selected publications
-
academic article
- Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto. Uniciencia. 35:139-151. 2021
- Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear. Educação Matemática Pesquisa. 18:43-59. 2016
-
book
-
conference paper
- Production of videos by students as a way of learning: an experience in higher education engineering courses 2023
- CREATION OF VIDEOS BY STUDENTS AS A WAY TO PROMOTE LEARNING IN THE AREA OF MECHANICS: AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2022
- CREATION OF VIDEOS BY STUDENTS AS A WAY TO PROMOTE LEARNING IN THE AREA OF MECHANICS: AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2022
- EXPERIENCING THE TECHNICAL-SCIENTIFIC PRODUCTION PROCESS WITH MASTER'S STUDENTS. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2021
- Em busca da matemática em Terras de Trás-os-Montes: um olhar fotográfico [Searching for mathematics in Terras de Trás-os-Montes: a photographic look] 2021
- EGID3 PROJECT: PRIOR KNOWLEDGE OF FUTURE TEACHERS IN GEOMETRY. Edulearn Proceedings. 1-1. 2021
- EGID3: conhecimentos prévios de estudantes sobre conceitos geométricos 2021
- Contributions to the learning in Linear Algebra: an experience with the MathE platform. INTED Proceedings. 9892-9898. 2021
- INTERACTION BETWEEN COURSE UNITS: AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2021
- MATHE - UMA EXPERIÊNCIA EM ÁLGEBRA LINEAR 2021
- OLHA À TUA VOLTA! ONDE É QUE VÊS MATEMÁTICA? 2021
- Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 875-883. 2021
- Transição secundário-superior: diagnóstico dos conhecimentos matemáticos de alunos portugueses e africanos. 209-220. 2021
- Developing Tools for the e-Learning Platform MathE. 327-332. 2020
- EGID3: conceções dos estudantes sobre o processo de avaliação. 274-285. 2020
- Ensino e aprendizagem de álgebra linear: não vai dar primeiro a teoria?!. 1116-1127. 2020
- Implicação dos estudantes no processo de avaliação: estudo exploratório no ensino superior. 1128-1138. 2020
- Podemos ficar na sala?: experimentando as salas simultâneas do zoom 2020
- Resolução de uma tarefa de proporcionalidade por futuros professores dos primeiros anos 2020
- EGID3: Perceções sobre Geometria e o seu ensino. 122-122. 2019
- Vamos experimentar o PSPP [Let´s experiment the PSPP] 2019
- Aprendizagem contextualizada: cenários no ensino superior 2019
- Devíamos fazer mais tarefas como esta!: uma experiência em álgebra linear 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens 2019
- Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios. 1089-1097. 2019
- Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino. 155-156. 2019
- Resolver problemas envolvendo razões e proporções por futuros professores dos primeiros anos. 26-405. 2019
- Vamos experimentar o PSPP 2019
- ACTIVE METHODOLOGY IN MECHANICAL TECHNOLOGY. Edulearn Proceedings. 2018
- Agora sou eu a expor o tema - abordagem alternativa em tecnologia mecânica. 181-186. 2018
- Aprender segurança e higiene: e se o nosso cenário de aula for o laboratório? 2018
- Conhecimento para ensinar probabilidades de futuros professores dos primeiros anos. 426-434. 2018
- Ensino de álgebra linear no ensino superior politécnico: práticas e implicações. 920-929. 2018
- HAZARDS AND RISKS OF MACHINE-TOOLS: AN EXPERIENCE IN THE MECHANICAL TECHNOLOGY AND VEHICLES COURSE. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2018
- PROMOTE LEARNING IN MECHANICAL TECHNOLOGY MANUFACTURING WORK EQUIPMENT. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2018
- Uma experiência de integração da teoria com a prática em Tecnologia Mecânica II 2018
- Conhece o Microsoft Mathematics? Não?! Então este workshop é para si! 2016
- Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem. 119-131. 2016
- Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior 2015
- O ensino de álgebra linear nos institutos politécnicos segundo a visão dos professores. 643-650. 2014
- Raciocínios de estudantes do ensino superior na resolução de tarefas sobre matrizes. 295-308. 2013
- Raciocínios desenvolvidos na verificação das soluções de sistemas de equações lineares. 333-347. 2012
- Linear programming knowledge in first stage higher education courses. 128-129. 2010
