No contexto educativo actual o termo interacção é um dos mais utilizados. Referem-se como principais formas de interacção a interacção um para um, um para muitos ou, ainda, interacção de muitos para muitos. Qualquer dessas formas pressupõe a reciprocidade das relações humanas, bem como o acto de comunicar.
Atendendo a que o conceito de interacção é demasiado abrangente e pode admitir diversas interpretações põe-se a questão de saber que tipo de interacção e que grau de interacção deve ser fomentada numa aula de matemática. A resposta a esta questão não parece ser fácil. No entanto, somos de opinião que tanto o tipo como o grau de interacção a promover deve ter sempre como principais pressupostos os objectivos a atingir nessa aula, bem como as estratégias a implementar para atingir tais objectivos.
Nesta reflexão vamos referir os conteúdos do tema Números e Cálculo do programa de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico cuja aprendizagem foi considerada, por uma amostra de professores e de alunos, de complexidade elevada, bem como fazer referência a possíveis estratégias de aprendizagem para abordar tais conteúdos.
De entre as estratégias que possam facilitar a representação e construção do conhecimento pensamos que são de extrema importância as que têm como suporte as tecnologias de informação, pois, como refere Dias et al. (1998: 19) "uma das mais profundas e significativas revoluções em curso na comunicação educacional está a ser operada através dos produtos e ambientes desenvolvidos a partir das tecnologias interactivas como os sistemas multimédia e hipermédia”.