperação, como condições para um mundo mais humano. Desde
abordagens que se centram na problemática da língua portuguesa e dos seus usos, a reflexões de
natureza geopolítica sobre relações entre Portugal e a China, passando pelo discurso das artes e o seu
papel interventivo na configuração do mundo, temos como discussão de referência a problemática do
desenvolvimento do mundo lusófono, a partir de dois focos essenciais: a saúde e a alimentação.
Promovendo esta abrangência, o LUSOCONF assume como relevante o diálogo entre o discurso
académico e o mundo das artes num compromisso ético conjunto de valorização e desenvolvimento
do mundo lusófono. Ao colocar este mundo lusófono numa indelével abertura ao multiculturalismo,
apela-se à reflexão, com profunda seriedade, sobre a diversidade dos problemas humanos e naturais,
fortalecendo a esperança de que o projeto lusófono, mais do que uma miragem (para usarmos um
termo lourenciano), se consolide como efetiva rede – por isso sem centro nem periferias – em
interação com a rede global. Valorizando a confraternidade que nos é conferida, antes de mais, pela
partilha da língua portuguesa, tem de nos unir o reconhecimento e a clara aceitação de que somos
legitimamente diferentes.
Os investigadores da língua portuguesa e os que se debruçam sobre os problemas referentes ao seu
ensino, bem como todos aqueles que se dedicam a áreas de relevância no âmbito das relações
lusófonas, como: educação, cultura, literatura, artes, história, geografia, política, direito, economia,
gestão, marketing, contabilidade, agricultura, turismo, ambiente, saúde e desenvolvimento
sustentável, foram convidados a submeter trabalhos de reflexão e de investigação ao LUSOCONF2021. A diversidade e a qualidade dos textos selecionados que agora se publicam constituem evidência da
abrangência deste Encontro Internacional no qual se cruzam múltiplos olhares no mesmo desígnio de
pensar, com rigor e profundidade, a lusofonia e os seus problemas, bem como as oportunidades de
incremento das relações lusófonas.
A finalizar esta breve nota de apresentação, a Comissão Organizadora agradece aos conferencistas
convidados, a todos os investigadores e demais participantes no LUSOCONF2021.
O uso adequado da informação financeira permite tomar decisões mais acertadas, com os consequentes impactos no desempenho das empresas. É neste âmbito que se desenvolve este artigo, mais concretamente na utilidade da informação financeira na perspetiva dos Contabilistas Certificados (CC), com o objetivo de identificar a existência de relação entre a perceção de utilidade e os fatores limitativos da sua utilização e entre estes fatores e os que conduzem ao insucesso empresarial. Com recurso a uma metodologia quantitativa, suportada no método do inquérito por questionário dirigido a uma amostra formada por CC, conseguindo apenas 23 respostas. Os resultados mostram que os gerentes não reconhecem os benefícios que a informação financeira pode aportar, que existe relação entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que contribuem para minimizar o seu impacto, entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que limitam a utilização da informação e, ainda, entre a produção de informação adicional e a importância atribuída às demonstrações financeiras.
Os impactos na sociedade/ambiente da evolução, da ciência e da tecnologia,
alguns positivos, mas outros fortemente negativos, trazem responsabilidades à escola, no
sentido de contribuir para a formação de alunos críticos e informados, capazes de
questionar e de debater os processos de construção da ciência/tecnologia. A realização de
atividades práticas/experimentais que promovam, não só a observação e a explicação com
base nos dados obtidos, mas que incitem à procura de soluções para situações afins,
desenvolvendo o pensamento crítico e autonomia, podem ser um bom meio para responder
ao desígnio anteriormente enunciado. Foi nessa perspetiva que se desenvolveu uma
investigação a manuais escolares, no sentido de perceber se propõem a realização de
atividades práticas/experimentais, como estão organizadas e exploradas. Consideraram-se
manuais escolares de Ciências Naturais, 4 º ano do Ensino Fundamental, a análise incluiu
18 manuais de 2019, no Rio Grande do Sul-Brasil. Utilizou-se um Instrumento de Análise
que previa 5 tipos de atividades práticas/experimentais: Ilustrativas (confirmação, para
reforço do conhecimento); Para observar o que acontece (aquisição, para obtenção de
conhecimento); POCEA com guião (prever, observar, comparar, explicar, aplicar) e
POCEA sem guião (aquisição e desenvolvimento, para obtenção, (re)construção conceptual
e evolução do raciocínio); Investigativas (desenvolvimento, para evolução conceptual,
raciocínio e resolução de problemas). Os dados obtidos apontam para a prevalência de
atividades POCEA com guião, ainda que na maior parte das propostas não esteja incluída
a etapa da aplicação. Dos 155 episódios, 40 referem-se a atividades Ilustrativas, 29
atividades Para observar o que acontece e 86 atividades POCEA com guião.
