selected publications
-
academic article
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores 2019
- A educação para o desenvolvimento numa colabor(ação) entre escolas superiores de educação e uma organização da sociedade civil 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante 2017
- O que é uma boa reflexão sobre a prática? 2008
-
book
-
chapter
- Práticas de avaliação formativa numa atividade experimental de Ciências Naturais. 279-283. 2023
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 405-410. 2020
- A reflexão escrita nos relatórios finais de estágio: um estudo na formação inicial de professores. 165-197. 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 93-128. 2019
- Formação para a docência: refletindo sobre os processos supervisivos. 625-629. 2014
- Formação para a docência: refletindo sobre os processos supervisivos. In M. Membiela, N. Casado, & M. Isabel Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el contexto universitario actual Investigacións no contexto universitario actual 2014
- O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática 2002
-
conference paper
- Abordagem STEAM: design metodológico de uma investigação com professores que ensinam Matemática . 184-185. 2023
- Beliefs about school: multiple perspectives. Edulearn Proceedings. 10363-10368. 2022
- LEADERS' VOICES ON CURRICULUM AND CURRICULAR FLEXIBILITY. Edulearn Proceedings. 10412-10421. 2022
- MIGRATION PROJECTS FOR HIGHER EDUCATION: A PERSPECTIVE FROM WOMEN'S VOICES. Edulearn Proceedings. 1-1. 2022
- SCHOOL SUCCESS: CONCEPT, FACTORS AND STRATEGIES. 10356-10362. 2022
- STE(A)M approach: distinguishing and discussing meanings. 9842-9847. 2022
- A importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento da criança. 159-166. 2022
- Escolas transformadoras: uma oportunidade de integração institucional da educação para o desenvolvimento. VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 658-669. 2022
- A avaliação no estágio pedagógico: contributo para a formação integral do aluno. 547-554. 2022
- A contribution from the values alignment study to identify what the portuguese teachers value in mathematics teaching. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 91-104. 2022
- Abordagem STEAM: do concetual à ideação de uma atividade. 1-1. 2022
- Abordagem STEAM: enquadrar para projetar com legitimidade de experiência. 73-73. 2022
- Aprendizagens essenciais no 1.º ano: de uma tarefa a uma sequência de tarefas. 1-1. 2022
- Avaliação formativa online: o caso do teste em duas fases. 150-151. 2022
- Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar. 45-45. 2022
- Estratégias de recolha e utilização de informação. Uma análise empírica. 144-145. 2022
- Fake news - um obstáculo a uma cidadania ativa uma análise em contexto académico. 146-147. 2022
- Los centros educativos de Bragança ante la enseñanza de contenidos globales. 158-158. 2022
- Matemática e arte e Oficina da escrita: conexão de saberes e práticas de avaliação. 58-58. 2022
- O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study. Atas do XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. 1-1. 2022
- Operacionalização das aprendizagens essenciais no 1.º ano de escolaridade. 17-18. 2022
- Os valores na aprendizagem da matemática: perspetivas de professores. 1-1. 2022
- Projeto Escolas Transformadoras: integração da avaliação externa. 175-175. 2022
- Projeto VIW: conceção de um módulo de formação sobre migrações e género. 211-211. 2022
- STE(A)M aprroach: distinguishing and discussing meanings. Edulearn Proceedings. 9842-9847. 2022
- Trabalho colaborativo: uma experiência desenvolvida no estágio pedagógico da formação de professores. 202-210. 2022
- “No país dos ângulos”: ensino exploratório e avaliação formativa em geometria. 59-59. 2022
- EGID3 PROJECT: PRIOR KNOWLEDGE OF FUTURE TEACHERS IN GEOMETRY. Edulearn Proceedings. 1-1. 2021
- EGID3: conhecimentos prévios de estudantes sobre conceitos geométricos 2021
- A avaliação, a comunicação e as tarefas em matemática… com chá!. 1-1. 2021
- A procura e o encontro da matemática no pré-escolar: revistação de experiências. 1-1. 2021
- Affinities between the guidelines of Mathematics teaching in Brazil and Portugal. 119-120. 2021
- Avaliação formativa: O comportamento interessa!. 121-122. 2021
- Content of the written reflection of a future mathematics teacher. Edulearn Proceedings. 1-1. 2021
- Criatividade, inovação e processo de co-criação. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 789-794. 2021
- Das perceções à implementação: análise de um caso prático. 130-131. 2021
- Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes. 1-1. 2021
- MathE: ensinar e aprender geometria elementar num espaço virtual 2021
- Perspective a continuing education program with and for supervisors. 151-160. 2021
- Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 875-883. 2021
- Vamos contribuir para a construção da cidadania na aula de Matemática, colaborativamente!. 91-92. 2021
- Voices of Imigrante Women: trajetória para um ensino superior mais inclusivo. 103-104. 2021
- Developing Tools for the e-Learning Platform MathE. 327-332. 2020
