Este estudo desenvolve a identificação e pesquisa das percepções e concepções
de complexidade estabelecidas por alunos e professores, e a análise das implicações
desta classificação na implementação de ambientes de comunicação mediada por computador
na aprendizagem dos conteúdos matemáticos do 3º Ciclo do Ensino Básico
(3ºCEB), identificados como muito complexos pela maioria dos alunos e dos professores.
O objectivo do estudo, após a classificação dos conteúdos, foi o de contribuir
para a utilização fundamentada e criteriosa das tecnologias de informação e comunicação
na aprendizagem da Matemática, numa perspectiva construtivista através de uma
estratégia colaborativa de ensino e aprendizagem, baseada na comunicação mediada por
computador suportada por um programa de chat.
O estudo decorreu no distrito de Bragança, teve início em 1996, e nele se articularam
características das investigações qualitativas com as das quantitativas. Constituiu
um todo coerente, no qual os assuntos tratados foram orientados a partir de dois
temas principais: complexidade na aprendizagem de conceitos matemáticos e comunicação
mediada por computador na aprendizagem desses conceitos.
No tema da complexidade na aprendizagem de conceitos matemáticos classificaram-
se os conteúdos de matemática, sobre números e cálculo dos 7º, 8º e 9º anos, em
pouco complexos, complexos e muito complexos. A amostra foi de 71 professores de
Matemática das Escolas Secundárias e EB2,3/S do distrito de Bragança e de 727 alunos
do 3ºCEB do mesmo distrito. Os resultados sobre tal classificação apontam para a existência
de diferenças significativas entre as distribuições das classificações efectuadas
pelos alunos do sexo masculino e as dos alunos do sexo feminino: no 7º ano, nas variáveis
pouco complexo e complexo e; no 9º ano, na variável pouco complexo. Não foram
verificadas diferenças significativas entre as distribuições das classificações efectuadas
pelos dois grupos de cada ano, em qualquer outra situação. Verificaram-se acentuadas
diferenças entre as distribuições das classificações efectuadas pelos alunos e as efectuadas
pelos professores em todas as situações consideradas.
Na análise da influência da estratégia da aprendizagem colaborativa baseada na
comunicação mediada por computador, recorreu-se a uma amostra de 131 alunos do
3ºCEB, distribuídos pelos 7º, 8º e 9º anos, pertencendo 68 aos grupos de controlo e 63
aos grupos experimentais. Os resultados do desempenho em Matemática foram fornecidos
pelos 131 alunos da amostra, enquanto que os resultados da interacção durante as
aulas, e das opiniões dos alunos acerca dessas aulas, foram fornecidos pelos 63 alunos
dos grupos experimentais.
Para analisar os resultados de desempenho consideraram-se, em cada ano, as variáveis
resolução de problemas, resolução de equações e resolução de problemas que
envolvem equações. Compararam-se os resultados do grupo experimental com os do
grupo de controlo, em cada ano, relativamente a todas as variáveis. Apenas o grupo experimental
do 7º ano obteve resultados significativamente superiores aos do grupo de
controlo nas variáveis resolução de problemas que envolvem equações e resolução de
equações. As interacções entre os alunos foram classificadas em interacção relacionada
com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, tendo-se verificado que a
percentagem das interacções relacionadas com a tarefa decresceu do 7º para o 9º ano.
As opiniões foram classificadas em favoráveis e não favoráveis, sendo a percentagem
de opiniões favoráveis muito elevada em todos os anos considerados.
FCT - Prodep
This study develops the identification and research into perceptions and
conceptions of complexity, established by pupils and teachers, and the analysis of the
implications of this classification in the implementation of computer mediated
communication environments for the learning of 3rd Cycle of Basic Education (3rd
CBE) mathematical contents, considered very complex by the majority of pupils and
teachers.
The study aimed at contributing to the grounded and criteria-based use of
information and communication technologies in learning Mathematics in a
constructivist perspective with recourse to a collaborative teaching/learning strategy,
based on the computer mediated communication supported by a chat program.
The study was carried out in the Bragança district since beginning 1996 on and
combined qualitative and quantitative research techniques. It was designed as a coherent
whole in which the issues dealt with were drawn from two main themes: complexity in
learning mathematical contents and computer mediated communication in the learning
of those contents.
As for the complexity in learning mathematical contents, mathematical contents
on numbers and calculus in years 7, 8 and 9 were classified as little complex, complex
and very complex. The sample included 71 teachers of Mathematics from Secondary
Schools and EB2,3/S in the Bragança district and 727 pupils of the 3rd CBE in the same
district. The results concerning such classification show significant differences between
the distribution of classifications provided by male pupils and those by female ones: in
year 7 in the variables little complex and complex and, in year 9, in the variable little
complex. No significant difference was found between the distribution of classifications
provided by the two groups of each year in any situation. Strong differences were
shown between the distribution of classifications provided by the pupils and the ones
provided by the teachers in all the situations considered.
As for the analysis of the influence of the collaborative learning strategy based
on the computer mediated communication, a sample of 131 pupils in the 3rd CBE of
years 7, 8 and 9, was taken and divided into a control group of 68 pupils and an
experimental group of 63. The results in Mathematics performance were provided by
the 131 pupils of the sample, while the results in the interaction during the lessons and
of the pupils’ opinions on those lessons were provided by the 63 pupils of the
experimental groups.
In order to analyse the results in performance, the variables “solution of
problems”, “solution of equations” and “solution of problems involving equations” were
considered in each year. The results of the experimental group were compared with
those of the control group in each year and for all the variables. Only the experimental
group of year 7 got results significantly higher than those of the control group in the
variables “solution of problems involving equations” and “solution of equations”. The
interactions between the pupils were classified into “interaction related to the task” and
“interaction not related to the task”. The percentage of “interactions related to the task”
was found to vary decreasingly from year 7 to year 9. Opinions were classified into
“favourable” and “non-favourable”. The percentage of “favourable” opinions was very
high in all the years considered.