Os livros de potencial receção infantil apresentam-se como instrumentos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento de diversos valores, atitudes e comportamentos, importantes na construção de cidadãos conscientes do que é viver em sociedade (Azevedo, 2016). O presente trabalho de investigação seguiu uma linha de cariz qualitativo centrada numa análise comparativa de artigos científicos que apoiou o projeto intitulado “Que farei com estes livros?” desenvolvido, no âmbito da unidade curricular: Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, cadeira do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo em Ensino Básico O projeto teve como objetivos: (i) trabalhar duas obras de Literatura para a Infância, dentro de um corpus textual fornecido pela docente; (ii) perceber a importância da leitura integral destes textos; (iii) valorizar o papel da família e dos professores/escolas como mediadores de leitura; e (iiii) apresentar algumas planificações de atividades de dinamização de leitura com base nessas obras. Os livros escolhidos foram: Sou especial porque sou eu! de Ann Meek e Sarah Massini (2006) e O meu livro é um navio de José Fanha e Maria Abreu (2019).
Após consecução do projeto, chegámos às seguintes conclusões: (i) o conceito de literatura para a infância e o conceito de criança foram sendo historicamente reelaborados; (ii) a leitura integral do álbum é fundamental, no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) a família e os professores têm um papel essencial enquanto mediadores de competências lecto escritas ; (iiii) deve valorizar-se particularmente o momento de planificação, permitindo aos primeiros leitores o contacto precoce com os livros, enquanto instrumentos pedagógicos facilitadores de uma educação literária e cívica.
Os visitantes procuram experiências únicas e memoráveis que comprometem as
suas intenções comportamentais de revisitar o destino e de partilhar com terceiros, as
experiências vividas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar as
dimensões das experiências turísticas memoráveis dos estudantes internacionais do
Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que visitaram a cidade do Porto. A metodologia
adotada foi uma abordagem quantitativa, com aplicação de um inquérito por questionário
online, enviado, via email, para a base de dados dos estudantes internacionais do IPB,
matriculados no ano letivo 2018/2019, em duas línguas - português e inglês, e aplicado nos
meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Identificaram-se sete dimensões na revisão
de literatura (hedonismo; renovação; novidade; interação social; conhecimento;
significado; envolvimento) que foram avaliadas numa escala de concordância de tipo Likert
de sete pontos. Da análise das dimensões, verificou-se que as dimensões que mais
contribuem para a criação das experiências turísticas memoráveis são o hedonismo, a
renovação, a novidade, e o envolvimento. São exemplo destas dimensões a imagem da
cidade, os atrativos que a cidade possui, a população local, o facto de se sentirem bem
durante a viagem e de não esquecerem a experiência que tiveram. Conclui-se que os jovens
têm mais tendência para memorizar experiências que lhe proporcionem prazer, diversão e
entretenimento, seja a nível de culturas, idioma ou outro, e gostam de se envolver nas
atividades que realizam. A originalidade do estudo é identificar as dimensões, que
influenciam um público jovem, a criar experiências turísticas memoráveis.
