A utilização de software no ambiente escolar, quando este se adequa à área disciplinar e à
faixa etária dos alunos, pode ter um papel relevante tanto no aspeto motivacional, como no
apoio ao estudo e ainda ser um facilitador na realização de diversas tarefas que os estudantes
necessitem efetuar para as aulas, ajudando assim, muitas vezes a melhorar a compreensão
dos conceitos. Neste sentido, e como as escolas normalmente não dispõem de recursos
económicos para adquirir software, é importante que se divulgue a diversidade de software
gratuito existente e que se realizem experiências de sala de aula no sentido de identificar as
potencialidades desses programas para a aprendizagem dos alunos. Neste contexto, no ano
letivo de 2018/2019, no âmbito da unidade curricular de Métodos Quantitativos do 2.º ano do
Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Acompanhamento de Crianças e Jovens
da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, resolveu-se realizar
uma tarefa, que envolvia o tratamento de dados estatísticos, recorrendo às potencialidades
de estatística descritiva do software PSPP. Este é um software livre e gratuito que permite a
análise e tratamento de dados, tanto ao nível da estatística descritiva como inferencial, sendo
considerado uma alternativa ao software IBM SPSS. Participaram na experiência 20 alunos
que frequentavam a unidade curricular. A tarefa foi desenvolvida em grupo e maioritariamente
durante as aulas, tendo os alunos no final efetuado uma apresentação, em PowerPoint, para
a turma, em que sintetizaram as ideias principais do trabalho. No final do processo, os alunos
responderam a um questionário, o qual tinha como principal intuito auscultar a sua opinião
sobre a usabilidade do PSPP e as vantagens/desvantagens da sua utilização no âmbito da
estatística descritiva. Com base neste questionário, nas produções dos alunos e nas notas
de campo recolhidas pela professora, enquanto observadora participante, pode concluir-se
que, no geral, a realização da tarefa com recurso ao PSPP contribuiu de forma positiva para
a aprendizagem dos alunos. De realçar que a maioria concorda ou concorda totalmente que
a utilização do PSPP tornou a aula mais motivante (100%), fez com que se entusiasmassem
a resolver a tarefa (90%), permitiu que se centrassem mais nos aspetos de interpretação
(90%) e ajudou a compreender melhor os conteúdos (95%).
Neste artigo descreve-se uma experiência realizada com o software PSPP no âmbito da
unidade curricular de Métodos Quantitativos de um Curso Técnico Superior Profissional de uma
Instituição de Ensino Superior Politécnico. Neste contexto, no ano letivo 2018/2019 realizou-se
uma tarefa, cujo principal objetivo foi estudar as potencialidades deste software para promover
a aprendizagem de conceitos de estatística descritiva. Concluiu-se que o PSPP contribuiu de
forma positiva para a aprendizagem dos alunos. De realçar que, a maioria concorda ou
concorda totalmente que a utilização do PSPP tornou a aula mais motivante (100%), fez com
que se entusiasmassem a resolver a tarefa (90%), permitiu que se centrassem mais nos
aspetos de interpretação (90%) e ajudou a compreender melhor os conteúdos (95%). This paper describes an experience with the software PSPP within the scope of the Quantitative
Methods course unit of a Higher Professional Technical Course of a Polytechnic Higher
Education Institution. In this context, in the academic year 2018/2019 was carried out a task,
whose main objective was to study the potential of this software to promote the learning of
descriptive statistics concepts. It was concluded that the PSPP contributed positively to student
learning. It should be noted that, most students agree or fully agree that using the PSPP made
the class more motivating (100%), encouraged them to solve the task (90%), allowed them to
focus more on the aspects of interpretation (90 %) and helped to better understand the contents
(95%).