A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem Conference Paper uri icon

abstract

  • O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como um processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 2000). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade mas também, por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas de alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias de informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.

publication date

  • January 1, 2001