selected publications
-
academic article
- Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses 2023
- A representação nos "Princípios e normas para a matemática escolar". Educação & Matemática. 82-84. 2022
- Contributos para análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos. Educação & Matemática. 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante 2017
- Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico 2017
- Avaliação das aprendizagens: conceções e práticas seguidas por professores de matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. Vol. Extr.:86-90. 2015
- Aprender a “ser professor”. Por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!. Educação & Matemática. 2014
- “E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo?” Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 1-10. 2012
- Tarefas de investigação na sala de aula de matemática: práticas de uma professora de matemática. Quadrante. XX(1):p. 55-p. 81. 2011
- O que é uma boa reflexão sobre a prática? 2008
- Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares. Contacto. 113-127. 2007
-
book
- Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática 2023
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2023
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2022
- Inclusão educativa - do passado ao presente 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2020
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2019
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2018
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2017
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
- 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2016
- 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2016
- Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas 2015
-
chapter
-
conference paper
- Formação de professores e escolas: que desafios num mundo interconectado?. 3-5. 2023
- A contribution from the values alignment study to identify what the portuguese teachers value in mathematics teaching. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 91-104. 2022
- Da azeitona ao azeite: uma experiência de ensino e aprendizagem para crianças 2022
- FOOD SUSTAINABLE EDUCATION: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. 1-1. 2022
- O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study. Atas do XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. 1-1. 2022
- O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study (no prelo) 2022
- OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade e a inovação pedagógica. 55-55. 2022
- Os valores na aprendizagem da matemática: perspetivas de professores. 1-1. 2022
- Potencialidades da abordagem STEM em contexto educativo: conceções dos educadores de infância 2022
- Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática (no prelo) 2022
- “No país dos ângulos”: ensino exploratório e avaliação formativa em geometria. 59-59. 2022
- EGID3 PROJECT: PRIOR KNOWLEDGE OF FUTURE TEACHERS IN GEOMETRY. Edulearn Proceedings. 1-1. 2021
- EGID3 PROJECT: PRIOR KNOWLEDGE OF FUTURE TEACHERS IN GEOMETRY. Edulearn Proceedings. 1-1. 2021
- EGID3: conhecimentos prévios de estudantes sobre conceitos geométricos 2021
- Articulação entre matemática e física: um estudo com recurso à modelagem matemática e ao geogebra. 281-290. 2021
- Content of the written reflection of a future mathematics teacher. Edulearn Proceedings. 1-1. 2021
- MathE: ensinar e aprender geometria elementar num espaço virtual 2021
- Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 875-883. 2021
- Práticas letivas em tempos de pandemia: Que balanço(s)? Que desafio(s)?. 1-1. 2021
- A investigação em educação no cruzamento de (todas as) fronteiras. 3-6. 2020
- Construção do relatório final de estágio: reflexões sobre um percurso formativo 2020
- Developing Tools for the e-Learning Platform MathE. 327-332. 2020
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 228-228. 2020
- EGID3: conceções dos estudantes sobre o processo de avaliação. 274-285. 2020
- EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação. 132-132. 2020
- O uso de jogos nas aulas: perceções de alunos e professores. 110-110. 2020
- Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 1226-1238. 2020
- Perceções de alunos do ensino básico sobre a utilização dos jogos na aula. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 899-906. 2020
- Perspetivas de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre o manual escolar. 111-111. 2020
- Práticas reflexivas de uma futura professora de matemática (resumo) 2020
- Relatórios finais de estágio versus investigação em educação: desafios e práticas. 20-21. 2020
- EGID3: Perceções sobre Geometria e o seu ensino. 122-122. 2019
- Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio. 221-221. 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo. 240-240. 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria 2019
- Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular. 23-23. 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens 2019
- Mobilidade internacional: uma experiência para a formação acadêmica e pessoal. 17-18. 2019
- O manual escolar na perspectiva de alunos do 4.º ano de escolaridade. 220-220. 2019
- O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais 2019
- Por e para uma educação para a autonomia. 3-6. 2019
- Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino. 155-156. 2019
- Prática de ensino supervisionada: dois projetos de intervenção e investigação 2019
- Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência. 173-178. 2019
- Reflexão sobre a prática: o que e como reflete uma futura professora de matemática. 1107-1115. 2019
- Reflexões de uma futura professora sobre uma experiência de ensino em matemática. 39-39. 2019
- Reflexões sobre o paradoxo de Zenão: uma proposta interdisciplinar para o ensino de física e matemática 2019
- Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 189-195. 2019
- Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável?. 3-7. 2018
- Arte & Matemática: explorando conexões na sala de aula 2018
- Atividades de investigação na aula de matemática: um estudo no ensino básico. 135-135. 2018
- Conexões entre matemática e arte: uma experiência de ensino na formação inicial de professores. 74-74. 2018
- Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados. 112-112. 2018
- Ligando matemática e arte: uma experiência de ensino com futuros professores 2018
- Refletindo sobre a prática profissional: uma experiência de ensino em matemática. 132-132. 2018
- Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade 2018
- Analysis of group written comments by students about work done by colleagues. 68-68. 2017
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante.. 370-370. 2017
- Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática. 212-212. 2017
- Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe. 240-247. 2017
- Comentários escritos produzidos pelos alunos na aula de matemática: um estudo no ensino básico. 217-230. 2017
- Comunicação dos alunos na aula: um estudo centrado em comentários escritos. 248-257. 2017
- Comunicação escrita na aula de matemática: práticas de alunos do ensino básico. 319-319. 2017
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional. 517-526. 2017
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade?. 403-409. 2017
- Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico. 623-623. 2017
- Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade. 411-418. 2017
- Seis propostas para a formação de educadores e professores. 3-6. 2017
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: um balanço na área de matemática 2016
- A reflexão nos relatórios finais de estágios: um balanço na área da matemática. 979-988. 2016
- Comunicar na sala de aula: um estudo com alunos do ensino básico. 107-309. 2016
- Comunicar por escrito em matemática: um estudo com alunos do 5.º ano. 405-419. 2016
- Conceções e práticas letivas dos professores de matemática: o que nos aponta a investigação realizada em São Tomé e Príncipe. 55-56. 2016
- Contributos para uma formação na docência de (mais) qualidade. 3-5. 2016
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional. 168-169. 2016
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade?. 142-142. 2016
- Práticas de utilização do manual escolar na sala de aula do ensino básico. 141. 2016
- Resolução de problemas e investigações na aula de matemática 2016
- A avaliação da reflexão nos relatórios finais de PES: análise de experiências de ensino e aprendizagem de Matemática. 290-291. 2015
- Algoritmos (mais) antigos: justificando a sua eficácia 2015
- Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores 2015
- Avaliação das aprendizagens: conceções e práticas seguidas por professores de matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 668-669. 2015
- Comunicação matemática: um estudo com alunos do 5.º ano. 24. 2015
- Conceptions and evaluation practices of learning developed by ISP math teachers. 112-113. 2015
- Contributos para o estudo do desenvolvimento profissional de professores de matemática em São Tomé e Príncipe. 5pp.-10. 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers. 146. 2015
- O jogo – um recurso para investigações matemáticas! 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics. 145. 2015
- Reflexão escrita de futuros professores: conteúdo emergente e estratégias de melhoria. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 473-474. 2015
- Reflexão escrita sobre a prática: quais as preocupações dos futuros professores?. 133. 2015
- Aprender matemática com compreensão 2014
- As novas orientações curriculares oficiais em matemática: que consequências são (já) visíveis?. 7-7. 2014
- Construção dos algoritmos das operações numéricas: o como e o porquê!. 8. 2014
- Estudo de uma operação: o como e o porquê dos algoritmos 2014
- Mathematical investigations in early years: fifth grade students 2014
- Novos programas de Matemática e metas curriculares: que balanço se pode fazer?. 6-6. 2014
- O que guardamos do estudo das operações numéricas?! 2014
- Relatório final de estágio: refletir é investigar?!. 1690. 2014
- A prática pedagógica em matemática: as investigações em estatística! 2013
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: análise de uma experiência de ensino e aprendizagem em estatística. 221-223. 2013
- E vai um, porquê?!: trabalhando os algoritmos das operações 2013
- Estudar as operações numéricas com compreensão: o admirável mundo das tarefas 2013
- Estudo dos números racionais: analogias entre as dificuldades de alunos, futuros professores, e de alunos do ensino básico 2013
- Experiências de aprendizagem em matemática: refletir não é apenas descrever. 406-406. 2013