- À descoberta de sofware para explorar a programação linear no ensino secundário 2010
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs trabalho dos professores 2009
- Não sei em que mês nasci! 2008
- O Pacri na aula de Matemática?! O jogo na abordagem de conceitos. 2006
- Dificuldades de futuros professores do 1º e 2º ciclos em estocástica 2005
- O ensino da unidade didáctica de estatística do 6.º ano por professores estagiários.. 303-321. 2003
- Dificuldades de alunos (futuros professores) em conceitos de estatística e probabilidades. 197-201. 2001
-
document
- Promote learning through knowledge sharing between higher education courses with interconnection to the business context 2022
- Experiencing the technical-scientific production process with Master's students 2021
- Interaction between course units: an experience in higher education 2021
- Educar para o uso eficiente da água: como pode a matemática contribuir? [Educating for the efficient use of water: how can mathematics contribute?] 2021
- Em busca da matemática em Terras de Trás-os-Montes: um olhar fotográfico [Searching for mathematics in Terras de Trás-os-Montes: a photographic look] 2021
- Contributions to the learning in Linear Algebra: an experience with the MathE platform 2021
- Learning exchange: a collaborative work between course units 2021
- Aprender álgebra linear com a plataforma MathE 2021
- Escrever textos técnico-científicos e a revisão por pares: uma experiência com estudantes de mestrado 2021
- Integração da plataforma MathE no processo ensino e aprendizagem de Geometria Analítica 2021
- Matemática e fotografia: Qual o potencial desta relação? 2021
- MathE: ensinar e aprender geometria elementar num espaço virtual 2021
- Trabalho colaborativo e partilha de conhecimentos: uma experiência no ensino superior 2021
- EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação (resumo) 2020
- Podemos ficar na sala?: experimentando as salas simultâneas do zoom 2020
- Desafios didáticos em geogebra 2019
- Devíamos fazer mais tarefas como esta!: uma experiência em álgebra linear 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria (resumo) 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens (resumo) 2019
- Transição secundário-superior: diagnóstico dos conhecimentos matemáticos de alunos portugueses e africanos 2019
- Vamos experimentar o PSPP [Let´s experiment the PSPP] 2019
- Active methodology in mechanical technology 2018
- Aprender segurança e higiene: e se o nosso cenário de aula for o laboratório? 2018
- Hazards and risks of machine-tools: an experience in the mechanical technology and vehicles course 2018
- O microsoft mathematics nas aulas de matemática 2018
- Promote learning in mechanical technology manufacturing work equipment 2018
- Quais os perigos e riscos? - Aprendizagem em contexto na unidade curricular de segurança e ambiente 2018
- Relacionar a teoria com a prática – Vamos construir uma prensa hidráulica! 2018
- Uma experiência de integração da teoria com a prática em tecnologia mecânica II 2018
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers (resumo) 2015
- O jogo – um recurso para investigações matemáticas! 2015
- O jogo – um recurso para investigações matemáticas! (resumo) 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics (resumo) 2015
- E nesta aula eu utilizasse o Scratch? 2014
- Sistemas de equações lineares com o microsoft mathematics 2013
- Sistemas de equações lineares com exatamente três soluções... será que existem?! 2012
- Explorando a programação linear no ensino secundário com o WinQSB, o programación lineal e o winplot 2010
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores (resumo) 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs. trabalho dos professores (resumo) 2009
-
journal article
- Traduzir para o registo tabelar informação estatística dada em outros registos: um estudo com futuros professores dos primeiros anos escolares. Bolema: Boletim de Educação Matemática. 110-132. 2023
- FORMATO DA INFORMAÇÃO NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS. HOLOS. 2019
- Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 021-025. 2017