Web 2.0: Google docs no processo de ensino e aprendizagem Conference Paper uri icon

abstract

  • A amostra foi constituída por 60 alunos do ensino superior, com idades que variam de 18 a 25 anos, dos cursos de licenciatura de Gestão e de Contabilidade, da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança. - A amostra pode ser considerada como não probabilística voluntária que teve em conta a acessibilidade e disponibilidade dos alunos.
  • Nesta reflexão referem-se algumas das características da Web 2.0 e apresenta-se uma experiência de utilização do Google Docs por uma amostra de alunos do ensino superior, no contexto formal de ensino e aprendizagem. Sobre a utilização do Google Docs salientam-se as opiniões da professora acerca do trabalho desenvolvido pelos alunos e as percepções dos alunos identificadas a partir das respostas dadas a um questionário construído para o efeito. De acordo com a opinião da professora, o Google Docs é uma ferramenta de edição colaborativa com grandes potencialidades, principalmente para acompanhar os alunos nas suas actividades associadas ao estudo de cada unidade curricular e, também, para que os alunos se sintam apoiados pelo professor. Das percepções dos alunos destaca-se o facto de considerarem que o Google Docs ajuda a melhorar os resultados de desempenho, podendo ser considerado como uma ferramenta que incentiva a aprendizagem, funciona como uma estratégia de aprendizagem e como um recurso de apoio, sempre disponível a qualquer hora e em qualquer local onde o aluno tenha acesso à Internet.

publication date

  • January 1, 2008