Interacções mediadas pelas TIC no contexto da formação de professores Conference Paper uri icon

abstract

  • Conjugando a sociedade que temos com as potencialidades das tecnologias ficamos com um óptimo ponto de partida para iniciar novas investigações que respondam a projectos cada vez mais ambiciosos e promissores para o desenvolvimento da sociedade que integramos. Numa perspectiva construtivista da aprendizagem e tendo em conta a importância atribuída aos contextos de aprendizagem, nesta comunicação reflectiremos sobre aspectos associados à educação e à formação, a partir de uma experiências com professores, em contextos emergentes de ensino e aprendizagem, suportados por uma plataforma Web. Abordaremos as interacções que os professores desenvolveram na plataforma Moodle, considerando as interacções como passivas e activas. As interacções activas foram classificadas em monólogos, convergentes e divergentes. De salientar que a maioria das interacções traduzem monólogos. Admitindo que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são fortes meios que ajudam a ensinar e a aprender, uma das razões que torna sempre atraente e motivante a investigação no domínio das TIC, consiste em procurar contributos para melhorar a educação e a formação das pessoas ao longo de toda a sua vida.

publication date

  • January 1, 2007