A importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento da criança
Conference Paper
Overview
Research
Identity
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
De acordo com a pirâmide de aprendizagem do psiquiatra William Glasser, as estratégias de aprendizagem ativa são mais efetivas. Diversos estudos apontam para a importância de o professor criar ambientes que envolvam mais os estudantes na construção e na partilha de conhecimento. Com o propósito de integrar diferentes conhecimentos e de fomentar o desenvolvimento de competências da área de matemática discreta, optou-se por experimentar uma aprendizagem por via da construção de aplicações com recurso ao software GeoGebra, com os estudantes que frequentavam a unidade curricular de Matemática Discreta, no âmbito de um curso de Engenharia Informática de uma instituição do norte de Portugal. Numa primeira fase da experiência, os estudantes acederam a aplicações em GeoGebra para visualizar e simular conceitos sobre tópicos específicos da matemática, tendo havido também a preocupação de os familiarizar com o software. Numa segunda fase, propôs-se a realização, em grupo, de uma tarefa que consistia na implementação de certos operadores/ algoritmos para automatizar procedimentos. Assim, os estudantes tiveram oportunidade de construir aplicações, através de raciocínios lógicos e da identificação da matemática a implementar. A experiência foi avaliada com base nas perceções das professoras, nas produções realizadas e em um questionário aplicado aos estudantes. Entre outros aspetos, pretendeu-se: a) identificar as dificuldades dos estudantes na concretização da tarefa e no reconhecimento da matemática a implementar; b) averiguar a relevância da utilização do GeoGebra na promoção da criatividade e da construção do conhecimento; c) compreender a importância de abordagens pedagógicas desta natureza. A trajetória dos estudantes, seguida de perto pelas professoras, mostrou que o desenvolvimento da tarefa assumiu conotações interdisciplinares e colaborativas. O feedback dos estudantes evidencia que o GeoGebra motiva o processo de construção do conhecimento matemático, incentiva à criatividade e promove a investigação experimental.
De acordo com a pirâmide de aprendizagem do psiquiatra William Glasser, as estratégias de aprendizagem ativa são mais efetivas. Diversos estudos apontam para a importância de o professor criar ambientes que envolvam mais os estudantes na construção e na partilha de conhecimento. Com o propósito de integrar diferentes conhecimentos e de fomentar o desenvolvimento de competências da área de matemática discreta, optou-se por experimentar, com os estudantes que frequentavam a unidade curricular de Matemática Discreta, no âmbito de um curso de Engenharia Informática de uma instituição do norte de Portugal, uma aprendizagem por via da construção de aplicações com recurso ao software GeoGebra. Numa primeira fase da experiência os estudantes acederam a aplicações em GeoGebra para a visualização e simulação de conceitos sobre tópicos específicos da matemática, havendo também a preocupação de os familiarizar com o software. Numa segunda fase, propôs-se a realização, em grupo, de uma tarefa que consistia na implementação de certos operadores/ algoritmos para a automatização de procedimentos. Foram propostas tarefas, tais como, criar uma aplicação que permita cifrar mensagens através de cifras afins, programar operadores como “os divisores de um número natural n”, “o inverso de um número inteiro módulo n”, entre outras. Assim, foi dada a oportunidade de os estudantes serem os agentes construtores dessas aplicações, através de raciocínios lógicos e da identificação da matemática a implementar. A avaliação da experiência foi realizada com base nas perceções das professoras, nas produções realizadas e num questionário aplicado aos estudantes. Entre outros aspetos, pretendeu-se: a) identificar as dificuldades dos estudantes na concretização da tarefa e no reconhecimento da matemática a implementar; b) averiguar a relevância da utilização do GeoGebra na promoção da criatividade e da construção do conhecimento; c) compreender a importância de abordagens pedagógicas desta natureza. A trajetória dos estudantes, seguida de perto pelas professoras, mostrou que o desenvolvimento da tarefa assumiu conotações interdisciplinares e colaborativas. O feedback dos estudantes (mais de 60% concorda ou concorda totalmente) evidencia que o Geogebra motiva o processo de construção do conhecimento matemático, incentiva à criatividade e promove a investigação experimental.
Esta investigação trata sobre as emoções em contexto educativo, realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) numa de Educação Pré-escolar e noutra de Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Durante o processo da prática pedagógica, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva perante os desafios, processos e desempenhos das experiências vividas no quotidiano profissional. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentando-se na observação direta e participante. As notas de campo, os diários, as fotografias, os quadros preenchidos pelas crianças, as questões diretas e os questionários foram as técnicas de análise e recolha de dados que suportaram a investigação. Os materiais recolhidos na prática educativa permitiram refletir sobre as emoções que as crianças sentiam e perceber se estas interferiram na realização das atividades. Foi definida uma questão-problema para investigar sobre o tema deste trabalho: “Será que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades na Educação de Infância e 1.o Ciclo do Ensino Básico?”. Foram estabelecidos os objetivos: (i) identificar as emoções que a criança manifesta nos diferentes momentos do dia; (ii) perceber a influência que as emoções provocam a cada criança; (iii) observar as emoções que a criança tem ao chegar à escola/Jardim de infância e compará-las com o momento em que sai no fim do dia; (iv) investigar se o estado emocional da criança a influência na realização de atividades; (v) realizar atividades que ajudem a criança a compreender/refletir sobre as suas emoções. A passagem pelos contextos permitiu refletir sobre a prática, retirando conclusões e percebendo que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades. Dos dados recolhidos, pôde concluir-se que principalmente as emoções negativas podem inibir as crianças de continuarem a realização das atividades, assim como as positivas as incentivam a realizar da melhor forma as tarefas propostas. Deste modo, estabelecer um ambiente positivo e integrador e aprender a gerir as emoções é de extrema importância na vida de cada criança.
