Web 2.0: Google docs no processo de ensino e aprendizagem
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
A amostra foi constituída por 60 alunos do ensino superior,
com idades que variam de 18 a 25 anos, dos cursos de licenciatura
de Gestão e de Contabilidade, da Escola Superior de Tecnologia
e de Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança.
- A amostra pode ser considerada como não probabilística
voluntária que teve em conta a acessibilidade e disponibilidade
dos alunos.
Nesta reflexão referem-se algumas das características da Web 2.0 e apresenta-se uma experiência de utilização do Google Docs por uma amostra de alunos do ensino superior, no contexto formal de ensino e aprendizagem. Sobre a utilização do Google Docs salientam-se as opiniões da professora acerca do trabalho desenvolvido pelos alunos e as percepções dos alunos identificadas a partir das respostas dadas a um questionário construído para o efeito. De acordo com a opinião da professora, o Google Docs é uma ferramenta de edição colaborativa com grandes potencialidades, principalmente para acompanhar os alunos nas suas actividades associadas ao estudo de cada unidade curricular e, também, para que os alunos se sintam apoiados pelo professor. Das percepções dos alunos destaca-se o facto de considerarem que o Google Docs ajuda a melhorar os resultados de desempenho, podendo ser considerado como uma ferramenta que incentiva a aprendizagem, funciona como uma estratégia de aprendizagem e como um recurso de apoio, sempre disponível a qualquer hora e em qualquer local onde o aluno tenha acesso à Internet.