Redes sociais: perspetivas dos jovens na mediação de conflitos
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As redes sociais constituem, atualmente, o maior elo de ligação entre pessoas, organizações e comunidades, oferecendo oportunidades de promover a socialização e a mediação de conflitos. Centrando a nossa atenção nos jovens, nesta comunicação pretendemos apresentar indicadores sobre as suas perspetivas relativamente ao papel das redes sociais na mediação de conflitos, nomeadamente no contexto das relações entre amigos, família e escola. Os indicadores apresentados baseiam-se em respostas a um questionário constituído por questões de resposta aberta, e preenchido online, que permitirá obter dados que caracterizam os jovens relativamente ao ano de escolaridade que frequentam, à idade e ao género. Pretende-se ainda identificar a rede social que os jovens mais utilizam, o motivo e o tempo despendido, o que fazem com e nas redes sociais, como lidam com os conflitos que emergem da sua utilização e como estas podem contribuir para a resolução desses mesmos conflitos, a nível das relações com amigos, família e escola.
Vivemos num mundo em rede, onde os jovens interagem e partilham interesses nas
redes sociais. Existe grande variedade de redes sociais que têm grande impacto na
interação e na partilha de informação entre as várias gerações e de forma particular entre
os jovens e que são suportadas por várias ferramentas que fazem com que cada rede social
possa responder a diversos objetivos e a diferentes utilizadores.
Perante a diversidade de redes sociais e de tão elevada utilização coloca-se como
problema a investigar
- A relação que os jovens têm com as redes sociais provoca conflitos ou resolve
problemas com a família, os amigos e a escola?
Para compreender esta relação e obter respostas à questão formulada, foram
definidos os seguintes objetivos:
- Compreender a relação dos jovens com as redes sociais;
- Identificar os conflitos que as redes sociais podem provocar ou solucionar na
família, nos amigos e na escola;
- Identificar os critérios utilizados pelos jovens para convidar ou aceitar amigos nas
redes sociais;
- Identificar indicadores sobre a perceção dos jovens relativamente às principais
vantagens e desvantagens das redes sociais.