The purpose of this research paper is to address the importance of playful-didactic materials
in the teaching and learning process. It was carried out during the educational practices in
three contexts (Nursery, Pre-school and Primary School). In each context we developed
several teaching and learning experiences that respected the development and interest of
each child, taking into account the curricular articulation. The intervention and
investigation practices were framed by the problem question: "How do playful and didactic
materials influence the development of children in the teaching/learning process? Based on
this question-problem we defined the following objectives: (i) To verify what playfuldidactic
materials exist and how they are organized in the kindergarten and primary school
classrooms; (ii) To find out if the playful-didactic materials influence the children's
development in the teaching and learning process; (iii) To identify the children's
perceptions about the materials they have in the activity/classroom; (iv) To know the
educators/teachers' opinions about the materials they have in the room. We used a mixed
methodology (Qualitative and quantitative) and data collection techniques and tools such
as field notes, photographs, interviews with children, questionnaire to teachers. We
concluded that the use of playful and educational materials in the various activities
positively influences the development of children at various levels (cognitive, social,
physical, emotional). We consider that the use of quality learning materials is an important
pedagogical and significant tool in the teaching and learning process of children. All the
activities developed using playful materials were well accepted by the children because
they felt more involved and thus able to evolve in their educational process. We also
concluded that the children felt more involved and motivated to learn more when
manipulating playful materials
This research is about emotions in an educational context, carried out during the
pedagogical practice in two classrooms of Pre-school and Primary School. During the
process of pedagogical practice, a critical and reflective attitude was assumed before the challenges, processes and performances of the experiences lived in the professional daily
life. This is a qualitative research, based on direct and participant observation. The field
notes, diaries, photographs, charts filled in by the children, direct questions and
questionnaires were the techniques of analysis and data collection that supported the
research. The materials collected in the educational practice allowed us to reflect on the
emotions that the children felt and to understand if these interfered with the performance
of the activities. Through the behaviours and the tables filled in by the children, without
any influence at the beginning and end of each day, it was possible to collect the necessary
information. A question-problem was defined to investigate the theme of this work: "Do
emotions influence children in carrying out activities in Kindergarten and Primary
School?". The objectives were established: (i) identify the emotions that the child expresses
at different times of the day; (ii) understand the influence that emotions provoke in each
child; (iii) observe the emotions that the child has when arriving at school/kindergarten and
compare them with when leaving at the end of the day; (iv) investigate whether the child's
emotional state influences the performance of activities; (v) carry out activities that help
children understand/reflect on their emotions. The passage through the contexts allowed
reflecting on the practice, drawing conclusions and realizing that emotions influence
children in the performance of activities. From the data collected, it was concluded that
mainly negative emotions may inhibit children from continuing to carry out the activities,
while positive emotions encourage them to carry out the proposed tasks in the best way
possible. Thus, establishing a positive and integrating environment and learning to manage
emotions is extremely important in the life of each child
É propósito deste trabalho de investigação abordar a importância do materiais lúdico- didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Foi realizado durante as práticas educativas em 3 contextos (Creche, Educação Pré-Escolar e 1.o Ciclo do Ensino Básico). Em cada contexto desenvolvemos várias experiências de ensino e aprendizagem que respeitaram o desenvolvimento e interesse de cada criança, tendo em conta a articulação curricular. As práticas de intervenção e investigação foram enquadradas pela questão- problema: “De que forma é que os materiais lúdico-didáticos influenciam o desenvolvimento das crianças no processo de ensino/aprendizagem?”. A partir desta questão-problema definimos os objetivos a seguir: (i) Verificar que materiais lúdico- didáticos existem e como estão organizados nas salas de Creche/Jardim de Infância e escola do 1.o CEB; (ii) Averiguar se os materiais lúdico-didáticos influenciam o desenvolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem; (iii) Identificar as perceções das crianças sobre os materiais que têm na sala de atividades/aulas; (iv) Saber as opiniões dos educadores/professores acerca dos materiais que têm na sala. Utilizámos uma metodologia mista (Qualitativa e quantitativa) e técnicas e instrumentos de recolha de dados como notas de campo, fotografias, entrevista às crianças, questionário aos educadores/professores. Concluímos que a utilização de materiais lúdico-didáticos nas várias atividades influenciam positivamente o desenvolvimento das crianças a vários níveis (cognitivos, sociais, físicos, emocionais). Consideramos que a utilização de materiais lúdico-didáticos de qualidade são uma ferramenta pedagógica e significativa importante no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Todas as atividades desenvolvidas com recurso a materiais lúdico-didáticos foram bem aceites pelas crianças porque se sentiam mais envolvidas e assim capazes de evoluir no seu processo educativo. Concluímos também que as crianças ao manipularem materiais lúdico-didáticos sentiam-se mais envolvidas e motivadas para aprenderem mais.