Overall, the pandemic has stimulated change in all sectors, companies and
their stakeholders (entrepreneurs, employees, suppliers, partners and customers),
fomenting creativity, boosting the digital, rethinking business models and, consequently, adopting a more competitive positioning. Delay in acquiring this
attitude of change will translate into wasted time in experiencing the effects of
change. Therefore, the pandemic effects experienced accelerated the imminent need
to qualify Small and Medium Enterprises, namely microenterprises, to strengthen
their competitiveness and their capacity to respond in the global market. In this
perspective, a case study was carried out, which focused on three companies in the
city of Bragança, two of them in the Tourism sector, one of the most affected by the
effects of the pandemic. The study was based on participant observation and
diagnostic reports from a consultant, with a view to applying management methods
appropriate to the global context, focusing on the areas of strategy, production,
logistics, marketing and sales, human resources and digital technologies. The
growing relevance of technology-based resources, namely, the Internet and social
networks as a communication, information and marketing channel, avoiding
problems of a financial nature, increasing business resilience and growth, in addition
to the development of management processes more adequate to the current market
requirements, were some of the aspects identified. Based on this analysis and
interviews, training needs were identified to businessmen and employees to the
contents that are most useful to them. The intervention model was based on the
PDCA cycle (PLAN - DO - CHECK - ACT), respecting the logical ordering of these
stages and ensuring constant monitoring of the process. This process of identifying
and exploring innovative, new and differentiating solutions in the market, which
transforms technical and scientific knowledge into a value-generating tool, falls
within the scope of “technology-based entrepreneurship” and meets real needs.
According to the observation made, both in interviews with entrepreneurs and in the
analysis of social networks, it showed a growth in the company's visibility abroad
and the emergence of new products and ways to promote the business. There was
also a significant increase in the satisfaction levels within the company.
Overall, the pandemic has stimulated change in all sectors, companies, and their stakeholders, fomenting creativity, boosting the digital, rethinking business models and, consequently, adopting a more competitive positioning. The pandemic effects experienced accelerated the imminent need to qualify Small and Medium Enterprises, namely microenterprises, to strengthen their competitiveness and their capacity to respond in the global market. In this perspective, a case study was carried out, which focused on three companies in the city of Bragança, two of them in the Tourism sector, one of the most affected by the effects of the pandemic. The study was based on participant observation and diagnostic reports from a consultant, with a view to applying management methods appropriate to the global context, focusing on the areas of strategy, production, logistics, marketing and sales, human resources, and digital technologies. Based on this analysis and interviews, training needs were identified to businessmen and employees to the contents that are most useful to them. The proposals to respond to the identified needs fell within the scope of the PDCA intervention model (Plan – Do – Check – Act) and technology- based entrepreneurship. The results showed an increase in the company's visibility abroad and the emergence of new products and ways to promote the business. There was also a significant increase in the satisfaction levels within the company.
Portugal apresenta uma população cada vez mais envelhecida, com especial incidência na região de Trás-os-Montes, tendo tendência a aumentar significativamente nos próximos anos. Dada esta oportunidade de mercado, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a viabilidade económica e financeira da implementação de um lar de idosos no concelho de Macedo de Cavaleiros onde o índice de envelhecimento é de 364,1. Assim, com o presente trabalho pretende-se avaliar a criação de uma unidade de apoio à terceira idade, recorrendo, para além das metodologias tradicionais, à aplicação de metodologias de avaliação dinâmicas efetuando uma análise de sensibilidade e de cenários, bem como a utilização da simulação de Monte Carlo, para se obter o risco do referido investimento. Foi efetuado um plano de negócios, para o período previsional de 2022 a 2032 para uma oferta de 8 quartos individuais e 12 quartos duplos, totalizando 32 utentes em regime de internato, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Atendendo às exigências impostas pela Portaria n.º 67/2012 de 21 de março, para este tipo de investimento, o investimento apresenta um VAL de €222 961, com um custo do capital de 2,5%, uma TIR de 7,48% e um PRI de 9 anos e 10 meses, o que torna o projeto viável. No entanto, através da análise de sensibilidade, cenários e simulação de Monte Carlo verifica-se que o investimento está exposto a um risco considerável, nomeadamente a variações do preço das mensalidades.