- Explorando os algoritmos das operações: uma história sem fim! 2013
- Exploração matemática do triângulo de Pascal feita por alunos do 5.º ano. 329-332. 2013
- Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training. 733-735. 2013
- Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemática. 473-478. 2013
- Metas curriculares da Matemática: porquê? Para quê? Como?. 6-6. 2013
- Programa de formação contínua em Matemática: visão “à distância” de formadores e formandos 2013
- Refletir é mais do que pensar sobre como manter os alunos atentos!. 9-9. 2013
- Algoritmo(s) da divisão: “baixar o número”, porquê?. 28. 2012
- Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD 2012
- Dividir: é mesmo complicado? 2012
- Do you think this is really true? Dealing with investigative work in maths class 2012
- Do you think this is really true?”: dealing with investigative work in maths class 2012
- E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática 2012
- Ensinar matemática: contributos de um estudo com três professores 2012
- Realizando tarefas matemáticas, com música! 2012
- Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada: sobre o que refletem os futuros professores? Com que profundidade? 2012
- Resolver tarefas matemáticas: como olhamos para as regularidades? 2012
- Sequências e regularidades... com amor! 2012
- Trabalhar temas matemáticos do PMEB: o papel principal das tarefas 2012
- Aprender Matemática com investigações. 48-48. 2011
- Como estruturar uma reflexão sobre a prática? 2011
- O trabalho de natureza investigativa na aula de matemática 2011
- Reflectir sobre a prática: Escrever ajuda? De que maneira?. 35-35. 2011
- Trabalho matemático com compreensão: a importância das investigações matemáticas 2011
- É necessário reflectir sobre a reflexão! 2011
- A experimentação do novo programa de Matemática do ensino básico: balanço e perspectivas 2010
- Conexões na aula de Matemática, com Escher 2010
- Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática. 414-423. 2010
- Grupo M: a comunicação em materiais escritos e manuais 2010
- O conhecimento didáctico do professor de Matemática 2010
- Tarefas na aula de Matemática: valorizando os processos dos alunos 2010
- Transformações geométricas com arte 2010
- A natureza das tarefas na aula de Matemática 2009
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM. 281-290. 2009
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores 2009
- Construindo o conhecimento didáctico: o caso do professor Tiago. 1-10. 2009
- Ensino da Matemática: história e sociedade. 214-215. 2009
- Estatística: desenvolvimento curricular e tecnologias: algumas questões para discussão 2009
- Formação contínua em Matemática: a visão dos professores 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs trabalho dos professores 2009
- Números e operações: O que podemos fazer na aula de Matemática? 2009
- O manual escolar: concepções e práticas de professores de Matemática. 1-10. 2009
- Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática. 1299-1304. 2009
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM 2008
- Avaliando manuais escolares com critérios 2008
- Avaliação de manuais escolares. 1-10. 2008
- O que está a mudar no conhecimento profissional? 2008
- Que desafios para o manual escolar? 2008
- Reflectir para compreender e melhorar as nossas práticas profissionais 2008
- É possível avaliar os manuais escolares? Com que critério? 2008
- A construção do conhecimento profissional: um estudo com três professores. 1-10. 2006
- Manuais escolares: um ponto de situação 2006
- Manuais escolares e conhecimento profissional de professores do 1.º ciclo 2005
- Conhecimento profissional e manuais escolares: um estudo no primeiro ciclo. 525-544. 2003
- O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática. 59-81. 2002
- Prefácio 1998
- Perímetro e área: conceções e processos de resolução desenvolvidos por alunos. 119-124. 1995
- A utilização de materiais na aprendizagem matemática. 289-295. 1994
- Conceções de perímetro e de área e processos de resolução desenvolvidos pelos alunos. 247-253. 1994
-
document
- Permeabilização dos solos: uma experiência de ensino e aprendizagem realizada com crianças 2023
- STEM e sustentabilidade: a voz de educadoras e professoras sobre experiências de aprendizagem para crianças 2023
- OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade de inovação pedagógica. 49-49. 2022
- A abordagem STEM em contexto educativo: conceções de educadores de infância 2022
- Da azeitona ao azeite: uma experiência de ensino e aprendizagem para crianças 2022
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas 2022
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2022
- Construção do relatório final de estágio: reflexões sobre um percurso formativo (resumo) 2020
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa (resumo) 2020
- EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação (resumo) 2020
- O uso de jogos nas aulas: perceções de alunos e professores (resumo) 2020
- Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses (resumen) 2020
- Perspetivas de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre o manual escolar (resumo) 2020
- Práticas reflexivas de uma futura professora de matemática (resumo) 2020
