Higher education students' perceptions of the involvement, advantages and disadvantages of the Internet,Perceções dos Estudantes do Ensino Superior Sobre a Envolvência, Vantagens e Desvantagens da Internet
Conference Paper
Overview
Research
Identity
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Com o dia a dia das pessoas imerso na Internet, particularmente o dos estudantes do ensino superior, constituem tópicos de interesse e de reflexão os associados às perceções dos estudantes do ensino superior relativas à envolvência, às vantagens, às desvantagens e à utilização da Internet em termos de pesquisa, entretenimento e comunicação. Assim, neste estudo averiguaram-se os aspetos referidos a partir de uma amostra de estudantes de licenciatura de uma instituição portuguesa do ensino superior. Os principais objetivos do estudo foram: identificar os termos que os estudantes do ensino superior atribuem ao conceito de Internet, às suas vantagens e desvantagens, bem como avaliar a frequência de utilização da Internet em termos de pesquisa de informação, entretenimento e comunicação. O estudo é de natureza mista, qualitativa e quantitativa, com caraterísticas descritivas e interpretativas. Os dados foram obtidos por inquérito, no ano letivo de 2016/2017, tendo-se utilizado como principal técnica de tratamento de dados a análise de conteúdo.
Dos resultados salienta-se que a perceção dos estudantes relativas à envolvência, vantagens e desvantagens da Internet estão associadas às ferramentas da Internet, às ações que se podem desenvolver com essas ferramentas, aos conteúdos que podem ser trabalhados, e às implicações que o uso da Internet pode ter nos
seus utilizadores.