Pretendemos refletir sobre a obra literária: Olifaque- uma farsa em emigrês, da autoria do cientista e escritor João Magueijo, escrita com base na sua experiência de vida no Canadá, tendo aí vivido de 2005 a 2007. A narrativa é grafada segundo a “língua” que ouviu e falou na comunidade portuguesa a residir neste país. Debruçar-nos-emos sobre a língua falada pela comunidade portuguesa radicada no Canadá e de como os falantes lusos aportuguesam o inglês que lhes chega pela via oral. Na nossa reflexão, ancoramo-nos teoricamente em Eduardo Mayone Dias, professor, investigador, pedagogo, filólogo, estudioso da literatura e “cronista da América”, um dos nomes mais prestigiados no mundo das letras da diáspora portuguesa na América do Norte, que usa o termo “emigrês” para definir uma língua franca estabelecida que ninguém estuda. Basear-nos-emos na obra: Falares emigreses-uma abordagem ao seu estudo, em que descreve e reflete sobre o curioso e diversificado mundo linguístico dos portugueses na diáspora. Olifaque apresenta através de uma galeria de personagens unidas por uma cultura e uma língua comum -o “portinglês”, o pulsar da vida de uma comunidade portuguesa canadiana.
Nas 250 páginas deste romance, encontraremos uma narrativa cujas personagens revelam laivos de racismo, xenofobia e sexismo, denominada pelo próprio autor como “farsa”, que nos leva, como leitores, a perguntar se Gil Vicente terá sentido as mesmas reações aquando da representação das suas peças no Portugal quinhentista, também elas caraterizadas pelas expressões populares próprias dos portugueses dessa época. Se o dramaturgo se apropriou do modo como se falava na altura, o mesmo faz o cientista e escritor João Magueijo, nesta “fotografia”, feita com requintes de humor, dos nossos compatriotas que vivem no Canadá, uma comunidade que conhece bem, certamente, pensamos, por lá ter convivido com muitas das personagens deste Olifaque.
Se lhe propusessem o desafio – Olha à tua volta! Onde é que vês matemática? –
e o convidassem a expressar esta sua visão na forma fotográfica, que aspetos escolheria
fotografar? Esse foi o repto lançado à comunidade educativa da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e que deu origem às mostras de
fotografia “A matemática na cidade de Bragança”, “A matemática no IPB” e a “Matemática
do meu país”, realizadas, respetivamente, nos anos letivos de 2014/15, 2015/16 e 2019/20.
Neste documento, para além de contextualizarmos os procedimentos associados aos
eventos, apresentamos um excerto de um percurso matemático por terras transmontanas,
com particular incidência na cidade de Bragança, a partir de uma seleção de fotografias das
várias mostras. Debateremos também o potencial pedagógico deste tipo de eventos, tanto
para possível aproveitamento para tarefas de sala de aula como para promover a literacia
matemática da comunidade. De realçar, que para além de estimularem o espírito criativo e
a comunicação por imagens, as exposições permitem realçar a importância da matemática
no mundo que nos rodeia e levar os visitantes a recordar alguns conceitos matemáticos.
Constituem, assim, uma forma de desmistificar a ideia de que “a matemática é só para
alguns” e sensibilizar para a relevância de falar em matemática num ambiente
completamente informal, como um assunto que se pode debater em qualquer circunstância
como acontece com a música, a literatura e outras artes.
Se lhe propusessem o desafio – Olha à tua volta! Onde é que vês matemática? – e o convidassem a expressar esta sua visão na forma fotográfica, que aspetos escolheria fotografar? Esse foi o repto lançado à comunidade educativa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e que
deu origem às mostras de fotografia “A matemática na cidade de Bragança”, “A matemática no IPB” e a “Matemática do meu país”, realizadas, respetivamente, nos anos letivos de 2014/15, 2015/16 e 2019/20. Nesta comunicação, para além de contextualizarmos os procedimentos associados aos eventos, pretendemos
apresentar um roteiro matemático por terras transmontanas, com particular incidência na cidade de Bragança, a partir de uma seleção de fotografias das várias mostras. Debateremos também o potencial pedagógico deste tipo de eventos, tanto para possível aproveitamento para tarefas de sala de aula como para promover a
literacia matemática da comunidade. De realçar, que para além de estimularem o espírito criativo e a comunicação por imagens, as exposições permitem realçar a importância da matemática no mundo que nos rodeia e levar os visitantes a recordar alguns conceitos matemáticos. Constituem, assim, uma forma de desmistificar a ideia de que “a matemática é só para alguns” e sensibilizar para a relevância de falar
em matemática num ambiente completamente informal, como um assunto que se pode debater em qualquer circunstância como acontece com a música, a literatura e outras artes.
