A Internet e o ensino de Matemática: práticas, perspectivas e expectativas de futuros professores Conference Paper uri icon

abstract

  • A Internet, se por um lado é um meio poderoso para obter e fornecer informação, por outro, perante a enorme quantidade de informação disponível, implica que se seja capaz de seleccionar a que é relevante. Também a comunicação através da Internet, ao proporcionar novas perspectivas de trabalho, com base na colaboração e na partilha de conhecimento, coloca novos desafios aos professores. É então necessário reflectir sobre a formação inicial dos professores de matemática no sentido de contribuir para ajudá-los a desenvolver atitudes e competências que lhes permitam tirar partido, quer da informação disponível, quer das novas ferramentas de comunicação. Neste sentido, importa saber quais as práticas, as perspectivas e as expectativas dos futuros professores, durante a sua formação inicial, de forma a poder-se reflectir sobre possíveis intervenções neste domínio. Nesta comunicação apresentaremos os resultados de um questionário, a que responderam, no ano lectivo de 2000/2001, 52 alunos estagiários de um curso de formação inicial de professores de matemática, e com o qual se pretendeu averiguar quais as práticas e as perspectivas de utilização da Internet, bem como as expectativas quanto à sua utilização futura no contexto educativo. Esperamos, a partir dos dados obtidos poder contribuir para perspectivar, tanto as necessidades de formação dos professores, como novas questões que careçam de investigação.

publication date

  • January 1, 2002