- Relatórios finais de estágio versus investigação em educação: desafios e práticas (resumo) 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2020
- Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio (resumo) 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo (resumo) 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria (resumo) 2019
- Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular (resumo) 2019
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens (resumo) 2019
- Mobilidade internacional: uma experiência para a formação acadêmica e pessoal (resumo) 2019
- O manual escolar na perspectiva de alunos do 4.º ano de escolaridade (resumo) 2019
- O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais (resumo) 2019
- Prática de ensino supervisionada: dois projetos de intervenção e investigação 2019
- Prática de ensino supervisionada: dois projetos de intervenção e investigação (resumo) 2019
- Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência (resumo) 2019
- Reflexões de uma futura professora sobre uma experiência de ensino em matemática (resumo) 2019
- Reflexões sobre o paradoxo de Zenão: uma proposta interdisciplinar para o ensino de física e matemática 2019
- Arte & Matemática: explorando conexões na sala de aula (resumo) 2018
- Atividades de investigação na aula de matemática: um estudo no ensino básico (resumo) 2018
- Conexões entre matemática e arte: uma experiência de ensino na formação inicial de professores (resumo) 2018
- Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados (resumo) 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2018
- Ligando matemática e arte: uma experiência de ensino com futuros professores (resumo) 2018
- Refletindo sobre a prática profissional: uma experiência de ensino em matemática (resumo) 2018
- Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade (resumo) 2018
- Análise de comentários escritos em grupo por alunos sobre trabalhos dos colegas (resumo) 2017
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante (resumo) 2017
- Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática (resumo) 2017
- Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe (resumo) 2017
- Comunicação dos alunos na aula: um estudo centrado em comentários escritos (resumo) 2017
- Comunicação escrita na aula de matemática: práticas de alunos do ensino básico (resumo) 2017
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
- Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico (resumo) 2017
- Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade (resumo) 2017
- 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2016
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: um balanço na área de matemática (resumo) 2016
- Comunicar na sala de aula: um estudo com alunos do ensino básico (resumo) 2016
- Comunicar por escrito em matemática: um estudo com alunos do 5.º ano (resumo) 2016
- Conceções e práticas letivas dos professores de matemática: o que nos aponta a investigação realizada em São Tomé e Príncipe (resumo) 2016
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional (resumo) 2016
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade? (resumo) 2016
- Práticas de utilização do manual escolar na sala de aula do ensino básico (resumo) 2016
- Resolução de problemas e investigações na aula de matemática (resumo) 2016
- A avaliação da reflexão nos relatórios finais de PES: análise de experiências de ensino e aprendizagem de Matemática (resumo) 2015
- Algoritmos (mais) antigos: justificando a sua eficácia (resumo) 2015
- Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores (resumo) 2015
- Avaliação das aprendizagens: conceções e práticas seguidas por professores de matemática (resumo) 2015
- Comunicação matemática: um estudo com alunos do 5.º ano (resumo) 2015
- Conceções e práticas de avaliação das aprendizagens desenvolvidas por professores de matemática do ISP (resumo) 2015
- Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers (resumo) 2015
- O jogo – um recurso para investigações matemáticas! (resumo) 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics (resumo) 2015
- Reflexão escrita de futuros professores: conteúdo emergente e estratégias de melhoria (resumo) 2015
- Reflexão escrita sobre a prática: quais as preocupações dos futuros professores? (resumo) 2015
- Aprender matemática com compreensão (resumo) 2014
- As novas orientações curriculares oficiais em matemática: que consequências são (já) visíveis? (resumo) 2014
- Construção dos algoritmos das operações numéricas: o como e o porquê! (resumo) 2014
- Estudo de uma operação: o como e o porquê dos algoritmos (resumo) 2014
- Mathematical investigations in early years: fifth grade students 2014
- Novos programas de Matemática e metas curriculares: que balanço se pode fazer? (resumo) 2014
- O que guardamos do estudo das operações numéricas?! (resumo) 2014
- Relatório final de estágio: refletir é investigar?! (resumo) 2014
- A prática pedagógica em matemática: as investigações em estatística! (resumo) 2013
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: Análise de uma experiência de ensino e aprendizagem em estatística (resumo) 2013
- E vai um, porquê?!: trabalhando os algoritmos das operações (resumo) 2013
- Estudar as operações numéricas com compreensão: o admirável mundo das tarefas (resumo) 2013
- Estudo dos números racionais: analogias entre as dificuldades de alunos, futuros professores, e de alunos do ensino básico (resumo) 2013