The accelerated evolution of information technologies, whether on the
Internet or in e-commerce (Garcia et al., 2020) allows the creation of several
opportunities for organizations. With the help of the implementation of insightful
pre-sales, sales, and post-sales strategies, companies favor their position,
competitively, in the digital market. In this sense, this paper seeks to answer the
question: How to leverage the business and grow in e-commerce platforms, using
customer attraction and loyalty tools? The primary objective is focused on
understanding and analyzing strategies to attract the target audience and customer
loyalty, including the emotional aspects intrinsic to consumer satisfaction. This study
was carried out with a methodologie based on research and analysis of bibliography,
consolidating the information collected, with the application of the AIDA Model.
This allowed, in a synthetic way, to analyze consumer behavior, from research to
transactions, in light of the reality of e-commerce, suggesting that it is essential to create positive experiences for consumers. The main factors identified as crucial for
the maturation of e-commerce are the promotion of word of mouth and the
development of relationships based on the sense of security, credibility, trust, and
quality of information. In this way, there is a greater probability of exponential
growth of the business, acquiring total sales progression and, consequently,
increasing the awareness of the brands.
The accelerated evolution of information technologies, whether on the Internet
or in e-commerce (Garcia et al., 2020) allows the creation of several opportunities for
organizations. With the help of the implementation of insightful pre-sales, sales, and postsales strategies, companies favor their position, competitively, in the digital market. In this
sense, this paper seeks to answer the question: How to leverage the business and grow in
e-commerce platforms, using customer attraction and loyalty tools? The primary objective
is focused on understanding and analyzing strategies to attract the target audience and
customer loyalty, including the emotional aspects intrinsic to consumer satisfaction. This
study was carried out with a methodology based on research and analysis of bibliography,
consolidating the information collected, with the application of the AIDA model. This
allowed, in a synthetic way, to analyze consumer behaviour, from research to transactions,
in light of the reality of e-commerce, suggesting that it is essential to create positive
experiences for consumers. The main factors identified as crucial for the maturation of ecommerce are the promotion of word of mouth and the development of relationships based
on the sense of security, credibility, trust, and quality of information. In this way, there is
a greater probability of exponential growth of the business, acquiring total sales progression
and, consequently, increasing the awareness of the brands.
The knowledge society lacks human capital and the development of skills,
competencies, and knowledge. The proliferation of industry required the formation of a
pool of workers capable of performing manufacturing activities in an orderly, disciplined
and servile manner. Thus, over time, capitalists understood that the efficiency of production
depended on the organization of schools and educational processes. Thus, the objective of
this article is to investigate the work-school relationship, to delineate the neoliberal
economic context and the organization of the educational system in Brazil and Portugal.
Among the results it was found that Brazil and Portugal offer twelve years of schooling
and that they divide education into basic, secondary, and higher education, which reflects
the need to train workers for the market society. Brazil offers pre-school and basic
education, compulsory and free, from 4 to 17 years of age, and Portugal offers basic and
compulsory education from 6 to 18 years of age, ceasing compulsory upon completing 12
years of study or at 18 years of age. In terms of youth and adult education, Brazil offers
free education, something not evident in the Portuguese legislation. It was observed that
educational equivalence allows Brazilians to enroll in the Portuguese education system
with migratory fluctuations over the years and that the bifurcation found in the theoretical
framework exists elementary/basic education aimed at the minimum necessary for insertion into the labor market, with an implicit relationship, and high school/secondary education
with a direct relationship to work.
The large production of urban waste and the lack of public environmental
awareness have harmful consequences for the environment and for man. At an international
level, the solution found involved the definition of goals and objectives, so that countries
reach ecological standards, both economically, socially, and environmentally. The strategy
is based on the transition to a Circular Economy model, as opposed to a linear model where
the notion of end-of-life of products is put aside and the extension of their use is introduced,
through reuse and restoration. This transition depends on the interaction between the citizen
and the Waste Management Systems, which, in addition to the normal process of collection,
treatment and disposal, are also responsible for the dissemination and awareness of the
environmental area. Considering, precisely, the example of attempts to promote greater
public awareness and the adoption of more sustainable behaviors, this article aims to
evaluate the impact of the implementation of education and awareness actions for a Circular
Economy, promoted by Resíduos do Nordeste, EIM, SA., having as a unit of analysis the
13 municipalities that comprise it. For this purpose, a quantitative approach was adopted,
using the questionnaire survey, and the main results seem to indicate an effective
knowledge and awareness of the municipalities participating in the actions. With this
article, we hope to contribute to the strengthening of the CE model.