- EGID3: conceções dos estudantes sobre o processo de avaliação. 274-285. 2020
- EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação. 132-132. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual. 62-62. 2020
- Implicação dos estudantes no processo de avaliação: estudo exploratório no ensino superior. 1128-1138. 2020
- O processo de avaliação na construção da cidadania: um projeto em matemática. 119-119. 2020
- O trabalho colaborativo nas práticas didático-pedagógicas: o que pensam os professores. 126-126. 2020
- Operacionalização de um programa de formação contínua para supervisores de estágios pedagógicos. 230-230. 2020
- Sucesso educativo: um projeto de e para a ação. 232-232. 2020
- Sucesso educativo: um projeto em e para a ação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 684-694. 2020
- EGID3: Perceções sobre Geometria e o seu ensino. 122-122. 2019
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 633. 2019
- Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio. 221-221. 2019
- Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo. 240-240. 2019
- Corpus: possibilidade metodológica para o ensino da variação linguística na aula de PLNM. 1027-1035. 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados. 1043-1054. 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados. 208-208. 2019
- Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular. 23-23. 2019
- Formação contínua em supervisão: perceções de supervisores do ISEC-USTP. 228-228. 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens 2019
- O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais 2019
- Perceções de professores sobre avaliação: um estudo na formação contínua de professores. 31-31. 2019
- Perspetivando um programa de formação continua com e para supervisores. 22-22. 2019
- Principles associated with the evaluation process: teacher's perceptions. 152-153. 2019
- Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios. 1089-1097. 2019
- Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino. 155-156. 2019
- Supervisão pedagógica na universidade pedagógica de Moçambique: averiguando perceções. 191-191. 2019
- Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: análise da praxis e finalidades. 240-240. 2019
- Arte & Matemática: explorando conexões na sala de aula 2018
- Conexões: um projecto no 1.º ciclo do ensino básico. 133-139. 2018
- Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados. 112-112. 2018
- Formação contínua de professores em São Tomé e Príncipe: o papel da supervisão. 158-168. 2018
- Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante.. 370-370. 2017
- Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática. 212-212. 2017
- Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação. 330-342. 2017
- Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe. 240-247. 2017
- Formação para a docência: cruzando perspetivas. 373-374. 2017
- Formação para a docência: trajeto(s) a partir de Bolonha. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 140-147. 2017
- Integração de atitudes/valores no processo de avaliação das aprendizagens dos alunos. 330-338. 2017
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional. 517-526. 2017
- Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação?. 403-410. 2017
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade?. 403-409. 2017
- Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade. 411-418. 2017
- Trabalho de grupo na aula de matemática: uma investigação em contexto santomense. 419-425. 2017
- Um passo em frente para a melhoria do ensino da Estatística: averiguação de conceções e práticas de ensino. 804-814. 2017
- É necessário todos estarmos envolvidos na formação de professores: Perceções de orientadores cooperantes do 2.º ciclo acerca do processo de supervisão. 506-516. 2017
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: um balanço na área de matemática 2016
- A reflexão nos relatórios finais de estágios: um balanço na área da matemática. 979-988. 2016
- Conceções e práticas letivas dos professores de matemática: o que nos aponta a investigação realizada em São Tomé e Príncipe. 55-56. 2016
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional. 168-169. 2016
- Papéis e interacções no processo de supervisão: um olhar dos orientdores cooperantes. 570-576. 2016
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade?. 142-142. 2016
- Práticas de avaliação na formação de educadores e de professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico: Um estudo exploratório. 395-401. 2016
- Práticas letivas dos professores Santomenses no ensino da Estatística. 989-998. 2016
- Um projeto realizado na prática de ensino supervionada: importância dos instrumentos de avaliação utilizados. 450-455. 2016
- É necessário todos estarmos envolvidos na formação de professores: percepções de orientadores cooperantes do 2.º ciclo acerca do processo de supervisão. 216-217. 2016
- A avaliação da reflexão nos relatórios finais de PES: análise de experiências de ensino e aprendizagem de Matemática. 290-291. 2015
