Conhecimento para ensinar probabilidades de futuros professores dos primeiros anos Conference Paper uri icon

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  • A importância crescente das áreas científicas de Estatística e Probabilidades tem-se repercutido no aprofundamento do seu estudo na escola, desde logo através da inclusão destes temas nos programas curriculares de todos anos do ensino não superior. Mais recentemente, estas alterações têm sido especialmente sentidas no ensino básico, donde importa saber se o conhecimento dos futuros professores lhes permite implementar um ensino adequado destes temas. Assim, no âmbito desta problemática, no presente estudo pretendemos analisar o conhecimento pedagógico do conteúdo de Probabilidades de futuros professores dos primeiros anos. Participaram no estudo 62 estudantes do 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma Universidade do Norte de Portugal, tendo-lhes sido pedido para resolverem várias tarefas sobre o tema de Probabilidades envolvendo o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo, após terem estudado esse tema numa unidade curricular da área de matemática. Dessas tarefas, analisamos neste texto apenas aquela que se refere ao conhecimento pedagógico do conteúdo, em que especificamente se pedia aos futuros professores para escreverem três questões de Probabilidades dirigidas a alunos do 1.º e/ou 2.º ciclo do ensino básico. Os dados obtidos através das tarefas definidas pelos futuros professores foram analisados através da análise de conteúdo, assumindo-se como categorias mais gerais o “tipo de experiência aleatória” e o “tipo de probabilidade”. Em termos de resultados obtidos, fundamentalmente, verificou-se que os futuros professores apresentaram tarefas nada adequadas ao nível cognitivo dos alunos a quem se destinavam, isto é, a alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Em geral, as tarefas propostas mostraram-se demasiado difíceis para alunos do 1.º e 2.º ciclo, parecendo que os futuros professores foram muito influenciados pelas aprendizagens que eles próprios realizaram no âmbito do tema de Probabilidades incluído na unidade curricular antes frequentada. Perante estes resultados torna-se imprescindível que os futuros professores dos primeiros anos desenvolvam durante a sua formação inicial competências de didática de Probabilidades, que lhes permitam planificar, implementar e avaliar adequadamente as aprendizagens dos alunos.
  • Recentemente, a crescente aplicação das Probabilidades e Estatística na sociedade tem-se repercutido no aprofundamento do seu ensino nas escolas, especialmente no ensino básico, donde importa conhecer se o conhecimento dos futuros professores lhes permite implementar um ensino adequado destes temas. Assim, no presente estudo pretendemos analisar o conhecimento para ensinar Probabilidades de futuros professores dos primeiros anos. Participaram no estudo 53 alunos do 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma Universidade do Norte de Portugal, tendo-lhes sido pedido para resolverem várias tarefas sobre o tema de Probabilidades. Dessas tarefas, estudamos neste texto apenas aquela em que se pedia aos alunos para escreverem três tarefas de Probabilidades dirigidas a alunos do 1.º ou 2.º ciclo do ensino básico, tendo os dados, assim obtidos, sido analisados através de frequências e de análise de conteúdo. Em termos de resultados obtidos, fundamentalmente, verificou-se que os futuros professores apresentaram tarefas nada adequadas ao nível cognitivo dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Em geral, as tarefas propostas mostram-se demasiado difíceis para alunos em questão, parecendo que os futuros professores foram muito influenciados pelas aprendizagens que eles próprios realizaram no tema de Probabilidades de uma unidade curricular antes frequentada na Universidade. Face a estes resultados, torna-se imprescindível que estes futuros professores explorem durante a sua formação inicial questões didáticas de Probabilidades, que lhes permita planificar, implementar e avaliar adequadamente as aprendizagens dos alunos.

publication date

  • January 1, 2018