Os estilos de aprendizagem e a frequência de acesso dos estudantes do ensino superior a um ambiente virtual de aprendizagem
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Neste estudo identificaram-se os estilos de aprendizagem de estudantes de um curso do
ensino superior e relacionaram-se com a frequência de acesso a um ambiente virtual de
aprendizagem (AVA). Os dados relativos à frequência de acesso ao AVA obtiveram-se em
bases de dados da instituição, enquanto os relativos aos estilos de aprendizagem foram
obtidos pelo preenchimento do questionário CHAEA de Honey-Alonso. Utilizando uma
escala de zero a vinte pontos para cada estilo, as médias das pontuações nos estilos
variaram de 12 pontos a 16, sendo a mínima obtida no estilo ativo, seguindo-se por ordem
crescente as médias no estilo pragmático, no estilo teórico e no estilo reflexivo. Na relação
dos estilos predominantes com a frequência de acessos ao AVA constatou-se que os
estudantes do estilo pragmático são os que apresentam a média de acessos mais elevada,
enquanto os do estilo ativo são os que apresentam a média mais baixa.
Neste estudo identificaram-se os estilos de aprendizagem de estudantes de um curso do
ensino superior e relacionaram-se com a frequência de acesso a um ambiente virtual de
aprendizagem (AVA). Os dados relativos à frequência de acesso ao AVA obtiveram-se em
bases de dados da instituição, enquanto os relativos aos estilos de aprendizagem foram
obtidos pelo preenchimento do questionário CHAEA de Honey-Alonso. Utilizando uma
escala de zero a vinte pontos para cada estilo, as médias das pontuações nos estilos
variaram de 12 pontos a 16, sendo a mínima obtida no estilo ativo, seguindo-se por ordem
crescente as médias no estilo pragmático, no estilo teórico e no estilo reflexivo. Na relação
dos estilos predominantes com a frequência de acessos ao AVA constatou-se que os
estudantes do estilo pragmático são os que apresentam a média de acessos mais elevada,
enquanto os do estilo ativo são os que apresentam a média mais baixa.