- Algoritmos (mais) antigos: justificando a sua eficácia 2015
- Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores 2015
- Contributos para o estudo do desenvolvimento profissional de professores de matemática em São Tomé e Príncipe. 5pp.-10. 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers. 146. 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics. 145. 2015
- Reflexão escrita de futuros professores: conteúdo emergente e estratégias de melhoria. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 473-474. 2015
- Reflexão escrita sobre a prática: quais as preocupações dos futuros professores?. 133. 2015
- Construção dos algoritmos das operações numéricas: o como e o porquê!. 8. 2014
- Estudo de uma operação: o como e o porquê dos algoritmos 2014
- Formação profissional para a docência: um caso em estudo. 177-178. 2014
- O que guardamos do estudo das operações numéricas?! 2014
- Relatório final de estágio: refletir é investigar?!. 1690. 2014
- Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha. 443-460. 2014
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: análise de uma experiência de ensino e aprendizagem em estatística. 221-223. 2013
- Caminho(s) para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática. 332-332. 2013
- Com os números racionais, Tobias diz-me para onde vais! 2013
- Construindo frisos e rosáceas: uma reflexão sobre como fazer matemática. 10-10. 2013
- E vai um, porquê?!: trabalhando os algoritmos das operações 2013
- Estudar as operações numéricas com compreensão: o admirável mundo das tarefas 2013
- Estudo dos números racionais: analogias entre as dificuldades de alunos, futuros professores, e de alunos do ensino básico 2013
- Experiências de aprendizagem em matemática: refletir não é apenas descrever. 406-406. 2013
- Explorando os algoritmos das operações: uma história sem fim! 2013
- Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training. 733-735. 2013
- Habilitação profissional para a docência: um balanço sobre os novos processos formativos. 148-148. 2013
- Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensam os alunos?. 1305-1315. 2013
- Novo modelo de formação para a docência: que apreciação?. 336-336. 2013
- O jogo do Tobias: reflectindo sobre o seu desenvolvimento na aula de Matemática. 157-157. 2013
- Programa de formação contínua em Matemática: visão “à distância” de formadores e formandos 2013
- Refletir é mais do que pensar sobre como manter os alunos atentos!. 9-9. 2013
- Revisitando os ovos misteriosos!. 164-164. 2013
- Uma viagem pelos temas matemáticos do programa de matemática do ensino básico. 8-8. 2013
- A importância das tarefas no desenvolvimento do currículo de Matemática. 1412-1420. 2012
- Algoritmo(s) da divisão: “baixar o número”, porquê?. 28. 2012
- As tarefas como suporte à condução de aulas. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 455-466. 2012
- Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD 2012
- Contributos da participação no programa de formação contínua em Matemática para o desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do ensino básico. 29-39. 2012
- Development of reflection ability in PFCM. 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 193-200. 2012
- Dividir: é mesmo complicado? 2012
- O desenvolvimento profissional de professores de 1.º ciclo: as tarefas matemáticas como um conteúdo e um processo. 4-4. 2012
- Realizando tarefas matemáticas, com música! 2012
- Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada: sobre o que refletem os futuros professores? Com que profundidade? 2012
- Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha. 60-60. 2012
- Sequências e regularidades... com amor! 2012
- TPMET: a path to knowledge about mathematics 2012
- Trabalhar temas matemáticos do PMEB: o papel principal das tarefas 2012
- Como estruturar uma reflexão sobre a prática? 2011
- Planning teaching activity within continuous training program. 2756-2765. 2011
- Que tal se trocássemos algumas ideias sobre reflexão? 2011
- Reflectir sobre a prática: Escrever ajuda? De que maneira?. 35-35. 2011
- Tarefas matemáticas: nunca são demais!. 5-5. 2011
- É necessário reflectir sobre a reflexão! 2011
- Caso Aida: uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 504-515. 2010
- Conexões na aula de Matemática, com Escher 2010
- Desenvolvimento profissional de Dora: implicações no conhecimento da Matemática e do processo instrucional. 249-253. 2010
- Estudo do número e das operações, com a ajuda dos ovos misteriosos! 2010
- Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática. 414-423. 2010
- Reflection on pratice: content and depth. 1971-1980. 2010
- Tarefas na aula de Matemática: valorizando os processos dos alunos 2010
- Teacher training in mathematics: influence in Aida’s professional development 2010
- Utilização de materiais manipuláveis: a descoberta de novas potencialidades num contexto de formação contínua 2010
- A importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional do professor. X Congresso international Galego-Português de Psicopedagogia. 2009
- A natureza das tarefas na aula de Matemática 2009
