Modelos pedagógicos e utilização das TIC no ensino superior Conference Paper uri icon

abstract

  • Os principais atores dos cenários pedagógicos são os professores e os alunos. O desenvolvimento de modelos pedagógicos deve ter em conta estes atores, o contexto de ensino e aprendizagem e os meios disponíveis. Assim, desenvolveu-se um estudo com uma amostra de professores e de alunos do ensino superior que teve como principais objetivos: compreender a perceção do uso das TIC nas unidades curriculares, bem como compreender a perceção do uso das TIC fora do âmbito das unidades curriculares, nomeadamente em termos de dispositivos móveis, email e de redes sociais. Relativamente à perceção do uso das TIC nas unidades curriculares, praticamente todos os professores utilizam o ambiente virtual adotado pela instituição e as TIC nas suas unidades curriculares e mais de 65% dos alunos utiliza uma quantidade moderada de TIC nas suas unidades curriculares. As principais vantagens que os alunos reconhecem à utilização das TIC nas unidades curriculares são: aceder a recursos a qualquer hora, em qualquer local; melhorar a sua aprendizagem; poupar tempo e melhorar o ensino dos professores. Da perceção do uso das TIC fora do âmbito das unidades curriculares salienta-se que os dispositivos móveis mais utilizados quer pelos professores quer pelos alunos são o telemóvel sem acesso à internet e o smartphone Android. No uso das redes sociais, mais de 70% dos alunos utiliza-as diariamente e apenas 7% não as utiliza, enquanto nos professores 29% utiliza-as diariamente e 23% nunca as utiliza. Constata-se que professores e alunos utilizam de forma assídua as TIC, o que abre boas perspetivas para a criação e implementação de novos modelos pedagógicos.

publication date

  • January 1, 2013