A matemática na vida quotidiana Chapter uri icon

abstract

  • A Matemática pode ser ensinada, aprendida e utilizada em qualquer lugar onde o ser humano se encontre. Aceitando-se alguma flexibilidade, o ensino, a aprendizagem, o desenvolvimento e a utilização da Matemática podem contextualizar-se próximos das perspectivas: científica, escolar e quotidiana. Embora as três perspectivas sejam fundamentais neste capítulo apresentam-se algumas reflexões que poderão ser consideradas mais próximas da perspectiva que enfatiza a utilização da Matemática na vida quotidiana, nomeadamente em aspectos associados à vida social e económica. Os principais objectivos deste capítulo consistem em mostrar a importância da Matemática na vida quotidiana e motivar os alunos a utilizar a Matemática na interpretação do mundo que os rodeia. Após o estudo deste capítulo, os alunos poderão estar mais sensibilizados e capacitados para intervir no mundo como cidadãos mais coerentes e esclarecidos, nomeadamente na resolução de variadíssimas situações do dia-a-dia, que vão desde a utilização do cálculo mental em tarefas diárias, no orçamento doméstico, na confirmação de trocos e nas compras no hipermercado, até às profissões mais exigentes associadas à economia, à engenharia ou à medicina. É interessante alertar os alunos para que usem a Matemática na compreensão da publicidade, alguma enganosa, das expressões que surgem diariamente na imprensa associadas à política, à economia ou à vida social que muitas vezes estão carregadas de códigos preparados para influenciar, bem como para a necessidade de captarem indicadores ou fazerem previsões que a curto, médio ou longo prazo podem influenciar a sua vida quotidiana. Apresentaremos algumas situações associadas à vida quotidiana e apreciadas sob um ponto de vista matemático, tendo como ponto de partida, de um modo geral, informações obtidas na imprensa. O capítulo termina com propostas de actividades, cuja resolução estimula a sensibilização para as questões da vida quotidiana, bem como a utilização de conhecimento matemático que poderá ser aprofundado nos vários capítulos deste livro.

publication date

  • 2011