Abordagens da matemática no ensino superior com o geogebra e sua relação com os estilos de aprendizagem
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Na perspetiva de inovar e de ir ao encontro das formas de aprender dos estudantes do ensino
superior, avaliou-se a conjugação da utilização de abordagens suportadas por recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática com as suas formas de aprender. Neste
sentido, desenvolveu-se um estudo apoiado pelo software GeoGebra. Os objetivos que
orientaram esta investigação foram: identificar os estilos de aprendizagem dos sujeitos
participantes no estudo; averiguar a importância atribuída pelos sujeitos à utilização do GeoGebra em competências a adquirir; relacionar as perceções com os estilos de aprendizagem dos estudantes. Em termos de metodologia, a investigação pode ser considerada exploratória
seguindo uma abordagem de natureza mista. A recolha de dados relativa à avaliação da utilização do GeoGebra foi efetuada por questionário construído pelos autores do estudo e pelo
questionário Honey-Alonso de estilos de aprendizagem. No desenvolvimento do artigo são
apresentados os resultados em função dos objetivos definidos.
Na perspetiva de inovar e de ir ao encontro das formas de aprender dos estudantes do ensino
superior, avaliou-se a conjugação da utilização de abordagens suportadas por recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática com as suas formas de aprender. Neste
sentido, desenvolveu-se um estudo apoiado pelo software GeoGebra. Os objetivos que
orientaram esta investigação foram: identificar os estilos de aprendizagem dos sujeitos
participantes no estudo; averiguar a importância atribuída pelos sujeitos à utilização do GeoGebra em competências a adquirir; relacionar as perceções com os estilos de aprendizagem dos estudantes. Em termos de metodologia, a investigação pode ser considerada exploratória
seguindo uma abordagem de natureza mista. A recolha de dados relativa à avaliação da utilização do GeoGebra foi efetuada por questionário construído pelos autores do estudo e pelo
questionário Honey-Alonso de estilos de aprendizagem. No desenvolvimento do artigo são
apresentados os resultados em função dos objetivos definidos.