Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade?
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Do regime jurídico da habilitação profissional para a docência, regulamentado pelo Decreto-lei n.º 79/2014, de 14 de maio, emerge a importância de diferentes áreas de formação. Nesta proposta, vamos destacar a iniciação à prática profissional, uma das áreas de formação previstas, que engloba a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional sendo objeto de relatório final, sujeito a defesa pública.
Neste relatório final de estágio, de acordo com o Regulamento da Prática de ensino supervisionada em vigor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, são apresentadas, de forma contextualizada, experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas no estágio profissional nos vários ciclos de ensino e disciplinas do domínio de habilitação e reflexão crítica sobre as mesmas. Esta reflexão deve ser sustentada na literatura científica, pedagógica e investigativa de referência e em dados da prática. No desenvolvimento dos relatórios pretende-se, desta forma, evidenciar a relevância atribuída aos processos reflexivos sobre a prática.
É objetivo do trabalho de investigação em curso apresentar uma sistematização da profundidade alcançada pelas reflexões escritas registadas nos relatórios finais de estágio dos futuros professores, desde o ano letivo de 2009-2010, no Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico lecionado na nossa instituição. A análise da profundidade das reflexões é focada nas experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas na área da Matemática. A presente comunicação centra-se nos relatórios concluídos em 2014-2015.