A Internet no desenvolvimento de competências: projecto de acompanhamento do uso educativo da Internet nas escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança.
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
A Internet está cada vez mais disponível e ao alcance de maior número de pessoas. Conhecer as principais potencialidades da Internet torna-se uma obrigação, mas utilizá-las convenientemente de modo a facilitar e melhorar o modo de estar no mundo, transforma-se numa meta que qualquer pessoa deve perseguir e de um modo particular os alunos e os professores. No entanto, questionamo-nos se a escola fornece aos alunos condições para que estes possam responder com êxito aos desafios que, nesta área, a sociedade lhes coloca.
Consideramos essencial que uma das preocupações actuais das instituições escolares deve assentar no desenvolvimento de competências, numa perspectiva de procura de construção de conhecimento ao longo da vida. Neste sentido, salientaremos uma breve reflexão acerca do conceito de competência, bem como do papel que as tecnologias de informação e comunicação (TIC), nomeadamente a Internet, devem ter no desenvolvimento de competências dos alunos do Ensino Básico no âmbito da implementação do “Projecto de Acompanhamento do Uso Educativo da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Distrito de Bragança”, que vamos designar por projecto.
Neste poster abordaremos alguns aspectos do referido projecto, salientando uma breve apreciação dos objectivos que os candidatos a integrarem o projecto (monitores), definiram no primeiro contacto que tiveram com o projecto e que precedeu a sua selecção para a integração no mesmo. Também apresentaremos alguns aspectos relativos à contextualização, implementação e referencial teórico conducentes à implementação do projecto.