The scientific-technological evolution that characterizes the 21st century poses to
schools, in particular to science teaching, the challenge of promoting in students, from an early
age, knowledge skills, but also demanding and citizenship skills. It is intended, for example,
that they develop reasoning, problem solving, critical and creative thinking, but also
responsibility, autonomy, cooperation that will help them to solve everyday problems. It is
based on these premises that we admit the importance of students performing experimental
activities that allow them to confront their previous conceptions with observation and to find
explanations based on the variables in comparison. It is equally important to be able to
generalize to similar situations and to apply the acquired knowledge in new situations. We
believe that contextualized, challenging and meaningful learning, such as that which takes place
in the experimental realization, contributes to the formation of enlightened and socially active
subjects. We also admit that given the importance of the school manual in the teaching/learning
process, recognized by those involved in the educational process (Martins, 2011; Fernandes &
Pires, 2013), it is essential to present experimental proposals to help students. Were investigated
CN manuals, 4th year of Elementary School, in order to understand which experimental
activities suggest and how they are organized and explored. The 18 manuals selected by the
5.438 public schools from the 497 municipalities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, were
considered. It is an essentially qualitative investigation whose main data collection technique
is document analysis. The purpose of this communication is to make known the Analysis
Instrument used. Five types of experiences were foreseen: Illustrative (confirmation, to
reinforce factual/conceptual knowledge); To observe what happens (from acquisition, to
obtaining conceptual knowledge); POCEA (predict, observe, compare, explain, apply) with
script and POCEA without script (acquisition and development, for obtaining and conceptual
(re)construction and evolution of reasoning); Investigative (developing, for conceptual
evolution, reasoning and problem solving). Of the 155 episodes found, 40 refer to Illustrative
activities, 29 to observe what happens and 86 POCEA with a script, it being necessary that the
manuals include POCEA without script and investigative, as a substantial reinforcement of
students' learning/development.
Keywords: experimental activities1, textbooks2, elementary school3.
References
Fernandes, I. M., & Pires, D. M. (2013). As inter-relações CTSA nos manuais escolares de
ciências do 2.º CEB. EDUSER: revista de educação, Vol. 5(2), p. 35-47.
Martins, D. A. (2011). Os manuais de Estudo do Meio e o Ensino Experimental das Ciências
no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências. Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
This article present part of the process of pedagogical action carried out in the
Supervised Teaching Practice (PES), inserted in the study plan of the master’s course in
Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. We chose to follow
an investigative line including the theme of the use of didactic resources in the approach to
the contents inherent to the area of knowledge of the world. It started from the idea that
didactic resources, used in various educational contexts, are fundamental for the
construction of knowledge about the world. The use of images, videos, posters, maps, and
practical activities, for example, facilitates the understanding, analysis, and interpretation
of children. We sought to provide teaching and learning experiences that promoted the
exploration and manipulation of various teaching resources, challenging children to action.
As a result, it tried to understand how the various teaching resources can sustain and
contribute positively to the children's learning and, consequently, to the knowledge of the
world around them. Qualitative research was carried out with a group of twenty-one
preschool children aged three, four, five and six years. Participant observation, field notes,
and observation grid were used. Data analysis indicates that the manipulation and use of
various teaching resources lead to greater motivation and commitment to the performance
of activities, contributing to significant learning in different knowledge areas.
