Digital educational resources supporting higher education students' learning | Recursos educativos digitais no apoio à aprendizagem de estudantes do ensino superior
Conference Paper
Overview
Research
Identity
View All
Overview
abstract
Com este artigo apreciou-se a importância atribuída à
utilização de recursos educativos digitais, bem como a frequência
de utilização desses recursos a partir de dados obtidos por
questionário, numa amostra de estudantes do ensino superior.
Aprofundou-se o conceito de recurso educativo digital e
apresentaram-se os resultados da avaliação da importância dos
recursos educativos digitais no apoio à aprendizagem de
estudantes de licenciatura, em aspetos associados a estratégias de
aprendizagem, motivação e tarefas de aprendizagem. Concluiu-se
que a maioria dos sujeitos da amostra atribuiu grande
importância a todos os aspetos apreciados, tendo-se verificado
diferenças significativas entre os estudantes de 1.º ano e os de 2.º
ano, relativamente ao item estudar individualmente, tendo-lhe
atribuído maior importância os de 2.º ano. A frequência de
utilização dos recursos educativos digitais foi analisada
relativamente a diversos recursos, sendo os mais utilizados,
muitas vezes ou sempre, por mais de metade dos sujeitos da
amostra, motores de pesquisa, redes sociais e sites de vídeo.
Comparando os resultados por grupos de estudantes há
diferenças significativas, entre os grupos de 1.º ano e de 2.º ano,
nas variáveis enciclopédias online, blogues, repositórios
científicos e plataformas de elearning e entre os grupos de
estudantes de 2.º ano e de 3.º ano, na variável redes sociais.