A didáctica da matemática é uma área científica com enorme interesse para o ensino e a aprendizagem da Matemática, que envolve conceitos e ferramentas de diagnóstico e de análise e tratamento de problemas que se apresentam na aprendizagem da matemática no contexto escolar.
Para conceber o processo de ensino e aprendizagem, Chamorro (2003), são necessários os seguintes intervenientes: o aluno, o saber e o professor.
O aluno deve aprender o que foi previamente estabelecido socialmente, segundo a sua idade, o seu nível etário e o tipo de estudos que a instituição escolar considera como projecto a desenvolver.
O saber, neste caso a matemática, deve ser proporcionado às novas gerações como património da humanidade e como objecto de aprendizagem.
O professor é responsabilizado, pela sociedade e pela instituição onde se insere, por levar a cabo o projecto de ensino e para fazer funcionar todo o sistema.
No processo de ensino e de aprendizagem produzem-se, entre estes três pólos, múltiplas interacções que condicionam o sistema didáctico. A didáctica da matemática pode modelar e estudar as interacções aluno-aluno, professor-aluno, aluno-saber e professor-saber.
Neste trabalho desenvolveremos os conceitos de recursos didácticos e materiais didácticos, e uma breve apreciação do uso e das características de alguns recursos materiais, nomeadamente ábaco, blocos lógicos e barras de Cuisenaire.