Visitors seek unique and memorable experiences that compromise their behavioral intentions to revisit the destination and share their experiences with others. In this sense, the present work has as its main objective to identify the dimensions of memorable tourist experiences of international students of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB), who visited the city of Porto. The methodology adopted was a quantitative approach, with the application of an online questionnaire survey, sent, via email, to the IPB international students' database, enrolled in the 2018/2019 academic year, in two languages - Portuguese and English, and applied in the months of December 2020 and January 2021. Seven dimensions were identified in the literature review (hedonism; renewal; novelty; social interaction; knowledge; meaning; engagement) that were assessed on a seven-point Likert-type agreement scale. From the analysis of the dimensions, it was found that the dimensions that contribute most to the creation of memorable tourist experiences are hedonism, renewal, novelty, and engagement. Examples of these dimensions are the image of the city, the attractions the city has, the local people, the fact that they feel good during their trip, or the fact that they won't forget their experience. It is concluded that young people are more likely to memorize experiences that provide them with pleasure, fun and entertainment, whether in culture, language, or other, and they like to be involved in the activities they do. The originality of the study is to identify the various dimensions, which influence a young people, to create memorable tourist experiences.
À medida que o tempo foi avançando a contabilidade foi abandonando a sua anterior e simples função de registo para se converter em importante ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão. Não obstante isso, não deixa ainda de ser vista, por um número não desprezível de empresários, como uma “imposição” para dar cumprimento às obrigações fiscais, o que condiciona a sua utilização para fins mais amplos (Gouveia et al., 2015). No entanto, a contabilidade continua a ser encarada como veículo para o cumprimento de obrigações fiscais (Pires et al., 2018), em particular em empresas de menor dimensão (Müllerová et al., 2010), por desconhecimento das suas verdadeiras potencialidades (Milanés et al., 2006) ou por falta de capacidade para ser analisada (Jaffar et al., 2011). É, pois, neste âmbito, da utilidade reconhecida à informação financeira na perspetiva dos Contabilistas Certificados (CC), que se desenvolve este estudo, mais concretamente, com o objetivo de procurar identificar a existência de relação entre a perceção de utilidade e os fatores limitativos da sua utilização, entre os fatores que conduzem ao insucesso
empresarial e a utilização da informação financeira e, ainda, entre a produção de informação adicional e a importância atribuída às Demonstrações Financeiras (DF). Para lhe dar resposta recorreu-se a uma metodologia quantitativa, suportada num inquérito por questionário dirigido a uma amostra formada exclusivamente por CC, conseguindo apenas 23 respostas. Os resultados obtidos permitiram concluir que: (i)
existe relação estatisticamente significativa entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que contribuem para minimizar o seu impacto; (ii) os gerentes não reconhecem os benefícios da informação financeira; (iii) existe relação estatisticamente significativa entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que limitam a utilização da informação; e (iv) existe relação estatisticamente significativa entre a produção de informação adicional e a importância atribuída às DF. Este trabalho poderá ser um contributo no futuro podendo incentivar os empresários a compreender melhor as potencialidades da informação financeira para as suas empresas.
É comum os governos definirem políticas de incentivos para atrair médicos para
zonas consideradas, legalmente, mais carenciadas. No entanto, estas políticas nem sempre
alcançam os resultados pretendidos, pelo que os responsáveis pela sua formulação devem
considerar quais os objetivos políticos, os mecanismos de influência e os grupos de médicos
alvo. Neste sentido, este artigo pretende obter resposta para a seguinte questão de
investigação: Quais os fatores de atratividade para a fixação dos médicos internos de
formação específica em zonas carenciadas, especificamente na Unidade Local de Saúde no
Nordeste, E.P.E. (ULSNE)? O pressuposto principal visa compreender quais os fatores de
atratividade, intrínsecos e extrínsecos, para a fixação dos médicos internos que se
encontram a frequentar a formação especializada, nesta zona carenciada, de modo a
perceber o que os motivaria, após o término da especialidade, a nela permanecer para o
exercício da prática médica. Com a resposta a esta questão de investigação pretende-se
contribuir para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas mais adequadas
para corrigir os desequilíbrios da distribuição geográfica dos médicos. A informação
recolhida através da realização das entrevistas semiestruturas permitiu averiguar que
fatores intrínsecos e extrínsecos contribuem para a escolha, por parte dos médicos internos
de formação específica da ULSNE, da zona para a prática médica. Permitiu verificar,
também, o impacto reduzido que os incentivos atribuídos pelo Governo apresentam
relativamente à decisão dos médicos internos em permanecer na ULSNE, ou noutra zona
carenciada, mostrando a necessidade de reformulação da política de incentivos.