Em termos científicos, os objetivos do CIMO compreendem uma abordagem holística e multidisciplinar de contribuição para o desenvolvimento sustentável das regiões de montanha.
O CIMO pretende implementar um plano estratégico equilibrado e integrado i estendendo o âmbito da sua investigação da natureza aos produtos; ii expandindo a sua área geográfica de influência; iii implementando investigação colaborativa com a indústria, associações e empresários assegurando transferência de conhecimento, tecnologia e inovação; iv melhorando instalações, aumentando financiamento e recrutando investigadores lideres; e v aumentando bolsas e contratos com jovens investigadores, alunos de doutoramento ou recém-doutorados. Com esta estratégia e plano, equipa, estrutura e governança o CIMO pretende ser líder em investigação de montanha em Portugal e no Mediterrâneo, sobretudo em áreas como eficiência, resiliência, serviços de ecossistema, produtos de montanha, engenharia sustentável, ingredientes de base natural e produtos inovadores. O CIMO encontra-se socialmente comprometido na criação de oportunidades e de rendimentos para e em áreas de montanha, transformando desafios regionais em oportunidades e estendendo o seu impacto socioeconómico a níveis nacionais e internacionais.
O financiamento para 2019 irá permitir:
- Garantir a contratação de alguns recursos humanos para atividades de gestão e investigação do CIMO, para além do compromisso de recurso a outros programas de financiamento dirigidos para UIDs e a projetos de I&D;
- Permitir a operacionalização de atividades de investigação em curso e futuras dos membros integrados e colaboradores, nomeadamente a nível laboratorial aquisição de consumíveis e equipamento e de atividades experimentais de campo missões.
- Apoiar o papel de liderança do CIMO em redes internacionais de investigação de montanha e.g., Rede Ibérica de Investigação de Montanha- RIIM, Rede de Investigação de Montanha da Lusofonia- LUMONT, suportada pela Mountain Research Initiative- MRI, Mountain Partnership- FAO- ONU e EUROMONTANA, para além da Rede Nacional de Investigação de Montanha- RNIM;
- Considerar as alterações relativas à constituição da nova Comissão Externa de Aconselhamento Científico.
Apesar do subfinanciamento da UID em relação ao previsto no último plano estratégico apresentado, os indicadores científicos obtidos são extraordinários. No entanto, é necessário dar continuidade à agenda estabelecida pelo CIMO, no sentido de: estudar e investigar de uma forma integrada ecossistemas de montanha numa perspetiva que vai da Natureza até produtos inovadores de base natural; e valorizar a biodiversidade única destes territórios, explorar tecnologias emergentes de produção agrícola e o aproveitamento de bioresíduos para desenvolver produtos naturais com interesse em várias indústrias, como a alimentar.
Recursos humanos: contração de bolseiros; valor calculado para renovação de uma BGCT já em curso e para contrattação de um BI- Mestre.
Missões: inscrições e deslocações a congressos nacionais e internacionais importantes para a disseminação dos resultados de investigação obtidos; missões associadas a trabalhos de experimentação no campo.
Aquisição de bens e serviços: aquisições necessárias para implementação de protocolos experimentais associados aos trabalhos de investigação laboratoriais e de campo, tais como gases hidrogénio, ar, hélio e outros; reagentes químicos para bioensaios e outros; material de laboratório como pipetas, eppendorfs, tubos de falcon, seringas, pontas; solventes de extração tais com etanol, acetonitrilo e outros; frascos erlenmeyer, agitadores, buretas, pipetas de vidro, funis, tubos de vidro, placas de petri, filtros de papel e outros;
Gastos Gerais: calculados com base em custos simplificados assentes na aplicação de uma taxa até 25%.
Demonstração, Promoção e Divulgação: impressão de livros, posters, construção de páginas WEB, roll up, etc. para demosntração de resultados e sua promoção e divulgação junto da comunidade em geral; sendo que os trabalhos e ações realizadas irão obedecer ao estipulado nas normas de informação e publicidade aplicáveis.
Equipamento: aquisição de instrumentos e pequeno equipamento científico e técnico, necessários para a prossecução das atividades de investigação previstas.