Aprendizagem contextualizada: cenários no ensino superior
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abstract
Promoting students’ autonomy and ensuring that they take on the role of protagonists in
their learning process is one of the challenges that teachers of higher education faces
today. The exploration of problematic situations that involve contexts directly related to
the areas of the courses that students attend may have an important contribution for the
achievement of those objectives. With these guidelines in mind, some teaching experiments were carried out with students from two polytechnic higher education
courses in the field of mechanics. In the Bachelor in Mechanical Engineering, was
selected a group of students, four in 2014/2015 and four in 2015/2016, who attended the
course unit of Mechanical Technology II. In the Higher Professional Technical course in
Mechanical Technology and Vehicles, the participants were the students who attended the
Safety and Environment course unit, 18 in 2016/2017 and 22 in 2017/2018. In both
course units the students worked in group and were placed facing a problematic situation,
which allowed them to explore the contents inherent to the course unit in a practical
context. In Mechanical Technology II the challenge was to design and construct a rolling
machine (in 2014/2015) and a hydraulic press (in 2015/2016), both of small dimensions.
In Safety and Environment, the main objective in both academic years was to identify
hazards and risks associated with machine tools from the Laboratory of Mechanical
Technology. It can be considered that, although the proposals were differentiated
according to the course unit, all the works were developed in three stages: Planning,
Working Field and Project Development and Report. The evaluation and reflection on the
experiences from the students’ point of view was made based of their productions and the
field notes collected by the teachers as observers participants. In general terms, it can be
considered that the students were able to research, mobilize and apply the necessary
knowledge to respond to the problematic situations that were proposed to them, having
simultaneously debated and worked the contents inherent to the course units. Even the
difficulties that have appeared can be understood as a source of learning and a positive
factor in favor of this type of experiences, as students end up having to overcome
obstacles in scenarios close to the professional reality that they will face in the future.
Promover a autonomia dos alunos e conseguir que eles assumam o papel de protagonistas
no seu processo de aprendizagem é um dos desafios que se coloca atualmente aos
professores do ensino superior. A exploração de situações problemáticas que envolvam
contextos diretamente relacionados com as áreas dos cursos que os alunos frequentam
poderá ter um importante contributo para a consecução desses objetivos. Tendo em mente
estas diretrizes, realizaram-se algumas experiências de ensino com alunos de dois cursos
do ensino superior politécnico, da área da mecânica. Na Licenciatura em Engenharia
Mecânica, o público alvo foi um grupo selecionado de alunos, quatro em 2014/2015 e
quatro em 2015/2016, que frequentavam a unidade curricular (UC) de Tecnologia
Mecânica II. No curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia Mecânica e
Veículos, os participantes foram os alunos que frequentavam a UC de Segurança e
Ambiente, 18 em 2016/2017 e 22 em 2017/2018. Em ambas as UC os alunos trabalharam
em grupo e foram colocados perante uma situação problemática, que lhes permitia
explorar os conteúdos inerentes à UC num contexto prático. Em Tecnologia Mecânica II
o desafio lançado foi conceber e construir uma calandra (em 2014/2015) e uma prensa
hidráulica (em 2015/2016), de pequenas dimensões. Em Segurança e Ambiente, o
objetivo principal em ambos os anos letivos, foi identificar perigos e riscos associados a
máquinas-ferramentas do Laboratório de Tecnologia Mecânica. Pode-se considerar que,
embora as propostas fossem diferenciadas de acordo com a UC, todos os trabalhos foram
desenvolvidos em três etapas: Planeamento, Trabalho de Campo e Desenvolvimento do
Projeto e Relatório. A avaliação e reflexão sobre as experiências realizadas do ponto de
vista da aprendizagem dos alunos foi feita com base nas suas produções e nas notas de
campo recolhidas pelos professores, enquanto observadores participantes. Em termos
gerais, pode-se considerar que se conseguiu que os alunos pesquisassem, mobilizassem e
aplicassem os conhecimentos necessários para dar resposta às situações problemáticas
que lhes foram propostas, tendo, em simultâneo, debatido e trabalhado os conteúdos
inerentes às UC. Mesmo as dificuldades que surgiram, podem ser entendidas como uma
fonte de aprendizagem e um fator positivo a favor deste tipo de experiências, na medida
em que os alunos acabam por ter de ultrapassar obstáculos em cenários próximos da
realidade profissional que vão enfrentar no futuro.
Promover a autonomia dos alunos e conseguir que eles assumam o papel de protagonistas no seu processo
de aprendizagem é um dos desafios que se coloca atualmente aos professores do ensino superior.
A exploração de situações problemáticas que envolvam contextos diretamente relacionados com as
áreas dos cursos que os alunos frequentam poderão ter um importante contributo para a consecução
desses objetivos. Tendo em mente estas diretrizes, realizaram-se algumas experiências de ensino
com alunos de dois cursos do ensino superior politécnico, da área da mecânica. Na Licenciatura em
Engenharia Mecânica, o público alvo foi um grupo selecionado de alunos, quatro em 2014/2015 e
quatro em 2015/2016, que frequentavam a unidade curricular (UC) Tecnologia Mecânica II. No curso
Técnico Superior Profissional em Tecnologia Mecânica e Veículos, os participantes foram os alunos
que frequentavam a UC Segurança e Ambiente, 18 em 2016/2017 e 22 em 2017/2018. Em ambas as
UC os alunos trabalharam em grupo e foram colocados perante uma situação problemática, que lhes
permitia explorar os conteúdos inerentes à UC num contexto prático. Em Tecnologia Mecânica II o
desafio lançado foi conceber e construir uma calandra (em 2014/2015) e uma prensa hidráulica (em
2015/2016), de pequenas dimensões. Em Segurança e Ambiente, o objetivo principal em ambos os anos
letivos, foi identificar perigos e riscos associados a máquinas-ferramentas do Laboratório de Tecnologia
Mecânica. Pode-se considerar que, embora as propostas fossem diferenciadas de acordo com a UC,
todos os trabalhos foram desenvolvidos em três etapas: Planeamento, Trabalho de Campo e Desenvolvimento
do Projeto e Relatório. A avaliação e reflexão sobre as experiências realizadas do ponto de
vista da aprendizagem dos alunos foi feita com base nas suas produções e nas notas de campo recolhidas
pelos professores, enquanto observadores participantes. Em termos gerais, pode-se considerar que
se conseguiu que os alunos pesquisassem, mobilizassem e aplicassem os conhecimentos necessários para
dar resposta às situações problemáticas que lhes foram propostas, tendo, em simultâneo, debatido e
trabalhado os conteúdos inerentes às UC. Mesmo as dificuldades que surgiram, podem ser entendidas
como uma fonte de aprendizagem e um fator positivo a favor deste tipo de experiências, na medida em
que os alunos acabam por ter de ultrapassar obstáculos em cenários próximos da realidade profissional
que vão enfrentar no futuro.