- Experiências de aprendizagem em matemática: refletir não é apenas descrever (resumo) 2013
- Explorando os algoritmos das operações: uma história sem fim! (resumo) 2013
- Exploração matemática do triângulo de Pascal feita por alunos do 5.º ano 2013
- Exploração matemática do triângulo de Pascal feita por alunos do 5.º ano (resumo) 2013
- Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training (resumo) 2013
- Metas curriculares da Matemática: porquê? Para quê? Como? (resumo) 2013
- Programa de formação contínua em Matemática: visão “à distância” de formadores e formandos (resumo) 2013
- Refletir é mais do que pensar sobre como manter os alunos atentos! (resumo) 2013
- "Do you think this is really true?" Dealing with investigative work in maths class 2012
- Algoritmo(s) da divisão: “baixar o número”, porquê? (resumo) 2012
- Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD (resumo) 2012
- Dividir: é mesmo complicado? (resumo) 2012
- Realizando tarefas matemáticas, com música! (resumo) 2012
- Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada: sobre o que refletem os futuros professores? Com que profundidade? (resumo) 2012
- Resolver tarefas matemáticas: como olhamos para as regularidades? (resumo) 2012
- Sequências e regularidades... com amor! (resumo) 2012
- Trabalhar temas matemáticos do PMEB: o papel principal das tarefas (resumo) 2012
- “E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo?” Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática 2012
- Aprender Matemática com investigações (resumo) 2011
- Como estruturar uma reflexão sobre a prática? (resumo) 2011
- O trabalho de natureza investigativa na aula de matemática (resumo) 2011
- Reflectir sobre a prática: Escrever ajuda? De que maneira? (resumo) 2011
- Trabalho matemático com compreensão: a importância das investigações matemáticas (resumo) 2011
- É necessário reflectir sobre a reflexão! (resumo) 2011
- A experimentação do novo programa de Matemática do ensino básico: balanço e perspectivas (resumo) 2010
- Conexões na aula de Matemática, com Escher (resumo) 2010
- Grupo M: a comunicação em materiais escritos e manuais (resumo) 2010
- O conhecimento didáctico do professor de Matemática (resumo) 2010
- Tarefas na aula de Matemática: valorizando os processos dos alunos (resumo) 2010
- Transformações geométricas com arte (resumo) 2010
- A natureza das tarefas na aula de Matemática (resumo) 2009
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores (resumo) 2009
- Construindo o conhecimento didáctico: o caso do professor Tiago (resumo) 2009
- Formação contínua em Matemática: a visão dos professores (resumo) 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs. trabalho dos professores (resumo) 2009
- Números e operações: O que podemos fazer na aula de Matemática? (resumo) 2009
- O manual escolar: concepções e práticas de professores de Matemática (resumo) 2009
- Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática (resumo) 2009
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM (resumo) 2008
- Avaliando manuais escolares com critérios (resumo) 2008
- O que está a mudar no conhecimento profissional? (resumo) 2008
- Que desafios para o manual escolar? (resumo) 2008
- Reflectir para compreender e melhorar as nossas práticas profissionais (resumo) 2008
- É possível avaliar os manuais escolares? Com que critério? (resumo) 2008
-
journal article
- Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses. Quadrante. 49-76. 2023
- A representação nos “Princípios e normas para a matemática escolar”. Educação & Matemática. 82-84. 2022
- Perceções dos Estudantes sobre o Estágio Supervisionado em Contexto do Ensino Remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED. 1-23. 2021
- Perceções dos Estudantes sobre o Estágio Supervisionado em Contexto do Ensino Remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED. 1-23. 2021
- Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos. Educação & Matemática. 28-32. 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 400-404. 2017
- Communication practices in the classroom in the initial cycles of basic education. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 90-95. 2017
- Avaliação das aprendizagens: conceções e práticas seguidas por professores de matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 86-90. 2015
- Investigações matemáticas: aprender matemática com compreensão. Saber&Educar. 42-51. 2015
- Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!. Educação & Matemática. 1-1. 2014
- E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 573-574. 2012
- Tarefas de investigação na sala de aula de matemática: práticas de uma professora de matemática. Quadrante. 55-81. 2011
- O que é uma boa reflexão sobre a prática?. Educação & Matemática. 24-27. 2008
- Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares. 113-127. 2007
-
thesis
- Perfil do aluno, manual escolar e práticas docentes 2023
- Prática de Ensino Supervisionada - Perceções e práticas de alunos do ensino básico sobre os trabalhos para casa 2023
- Os materiais curriculares na construção do conhecimento profissional do professor de matemática: três estudos de caso 2005
- Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico 2003
- Os conceitos de perímetro e área em alunos do 6.º ano de escolaridade: concepções e processos de resolução de problemas 1995