Motivações, comportamentos e consequências das festas académicas nos estudantes cabo-verdianos
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A internacionalização do ensino superior trouxe alterações na forma de estar e de viver dos
estudantes que se deslocam dos seus países para outros, para poderem adquirir formação
académica superior, e das localidades que os recebem. Como exemplo desta situação destacase
a cidade de Bragança com um elevado número de estudantes estrangeiros, sendo Cabo
Verde o país com maior número de estudantes a frequentar o Instituto Politécnico de Bragança.
Como este número de estudantes é superior a sete centenas com presença assídua na cidade
sete dias por semana, e alguns deles, doze meses por ano, faz com que estes estudantes se
organizem e tenham as suas realizações próprias, entre as quais, a realização ou frequência
de festas estudantis em locais públicos e privados. Neste sentido, constitui preocupação
dos investigadores compreender a perceção que os estudantes cabo-verdianos têm destas
festas, das suas motivações, dos seus comportamentos e das suas consequências. Assim, os
objetivos a atingir com esta investigação são: identificar as perceções dos estudantes caboverdianos
se preferem festas em locais públicos ou privados, e identificar as motivações que
levam os estudantes cabo-verdianos a frequentarem as festas em locais públicos ou em locais
privados. Este artigo incidirá na resposta ao primeiro objetivo referido. A investigação é de
natureza predominantemente qualitativa e os resultados foram obtidos por questionário, a
partir de questões essencialmente abertas. As conclusões foram obtidas a partir da análise das
respostas dos estudantes a um questionário, construído e validado para o efeito, tendo sido
posteriormente realizada a análise qualitativa dos dados a partir da definição de unidades de
análise e da consequente categorização, e respetiva análise e interpretação. Como principais
resultados, salienta-se que a maioria dos estudantes cabo-verdianos tem maior preferência
por festas em locais públicos do que em locais privados, e que as principais motivações que
levam os estudantes cabo-verdianos a frequentarem festas académicas em locais públicos
são o convívio, a diversão e em conhecer pessoas, enquanto as principais motivações para
frequentarem festas académicas em locais privados são o ambiente ser calmo, confortável,
organizado e seguro.
A internacionalização do ensino superior trouxe alterações na forma de estar e de viver dos
estudantes que se deslocam dos seus países para outros, para poderem adquirir formação
académica superior, e das localidades que os recebem. Como exemplo desta situação destacase a cidade de Bragança com um elevado número de estudantes estrangeiros, sendo Cabo
Verde o país com maior número de estudantes a frequentar o Instituto Politécnico de Bragança.
Como este número de estudantes é superior a sete centenas, com presença assídua na cidade
sete dias por semana, e alguns deles, doze meses por ano, faz com que estes estudantes se
organizem e tenham as suas realizações próprias, entre as quais, a realização ou frequência
de festas estudantis em locais públicos e privados. No contexto da atividade académica
extracurricular apresenta-se como questão de investigação: qual a perceção dos estudantes
cabo-verdianos sobre as festas académicas em que participam? Neste sentido, constitui
preocupação dos investigadores compreender a perceção que os estudantes cabo-verdianos
têm destas festas, das suas motivações, dos seus comportamentos e das suas consequências.
Assim, os principais objetivos a atingir com esta investigação são: identificar qual o tipo de
festa que os estudantes cabo-verdianos frequentam e quais são as suas motivações; identificar
quais os comportamentos dos estudantes cabo-verdianos nas festas académicas; identificar
quem organiza as festas e quais são os seus custos; compreender as consequências destas
festas para a vida dos estudantes nos estudos, e nas suas relações com os colegas, os amigos
e os familiares. A investigação é de natureza predominantemente qualitativa e os resultados
foram obtidos por questionário, a partir de questões essencialmente abertas. As conclusões
foram obtidas a partir da análise das respostas de 50 estudantes ao questionário, construído e
validado para o efeito e da análise qualitativa dos dados a partir da definição de unidades de
análise, construção de categorias e respetiva análise e interpretação. Dos resultados destacase que os estudantes participam em maior número de festas em locais públicos do que em
locais privados, as principais motivações para frequentar estas festas são o convívio e hábitos
culturais, os comportamentos mais comuns estão associados ao consumo de álcool, e as
consequências mais evidenciadas estão associadas a desentendimentos e ao aumento de
relações intrapessoais.