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM. 281-290. 2009
- Aprofundando o conhecimento matemático para ensinar: algumas situações no âmbito de um programa de formação contínua. 291-301. 2009
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores 2009
- Conhecimento profissional do professor de 1.º ciclo: integração teoria-prática. 131-142. 2009
- Continuous training in Mathematics: influence on the professional knowledge of elementary school teachers. 423-423. 2009
- Estatística: desenvolvimento curricular e tecnologias: algumas questões para discussão 2009
- Formação contínua em Matemática: a visão dos professores 2009
- Investigações Matemáticas: um teste à sua eficácia 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs trabalho dos professores 2009
- Números e operações: O que podemos fazer na aula de Matemática? 2009
- O trabalho colaborativo como promotor de desenvolvimento profissional: perspectivas de formandos e formadores do PFCM 2009
- Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática. 1299-1304. 2009
- Papel do portefólio na formação contínua em Matemática 2009
- The impact of a professional development program in teacher's pratice. 212-219. 2009
- A Matemática que ajuda a "ser um cientista mais esperto do que o Einstein" 2008
- A Matemática que ajuda a “ser um cientista mais esperto do que o Einstein” 2008
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM 2008
- A reflexão escrita num contexto de formação. Investigacion en Educacion Matematica. 537-565. 2008
- Aprofundando o conhecimento matemático para ensinar: algumas situações no âmbito de um programa de formação contínua 2008
- Metodologias de apoio ao raciocínio matemático 2008
- Não sei em que mês nasci! 2008
- O que está a mudar no conhecimento profissional? 2008
- O valor certo em euros: a actividade lúdica no ensino da Matemática 2008
- Professional development of 1st cycle: basic education teachers: contribution of participating in a continuous programme of mathematics training. 258-261. 2008
- Reflectindo sobre a prática: "Nunca tive um dia como o de ontem!". 2008
- Reflectindo sobre a prática: nunca tive um dia como o de ontem! 2008
- Um projecto de estatística no 1.ºCiclo 2008
- O Pacri na aula de Matemática?! O jogo na abordagem de conceitos. 2006
- O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática. 59-81. 2002
-
document
- Abordagem STEAM: centralidade nas práticas letivas de professores que ensinam matemática 2023
- Um projeto num Parque Urbano: uma abordagem STEAM? 2023
- Abordagem STEAM: articulação disciplinar e práticas letivas dos professores 2022
- Abordagem STEAM: do concetual à ideação de uma atividade. 5. 2022
- Abordagem STEM: enquadrar para projetar com legitimidade 2022
- Policy Recommendations ebook. Migrations, Gender and Inclusion from an International Perspective. 1-66. 2022
- MathE: ensinar e aprender geometria elementar num espaço virtual 2021
- EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação (resumo) 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual. 62-62. 2020
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. 160-161. 2019
- Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio (resumo) 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo (resumo) 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria (resumo) 2019
- Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular (resumo) 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens (resumo) 2019
- O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais (resumo) 2019
- Arte & Matemática: explorando conexões na sala de aula (resumo) 2018
- Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados (resumo) 2018
- Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade (resumo) 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante (resumo) 2017
- Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática (resumo) 2017
- Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe (resumo) 2017
- Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade (resumo) 2017
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: um balanço na área de matemática (resumo) 2016
- Conceções e práticas letivas dos professores de matemática: o que nos aponta a investigação realizada em São Tomé e Príncipe (resumo) 2016
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional (resumo) 2016
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade? (resumo) 2016
- A avaliação da reflexão nos relatórios finais de PES: análise de experiências de ensino e aprendizagem de Matemática (resumo) 2015
- Algoritmos (mais) antigos: justificando a sua eficácia (resumo) 2015
- Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores (resumo) 2015
- Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers (resumo) 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics (resumo) 2015
- Reflexão escrita de futuros professores: conteúdo emergente e estratégias de melhoria (resumo) 2015
- Reflexão escrita sobre a prática: quais as preocupações dos futuros professores? (resumo) 2015
- Construção dos algoritmos das operações numéricas: o como e o porquê! (resumo) 2014
