Estilos de Aprendizagem e o Gosto por Aprender de Profissionais Face ao Emprego
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Neste artigo desenvolveu-se a problemática da importância do gosto por aprender no
contexto da atividade profissional e a sua relação com os estilos de aprendizagem. Os
principais objetivos do estudo foram avaliar a importância atribuída ao gosto por aprender
e relacionar o gosto por aprender com os estilos de aprendizagem. No estudo participaram
90 sujeitos com situações profissionais distintas, sendo 30 empregados, 30 desempregados
e 30 empregadores. Os dados foram obtidos por questionário, quer para avaliar o gosto por
aprender, quer para identificar os estilos de aprendizagem, utilizando-se nesta situação o
questionário CHAEA. Dos resultados salienta-se que todos os grupos atribuem muita
importância ao gosto por aprender, nomeadamente para alcançar e manter emprego, e
valorização profissional. Os três grupos apresentam níveis de preferência moderada em
todos os estilos, com exceção do estilo teórico no qual os empregados e os empregadores
apresentam nível de preferência alta.