- Estudo de uma operação: o como e o porquê dos algoritmos (resumo) 2014
- O que guardamos do estudo das operações numéricas?! (resumo) 2014
- Relatório final de estágio: refletir é investigar?! (resumo) 2014
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: Análise de uma experiência de ensino e aprendizagem em estatística (resumo) 2013
- E vai um, porquê?!: trabalhando os algoritmos das operações (resumo) 2013
- Estudar as operações numéricas com compreensão: o admirável mundo das tarefas (resumo) 2013
- Estudo dos números racionais: analogias entre as dificuldades de alunos, futuros professores, e de alunos do ensino básico (resumo) 2013
- Experiências de aprendizagem em matemática: refletir não é apenas descrever (resumo) 2013
- Explorando os algoritmos das operações: uma história sem fim! (resumo) 2013
- Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training (resumo) 2013
- Habilitação profissional para a docência: um balanço sobre os novos processos formativos. 148-148. 2013
- Novo modelo de formação para a docência: que apreciação?. 336-337. 2013
- Programa de formação contínua em Matemática: visão “à distância” de formadores e formandos (resumo) 2013
- Refletir é mais do que pensar sobre como manter os alunos atentos! (resumo) 2013
- Algoritmo(s) da divisão: “baixar o número”, porquê? (resumo) 2012
- Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD (resumo) 2012
- Dividir: é mesmo complicado? (resumo) 2012
- Realizando tarefas matemáticas, com música! (resumo) 2012
- Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada: sobre o que refletem os futuros professores? Com que profundidade? (resumo) 2012
- Sequências e regularidades... com amor! (resumo) 2012
- Trabalhar temas matemáticos do PMEB: o papel principal das tarefas (resumo) 2012
- Como estruturar uma reflexão sobre a prática? (resumo) 2011
- Reflectir sobre a prática: Escrever ajuda? De que maneira? (resumo) 2011
- É necessário reflectir sobre a reflexão! (resumo) 2011
- Conexões na aula de Matemática, com Escher (resumo) 2010
- Tarefas na aula de Matemática: valorizando os processos dos alunos (resumo) 2010
- A natureza das tarefas na aula de Matemática (resumo) 2009
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores (resumo) 2009
- Formação contínua em Matemática: a visão dos professores (resumo) 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs. trabalho dos professores (resumo) 2009
- Números e operações: O que podemos fazer na aula de Matemática? (resumo) 2009
- Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática (resumo) 2009
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM (resumo) 2008
- O que está a mudar no conhecimento profissional? (resumo) 2008
-
journal article
- Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses. Quadrante. 49-76. 2023
- A representação nos “Princípios e normas para a matemática escolar”. Educação & Matemática. 82-84. 2022
- Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante. Cuestiones Pedagógicas. 41-56. 2022
- Los centros educativos de Bragança ante los retos globales: un estudio de encuesta. Tabanque: Revista pedagógica. 125-136. 2022
- Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas. Educação & Matemática. 33-37. 2022
- Representações nas novas aprendizagens essenciais: comparação de frações no 5º ano de escolaridade. Educação & Matemática. 67-70. 2022
- Mathematics teachers facing the challenges of global society: a study in primary and secondary education in Spain. 1-9. 2021
- Avaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico. Quadrante. 6-23. 2020
- Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos Educativos para a Transformação Social. 57-74. 2020
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores. Investigar em Educação. 135-149. 2019
- A educação para o desenvolvimento numa colabor(ação) entre escolas superiores de educação e uma organização da sociedade civil. Sinergias: Diálogos Educativos para a Transformação Social. 71-81. 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 400-404. 2017
- Formação para a docência: cruzando perspetivas. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 443-447. 2017
- Relations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachers. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 395-399. 2017
- Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de Matemática. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação. 70-91. 2016
- Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 170-174. 2015
- O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante. 95-119. 2012
- Refletir no âmbito do PFCM: algumas ideias emergentes.. 45-48. 2011
- Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão. EduSer. 52-68. 2010
- Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação. 33-64. 2008
- O que é uma boa reflexão sobre a prática?. Educação & Matemática. 24-27. 2008
-
report
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. 34-37. 2022
- Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto 2020
- Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Sistematização das práticas e aprendizagens. 1-39. 2020